Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Digníssimo Povo do Crato - Por Helder Macário


Eu não sou filho do Crato, mas considero-me tão cratense quanto os que aqui nasceram.

Não sou político, nem candidato, mas gostaria de lhes falar um pouco sobre política.

Tampouco sou escritor, mas gostaria de escrevendo, lhes dizer algo que, considero de suma importância para todos nós.

Meus amigos e amigas – acho e, com certeza, muitos também acharão que o nosso município já teve em sua já um tanto longa existência, momentos de glória, momentos históricos, momentos outros quando éramos considerados referência em educação, em saúde, em cultura, em comércio, enfim, em muitas e importantes atividades. Já fomos um município que dominou uma vasta região, que já contou com fortes lideranças políticas, tinha deputado estadual, federal e até senador nós já tivemos, teve força política, poder, prestígio, influência e autonomia e, por isso, teve condições de conseguir junto aos governos o tudo que precisava e queria. Dispunha, realmente de tudo e aparecia no topo, às vistas dos governos e isto porque um município só é bem visto pelos governos quando dispõe de tudo o que o Crato dispunha: força política, poder, autonomia e por isso, muito prestígio e influência.

Que governo irá prestigiar um município que não tenha suas lideranças, seus próprios deputados, que não tenha união, nem autonomia e por isso não terá também força política? Realmente nenhum! Pois foi exatamente quando o Crato deixou de eleger os seus próprios deputados, votando em candidatos de outros lugares que começamos a cair, a perder prestígio, chegando ao ponto de não termos quem “levante uma palha” por nós, quem dê “uma mãozinha” sequer, ao prefeito para que, pelo menos, resolvamos problemas urgentes e simples, imaginem os grandes ou os que nos tragam benefícios, sejam quais forem.

Sim porque aqueles em que votamos não tem o mínimo interesse por nós, desejam mesmo é que o Crato se esvazie cada vez mais, se torne, por completo, dependente de outras plagas e deles mesmos que, naturais de outros lugares, aqui encontraram guarida, receberam o respaldo que precisavam, em votos, que lhes deram poder e prestígio, utilizados, não a nosso favor, mas ás vezes, contra nós, como é o caso atual, quando alguém quer nos presentear com algo que, dizem, de grande benefício mas que, ao invés de benefício nos trará literalmente o sobejo, as migalhas, os restos, o lixão dos outros municípios do Cariri, verdadeiro “presente de grego.”

Nenhum cratense de sã consciência deixará de se indignar por isso e eu lhes pergunto: qual daqueles candidatos aqui votados já se empenhou em conseguir, para nós algum benefício? Qual deles, por exemplo, se empenhou na luta pela vinda da Universidade Federal para o Crato? Qual deles teve interesse em nos defender, quando daqui tiraram tantos órgãos importantes, há muito aqui instalados? Qual deles interferiu na resolução do gravíssimo problema do nosso canal do Rio Granjeiro? Em qual deles deveremos confiar quando falam em retirar a nossa Exposição do seu parque atual? Qual deles já agradeceu pelos votos que aqui receberam? Qual deles ainda merece o nosso voto? Qual deles merece o nosso respeito? Sinceramente, eu acho que nenhum. Mas existe um ponto que precisa ser considerado. É que eles aqui gastaram dinheiro, algum cratense negociou votos e se os candidatos pagaram, não restou nenhum compromisso. Então, não deveríamos mesmo esperar nada deles. Eles pagaram os votos ou em dinheiro ou em favores para alguém e em contrapartida não nos trouxeram o que atenderia ao município e seu povo, de maneira geral.

Temos que ter consciência e pensar, que votar em candidato de fora, nesses que compram votos, é votar contra o Crato, é votar contra nós mesmos, é, antes de tudo um contra-senso.

Então, em quem votaremos para deputados nas próximas eleições? Não é nada fácil responder a esta pergunta, por algumas razões: uma é que os políticos andam mesmo em muito baixa cotação, outra, é que nós não contamos realmente com nomes fortes que possam ser apontados como candidatos a deputado estadual e federal ou porque, desde muito tempo ninguém preparou-se suficientemente para isso ou porque não houve interesse por alguém que tivesse condições ou porque tal interesse foi prejudicado (este foi o caso do nosso amigo e conterrâneo Valberto) pelo interesse de alguém que só desejava ver o Crato dependente ou ainda e isto é muito importante, porque não tivemos consciência de que teremos que fazer valer a nossa autonomia.

Aliás, povo do Crato, onde anda a nossa autonomia? Precisamos tê-la de volta, precisamos, nós mesmos, resolver os nossos problemas domésticos, precisamos, nós mesmos, tomar as nossas decisões, precisamos, nós mesmos, escolher os nossos candidatos, sejam a prefeito ou deputados e, estes, que sejam pessoas do nosso meio, pessoas sérias, dignas, honestas, capazes, prudentes, empreendedoras, que conheçam os nossos problemas e anseios, comprometidas com o nosso município, em quem reconheçamos sinceridade nos pronunciamentos e atitudes. Nunca pessoas que, com dinheiro ou demagogia tentem ludibriar a consciência dos mais ingênuos, pessoas impostas por quem quer que seja, que nos sejam colocadas de “goela abaixo” como se fossem purgante, no que, de fato, eles sempre se tornam.

Teremos que tomar muito interesse pelas próximas eleições municipais, porque, além de estarmos elegendo pessoas que dirigirão os nossos destinos durante alguns anos, delas poderão depender medidas que venham solucionar, a meu ver, o maior problema do nosso município, que é o de não termos representantes legítimos, nem a nível estadual, nem federal, o que, diga-se de passagem, é uma grande vergonha.

Os deputados, são elos de ligação entre o prefeito e os governos, através deles que por sua vez são muito úteis aos interesses, tanto do governo estadual como do federal, inclusive permitindo a eles o poder da barganha, os prefeitos conseguem fazer as suas reivindicações. Então, se o município não conta com deputados legítimos ou em quem possa confiar, fica marcando passo, vendo a “carruagem passar” rumo a outros municípios que contem com seus representantes.

Ainda bem que surgem, às vezes, oportunidades de o governo e o próprio prefeito conseguirem algo, como por exemplo, o calçadão da Rua Dr. João Pessoa, e reforma das praças, a Escola Profissionalizante e a recuperação de parte do canal do Rio Granjeiro, que, por sinal, teria que ser uma obra de prioridade máxima, que estivesse pronta antes das primeiras enxurradas, os cratenses sabem por quê.

Se nós eleitores pensarmos bem, acabaremos concluindo que a nossa responsabilidade é muito grande, de nós depende a eleição de cada candidato, de nós, portanto, dependerá o nosso próprio destino e se a nós cabe tamanha responsabilidade, temos a obrigação e o dever de nos empenharmos de corpo e alma no processo.

No meu entender o ideal seria participarmos com absoluta seriedade de uma união (A UNIÃO PELO CRATO) que seria formada entre nós eleitores mas, também, antes e principalmente entre candidatos e lideranças partidárias que tomariam a frente de tudo, acolhendo a importante, necessária e indispensável participação de todos os segmentos da sociedade, esquecendo questões de qualquer ordem em favor do propósito de ser formado um grande grupo que, marchando junto e forte, indicaria, já nas próximas eleições municipais, o nome do candidato a prefeito, aliás, já estão surgindo nomes, alguns muito bons, realmente. Juntos a este o nome do vice-prefeito e vereadores, nomes estes que seriam ratificados por nós, eleitores, nas eleições e depois, na eleição seguinte, para deputados se procederia da mesma maneira com relação a deputado estadual e federal para, então, o grupo e nós cratenses, cheios de confiança e otimismo, termos aquela força política, há algum tempo perdida, finalmente renovada, o que nos daria poder, prestígio, influência e por isso, nos daria condições para conseguirmos junto aos governos o tudo que precisamos e queremos, aquilo que hoje não conseguimos, exatamente porque, desorientados, sem a devida união, sem a mínima noção de dimensão da nossa responsabilidade, votamos em pessoas erradas para deputado, alheios a nosso municípios, a nossa gente e o pior, sem compromisso para conosco, daí porque, já deixamos de receber muito do que precisávamos, perdemos muito do que tínhamos e corremos o risco de perder ainda mais, inclusive a nossa Exposição, ela que ainda nos promove, criada pelo povo do Crato, orgulho para todos nós e muito ambicionada por outros municípios.

A quem falei sobre a idéia da união, quase todos foram unânimes em dizer que é muito difícil acontecer mas, seria o ideal e eu, o que possa até parecer um sonho, me arrisco a publicar, na esperança que algum outro sonhador como eu, concorde comigo, ache que nem tudo o que é difícil, é impossível de acontecer, principalmente, quando se trata de assunto tão importante e sério, que diz respeito ao futuro do nosso município, da nossa cidade, da nossa gente, que deverá ser tratado por pessoas de alto nível, a quem interessa também, e muito diretamente.

Realmente, temos que acordar, temos que encarar o grande problema que temos por não contar com representantes legítimos nem na Assembléia Legislativa, nem na Câmara Federal, com muita seriedade e a meu ver, mesmo que possa realmente parecer um sonho, só através da união teremos a solução e ela nos trará força política, com esta, o poder,  a influência e o prestígio para conseguirmos o que desejarmos e precisarmos.

Eu torço, então, para que os nossos líderes se entendam e façam do que tantos acham ser difícil, mas ideal, a grande “UNIÃO PELO CRATO”, uma realidade para o bem de todos.

 Sou o visionário que assina.

 Helder Macário.

Crato-CE, 27/09/2011.

Nenhum comentário: