Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 29 de outubro de 2011

A política de Samuel Araripe mais uma vez investe contra Almina Arraes - José do Vale Pinheiro Feitosa

Acabo de ler no blog do Azul Sonhado uma carta de Almina Arraes. Encontrei se dando ao trabalho de salvaguardar seus argumentos contra a SAEC diante da palavra fácil do vereador George Hugo Macário de Brito. Ele teria a acusado de caduca para proteger a administração de Samuel Araripe. Por isso ao considerar a distância dos detalhes do ocorrido fica o extrato do que realmente aconteceu: o estilo debochado e virulento de uma situação política que administra o Crato há oito anos. E em que pese o ácido do vereador, todo ele tem uma nascente e ela é Samuel Araripe. Foi em defesa de sua administração que a caduquice argumentativa do vereador se manifestou no plenário da câmara.

Eu tive contato com o George Macário pessoalmente e à distância por três vezes. A primeira foi numa reunião na Fundação Araripe quando o Pierre e a Violeta (irmã de Almina) o apresentou. Acho que ele teria algumas habilidades que poderiam ajudar a Fundação. A segunda quando tendo feito um texto para recordar as imagens de criança com os aviões da Real pousando no aeroporto do Crato e ele me cobrou não ter citado o avô que era o agente da Real no Crato. Ora meu texto não era um trabalho de pesquisa para esgotar o assunto, era um trabalho sentimental embora com pesquisa, mas não citar o avô dele não havia problema nenhum. Acho que ele queria dar a informação, mas o modo como o fez me pareceu arrogante e depois o li algumas vezes com argumentos que foram a marca dos agentes da administração Samuel em blogs e manifestações orais. Por último, por um amigo comum o Bruno Pedrosa, que demonstrou carinho por ele, inclusive pelo seu viés artístico.

Então fica o registro que pouco conheço o George Macário para fazer um julgamento dele em razão desta fala desrespeitosa e desqualificadora de uma cidadã em defesa dos seus direitos. Aliás, até me surpreendeu. O pai dele, Humberto Macário é muito amigo da família Arraes, até por que se casou com uma filha de Aline, filha de Alexandre Arraes e muito próximos de Dona Benigna, a mãe de Almina. A admiração e amizade de Ernani Silva e do próprio Humberto com a família inclusive causou-me um problema operacional na época de estudante. Então o diretor de um grupo de teatro estudantil que ensaiava o Auto da Compadecida, iríamos nos apresentar em Juazeiro e Humberto avisou à família que se fôssemos seríamos todos presos por subversão. Isso me valeu a perda de dois atores chaves no elenco filhos de Almina. Tivemos que improvisar a substituição de última hora.

Não sei se os filhos e netos estão mais arrogantes por que foram criados num mundo de abundância. Seria possível que aconteça aí o célebre manifesto de oligarquias que se sucedem no poder e acham que todos ficam muitos níveis abaixo das necessidades desta? O que motiva algo assim para defender uma administração num debate na Câmara de Vereador é no mínimo o demonstrativo da escassez completa de alguma moralidade e algum senso de cuidado em ser representante do povo. Os oligarcas costumam desconsiderar as instituições, pois eles sempre vêm primeiro. Se apresentam na assembléia deliberativa da sociedade como se estivessem num bar entre amigos falando dos outro o que bem entendem ou lhe vem à cabeça após alguns graus de álcool na cuca. Mas o pior é que o neto de Aline, filho de Humberto Macário disse o que disse sobre Almina em nome de Samuel Araripe, outro filho de papai político.

11 comentários:

Armando Rafael disse...

Zé do Vale:

Foi, certamente, um momento infeliz do vereador George Macário, o qual, como líder da situação, não precisava usar palavras desrespeitosas para com uma das pessoas mais respeitáveis da cidade de Crato–– a Sra. Almina Arraes de Alencar Pinheiro.

A propósito, poucas pessoas são tão lúcidas e tão dignas – nesta cidade – como dona Almina, prima em segundo grau de George, porquanto prima legítima da genitora do vereador, que é neta do ex-prefeito Alexandre Arraes de Alencar, este tio de dona Almina.

Dihelson Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dihelson Mendonça disse...

Armando, isso aí é mais uma campanha difamatória contra o Prefeito Samuel Araripe.

Um bate-boca ocorrido na câmara de vereadores na última semana no Crato, está servindo de lenha para que os raivosos possam espalhar a mentira, a desagregação e as desavenças na cidade do Crato, de forma irresponsável. Só que dessa vez tudo foi gravado e filmado. Este é mais um enredo barato em que o ódio desmedido de alguns, se utiliza para tentar atingir a Administração Samuel Araripe por tabela, que diga-se de passagem, não tem nada a ver com o peixe. Na verdade, o prefeito Samuel é o alvo de nada mais, nada menos do que a velha politicagem vil existente na cidade do Crato.

Tudo começou quando a vereadora Mara Guedes, em uma discussão comum e meramente política com o vereador George Macário, tentou fazer ilações no seu discurso, puxando o foco do tema em discussão para a Sra. Almina Arraes, uma respeitável senhora, na tentativa de ressussitar um assunto que já havia sido esgotado, quando criou-se na câmara uma polêmica sobre os temas Loucura e Senilidade. Bastou isso para os mal-intencionados de plantão se apressaram em propagar no Crato e na Internet que o George havia dito que D. Almina estaria louca. Mas que Absurdo !!!

Ora, que interesse o vereador George Macário teria em falar mal da sua própria parenta, já que ele mesmo é o autor de uma das maiores homenagens à Ana Arraes ocorrida recentemente ? a medalha Bábara de Alencar somente concedida aos grandes da nossa geração ???

Loucura é uma coisa, Senilidade é outra. O problema todo é que a vereadora Mara Guedes ainda está marcada por uma briga sobre esse tema com o vereador Dárcio Luiz.

Agora, muitas pessoas não estão sabendo da missa o terço e ficam falando besteira e propagando mentiras de "Ouvi Dizer", só que dessa vez, tudo foi gravado, filmado e o George virá a público ainda hoje ( Domingo ) esclarecer, e discutir o tema na Segunda-Feira na câmara, e segundo ele, mostrar o MAL que a Vereadora Mara Guedes está fazendo à sua família nos últimos dias na cidade do Crato, pois a própria mãe do George está sendo maltratada com ligações telefônicas nas altas horas da noite, quando "criaram um CIRCO para tentar manchar a Família Macário de Brito e os Arraes no Crato" ( palavras do George ).

Agora, é uma SACANAGEM EM ALTO GRAU isto que estão fazendo, propagando a DESINFORMAÇÃO e a MENTIRA para tentar atingir por tabela a administração de Samuel Araripe, que não tem nada a ver com o bate-boca que rola no dia-a-dia da câmara do Crato, as desavenças e picuinhas entre os vereadores.

Ainda bem que estou sempre por lá na câmara, temos todas as gravações, e o que eu falo não é coisa de ouvi dizer nem mentiras dos raivosos de plantão. Por outro lado, ressalto que é uma tremenda sacanagem esse circo arquitetado para tentar atingir o prefeito Samuel Araripe em coisas que "Só no Crato Mesmo"... propagado por daqueles que só passam o tempo em criar mentiras e espalahar inverdades sobre fatos que não presenciaram, não viram as gravações e não viram como a coisa toda aconteceu.

O vereador George Macário garantiu a mim que vai entrar na Justiça com um processo contra a vereadora Mara Guedes já nesta Segunda-Feira, por esta haver provocado todo esse mal-estar na sua família, causando problemas a uma senhora idosa, e as repercussões que o caso está tendo na cidade do Crato. E se eu fosse o prefeito Samuel Araripe, entraria com um também contra aqueles que o querem envolver nesse engodo.

Só podemos compreender essa postura mentirosa, como o velho desespero e o ódio mortal que leva alguns plantonistas a ficarem cegos, envoltos em suas próprias fábulas que inventam, a fim de iludir-se e tentar iludir a população. Mas felizmente a verdade aparece, e desta vez, com filmagens vivas e coloridas que serão divulgadas em breve. Chega de Mentiras e de tentativas de manobrar a opinião pública.

Dihelson Mendonça

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Caro Armando,

Tem momentos que fico satisfeito comigo mesmo e isso pode até ser vaidade. Refiro-me a acertar no caráter de uma pessoa mesmo não a conhecendo de longa convivência. Vá lá que meu pai e Maria do Carmo tenha se referido a você e isso ficou no meu subconsciente. Mas vivemos aqui tendo posições divergentes com você e quanto mais as temos mais confiança tenho no seu caráter, na sua capacidade de ir além do debate para melhor aprender a realidade.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Dihelson Mendonça,

Sua ligação com o prefeito Samuel para quem faz postagens sobre os feitos administrativos não me eximem de fazer um breve contraponto ao que você disse. Em primeiro lugar que fique bem claro para os leitores do blog, afinal você fez seu comentário numa postagem minha, que não faço parte de nenhuma campanha para difamar a administração Samuel. Que fique claro que hoje quanto no passado me posicionei contra agressões recebidas por Almina Arraes dentro do espaço institucional e político da administração Samuel e meu texto não vai além disso. Quer queira quer não o governo é um só e nos regimes de poder executivo todos quadros, inclusive políticos, estão sob direção do prefeito e no caso é Samuel Araripe. Quanto ao vereador George Macário deixei bem claro a minha perplexidade por ter sido ele o agente da agressão. Jamais esperaria dele isso e por isso mais de dois parágrafos do meu texto se refere a esta perplexidade. Agora uma coisa é importante você levar em consideração. De algum modo, talvez sem querer dada a sua manifestação de apreço por Almina, termina por chamá-la de "mentirosa" ou de "enganada" ao redigir e publicar a carta que fez. Ela soube por alguém e se dirigiu até a Câmara para se inteirar do conteúdo e só então escreveu. Se lá na Câmara a enganaram agora cabe ao Samuel ou alguém em nome dele, ou quem sabe o próprio George, com a gravação em sua integridade demonstrar que não houve aquilo que levou Almina a escrever a carta e publicar. Claro que desfeita a trama que você denuncia, com claro teor da gravação exposto ao público, cabe uma visita de Samuel a Almina com o fito de esclarecer não uma ação direta dele, não é disso que se fala, mas de que a política dele não é capaz de um erro tão grande quanto este.

Dihelson Mendonça disse...

José do Vale,

Por isso que eu disse que é sempre bom se inteirar das coisas primeiro, antes de tecer juízo de valor.

Estou falando aqui como amigo de Samuel Araripe, não como funcionário que já fui, mas posso garantir que não existe qualquer intenção da parte de Samuel em prejudicar a imagem de uma Senhora de 80 anos. Que intenção poderia existir em tentar atingir alguém que não tem mais idade nem para se defender direito, alguém que não é candidato a nada ? Sò se fosse um pervertido!

Essa colocação aí é uma maluquice ou pior ainda, MÁ INTENÇÃO, MAU CARATISMO de algumas pessoas do Crato em maquinar e propagar certas coisas e criar celeuma.

Por outro lado, o Vereador George Macário, que você conhece tão bem, DE MANEIRA ALGUMA teve intenção em prejudicar a D. Almina Arraes, que é sua própria parenta. Qual o interesse em fazer uma coisa dessas ? Me explique!

Agora, nós temos dentro da câmara um problema GRAVÍSSIMO. São 3 pessoas que ficam maquinando coisas, especialmente uma delas, que não dizer o nome agora, mas amanhã, você vai saber, porque o George vai listar no seu pronunciamento e vai chamar essa pessoa de "Canalha", porque primeiramente é quem está fazendo todo o inferno recente, pegando as falas dos vereadores da situação e deturpando e jogando para a opinião pública.

Essa pessoa já acorda aqui pensando em como vai prejudicar o Samuel Araripe, porque já me garantiu que a sua ira é porque queria ser secretário de saúde, trabalhou na campanha do Samuel e não conseguiu, é um revoltado. Se você conhece o Crato, talvez já dê pra saber de quem eu estou falando.

Essa pessoa é quem está deturpando os fatos acontecidos dentro da câmara de vereadores e mesmo fora, modificando , adulterando falas e ( dando o toque ) para a oposição cutucar em certos pontos. É coisa maquiavélica mesmo.

Agora, é de interesse do Blog do Crato, como o site da cidade, em transmitir as sessões ao vivo, e temos transmitido sempre que possível. Amanhã faremos. Transmitindo e gravando na íntegra, para que a população tenha acesso à informação verídica, sem maquinações de qualquer espécie.

Falei há 10 minutos com o George Macário sobre tudo isso e sobre o seu texto, Zé do Vale, mandei uma cópia para ele, e ele não me escondeu a decepção com a sua pessoa, em saber que você foi capaz de propagar um absurdo desses sem antes consulta-lo e saber da verdade.

Inclusive ele me disse que vai lhe responder amanhã, na entrevista após a sessão, pois nesse momento ele prepara e revisa o seu pronunciamento que abordará não só esse, mas outros fatos estranhos que tem presenciado desde que assumiu na câmara e as perseguições que vem enfrentando lá.

Se você acompanhasse o Blog do Crato, saberia dos fatos que acontecem na cidade, dos projetos que o George conseguiu aprovar recentemente, como a obrigatoriedade do ensino da História do Crato nas Escolas, a medalha Bárbara de Alencar a Ana Arraes, e vários outros projetos aprovados em pouco tempo.

Continua...

Dihelson Mendonça disse...

Continuando...

O que há nisso tudo é uma orquestração que eu nem digo, de oposição, porque eu tenho amigos na oposição, como Pedro Alagoano, Pres. Florisval Coriolano, a própria vereadora Mara Guedes, etc que eu garanto que não seriam capazes de torpezas dessa espécie.

São outras pessoas por trás dos bastidores, que não tem cargos políticos, são politiqueiros de plantão, que estão telefonando para várias casas no Crato, inclusive na madrugada para a casa do George, e fazendo a sua mãe chorar por boa parte da noite. A família já não dorme direito há vários dias atormentada por essas pessoas, quando tentam jogar um braço da família contra o outro, os Macário e os Arraes. Você não sabe da missa o terço!

É de uma baixeza sem limites! - E foram infernizar as suas deturpações para a D. Almina também, porque o que foi falado lá na câmara não tem nada a ver com o inferno que estão tentando fazer.

Eu conheço oposição, sei do que oposição é capaz, mas atos torpes dessa natureza, de maquinações, de perversidade, de ligações anônimas, de trotes é característica de canalhas mesmo.

Aqui não cabe outra palavra, a não ser de gente diabólica. O George amanhã fará o seu pronunciamento e eu digo de antemão, EU, que acompanhei tudo, que essa orquestração toda é uma das maiores injustiças que estão fazendo, uma das maiores baixarias com os Macário de Brito e com os Arraes.

Dihelson Mendonça

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Dihelson Mendonça,

Volto a afirmar que todo o meu texto foi construído à base da carta de Almina Arraes no blog Azul Sonhado. Não teria nem que ler o blog do Crato e nem falar com Geoge com quem, deixei claro, não tenho relações e pouco conheço. Não precisaria desses contatos para escrever o que escrevi.Aliás se você reler o meu texto observe que não ultrapassei em momento algum os limites das informações que possuía. Volto a insistir que o episódio se insere tipicamente no amplo da política e que o líder desta política é Samuel. Esclareço que desconheço esta pessoa que fez a campanha do Samuel e queria ser secretário e que construiria isso tudo. Informo que já é do conhecimento de Almina a sua versão dos fatos e considero da maior importância a manutenção de todo respeito a ela, especialmente no ato do vereador explicar os fatos.

Por último, neste momento estou consultando a Claude Bloc, que originalmente com outras pessoas criaram este blog sobre esta prática de mover as postagens acima das demais, perdendo a ordem cronológica original de postagens. Isso vai tornar o blog um jogo de empurra empurra ao qual não me disponho a participar. Apenas lhe estou dando notícias disso, mas o assunto tratarei com ela.

Dihelson Mendonça disse...

Se insere tipicamente no amplo da políticagem barata e sem fundamentação, orquestrada para atacar o Prefeito Samuel Araripe ( que provavelmente, nem foi citado nem consultado no texto original ), mas direcionado na edição e exposição dos fatos, e não tem nada a ver com brigas pessoais que acontecem na câmara. Isso pra mim tem outro nome.

Vou consultar a Claude também, porque a minha postagem não foi "movida". Eu postei novamente, o que é diferente de mover, e para não ficar com 2 versões parecidas, excluí a mais antiga.

Dihelson Mendonça

jflavio disse...

Difícil compreender as reiteradas agressões a uma das pessoas mais lúcidas, dignas e produtivas de todo Ceará. D. Almina é um exemplo para todo o Brasil de como envelhecer, mantendo todo o vigor e verdor da juventude. Parece-me inacreditável o que vem acontecendo, principalmente em se tratando de uma figura leve, doce, meiga. Conheço o George Macário que sempre me pareceu uma figura bastante centrada. Entendo que no calor do debate há sempre a possibilidade de escaparem distorções, palavras vãs , de sentido dúbio ou múltiplo. Tudo bem ! Pois bem, toda esta celeuma poderia ser resolvida com um pedido público e formal de desculpas a D. Almina; precedido de uma visita onde as necessárias explicações seriam dadas, as dubiedades possíveis esclarecidas. Acredito que o George não necessita de porta-voz, principalmente destes autoritários que mais destilam veneno,espargem a discórdia, espalham brasa e colocam o esterco no ventilador.A versão que foi divulgada por nossa querida D. Almina, não só atinge a mim, ao Joaquim, ao Zé do Vale, mas ricochoteia e fere ao próprio George que jovem enceta a vida política em meio a esse vendaval. Cabe uma palavra do nosso vereador com as explicações necessárias. Por enquanto a coisa tende a piorar: escolheram um piromaníaco como bombeiro !

Dihelson Mendonça disse...

Não vou levar em consideração as agressões pessoais gratúitas endereçadas à minha pessoa na mensagem anterior:

"autoritários que mais destilam veneno,espargem a discórdia, espalham brasa e colocam o esterco no ventilador..."

"um piromaníaco..."

Agressão totalmente desnecessária.
Eu vim para esclarecer fatos que temos toda a documentação. Agressões de nível pessoal sem qualquer provocação não condizem com a boa educação que se espera de pessoas que lidam com público.

Dihelson Mendonça