Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 15 de novembro de 2011

FATOS PARA RELEMBRAR - Por Edilma Rocha


Tínhamos o Brasil governado por D. Pedro II e os movimentos dos republiicanos já se espalhavam por  toda a parte entre reuniões secretas por idealistas, escritores, jornalistas, estudantes e artistas.
O país, após a abolição dos escravos concedida pela Princesa Isabel em 1888, vivia um clima de revolta por parte dos grandes fazendeiros pela falta de mão de obra. Grandes tinham sido os investimentos na compra de escravos que a preço de hoje valeriam cada um , hum carro zero. Os imigrantes chegavam em navios a busca de trabalho remunerado e aos poucos foram ocupando o lugar dos escravos nas plantações, principalmente de café. Os grandes coronéis insatisfeitos com o governo por não terem sido idenizados pela perda de seus patrimônios, os caros escravos.
Outro fato que também contribuiu para a luta contra o regime monárquico no Brasil, foi a guerra do Paraguai entre 1864 até 1870. Muitos brasileiros se juntaram aos exércitos do Uruguai e Argentina, crescendo os ideias para se inplantar a republica no Brasil.
Com os movimentos republicanos cada vez maiores através da imprensa, se instalava uma politização também na população civil, unindo forças pela luta contra os domínios de Portugal. E assim, vários partidos foram criados desde 1870, incluindo também a participação da Igreja, fato este que causou a indiginação de D. Pedro II, com punições severas.
Com tantos movimentos republicanos que aumentavam as tensões contra a realeza, a família decide subir a serra e se acomodar na residência de férias, em Petrópoles. Com este afastamento da cidade do Rio de Janeiro, tudo favoreceu para o golpe militar conspirado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Ainda surgiram boatos de que os responsáveis seriam presos e  o plano recebeu o apóio de mais de 600 soldados, fazendo a armada acontecer.
E exatamente no dia 15 de Novembro do ano de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca empunhando uma espada declarou que a apartir daquele dia o Brasil seria uma republica. Os movimentos republicanos caíram em festas comemorando o sonho de um ideal realizado, enquanto D. Pedro II recebia a notícia de que havia sido derrubado com um decreto de expulsão do país junto a todos os seus familiares.
Para montar um governo provisório tendo como presidente do Brasil o Marechal Deodoro da Fonseca, foram escolhidos para ministros brasileiros, Rui Barbosa, Benjamim Constant, Campos Sales, dentre outros.

Um comentário:

Edilma disse...

Desculpem pelas falhas, a sesibilidade digital postou antes que eu fizesse a revisão.