Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

70 anos da ordenação sacerdotal de Dom Vicente Matos -- por Armando Lopes Rafael

   Busto de Dom Vicente Matos -- colocado por iniciativa de seus admiradores --  na Praça da Sé. Nenhuma rua de Crato foi denominada em homenagem ao maior benfeitor desta cidade.

   O calendário das pequenas efemérides do Cariri assinala neste 2012 – mais precisamente  no dia 29 de novembro – os 70 anos da ordenação sacerdotal de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, terceiro bispo de Crato. Recém-ordenado,  o jovem padre Vicente Matos recebeu a missão de ser o primeiro administrador da recém-criada Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, da cidade de Capistrano, à época pertencente à Arquidiocese de Fortaleza.
  

Em Capistrano, o padre Vicente Matos encontrou como igreja-matriz uma capela singela e de pequenas dimensões, embora dotada de um tradicional cruzeiro a sua frente (foto à esquerda). Naquela cidade, ele demonstrou os primeiros sinais do espírito empreendedor de que era dotado. Deve-se ao padre Vicente Matos a construção da nova e imponente igreja-matriz da paróquia de Capistrano, (foto abaixo,  à direita) hoje integrando a diocese de Quixadá.
  
Logo,  o arcebispo dom Antônio de Almeida Lustosa percebeu as virtudes do jovem padre Vicente Matos, dentre as quais sobressaiam os dotes de um pastor zeloso, prudente, dinâmico, firme e compreensivo. Por isso convocou-o para dirigir o Colégio Arquidiocesano, em Fortaleza, o que ele fez com responsabilidade e competência entre  1947 e meados de 1955.
Dom Vicente Matos (penúltimo à direita) é visto nesta foto de 1960, sendo recebido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek,juntamente com outros bispos brasileiros,  nos primeiros dias de Brasília como nova capital.

    Em 21 de abril de 1955 foi eleito bispo. A edição do jornal “O Povo” de Fortaleza, do dia 26 do mesmo mês,  abaixo da manchete “Pio XII nomeia sacerdote cearense”, publicava a seguinte notícia: “Mais um sacerdote cearense acaba de ser distinguido pelo Papa Pio XII. Trata-se do virtuoso padre Vicente de Paulo Araújo Matos, que, pela nomeação papal, recebeu o título honorífico de bispo titular de Antioquia no Meandro. Irá coadjuvar dom Francisco de Assis Pires na Diocese de Crato”.

     Como sucessor dos Apóstolos, adotou o lema – sugerido por dom Antônio de Almeida Lustosa –, Vicenti Dabo Manna” (Ao vencedor darei o maná). Este lema, retirado do livro do Apocalipse, é uma alusão ao prenome do novo bispo, “o qual, fortalecido pela Eucaristia e com as bênçãos da Virgem Maria, vivamente deseja vencer, na terra, e chegar ao banquete celeste de que é símbolo o maná”.

   Dom Vicente Matos chegou a Crato, como bispo-auxiliar, em 15 de agosto de 1955. Em 22 de janeiro de 1961 foi nomeado terceiro bispo desta diocese, sucedendo a Dom Francisco. Aqui permaneceu até 1º de junho de 1992, quando renunciou à Diocese por motivo de saúde. Foram, portanto, 37 anos de doação, sofrimentos e vitórias de um  fecundo episcopado em terras do Cariri.

    O que dom Vicente Matos realizou na diocese de Crato lembra a obra de um gigante! Dentre as suas muitas realizações podemos lembrar: criou dezoito paróquias; ordenou trinta e sete sacerdotes. Deve-se a ele a fundação do Instituto de Ensino Superior do Cariri, mantenedor da Faculdade de Filosofia de Crato e embrião da atual Universidade Regional do Cariri.

Foram, também,  iniciativas de Dom Vicente a construção do imponente Centro de Expansão Educacional (localizado no bairro Grangeiro) que hoje leva seu nome; a Rádio Educadora do Cariri; a Empresa Gráfica Ltda., que editava o jornal “A Ação”; a criação da Fundação Padre Ibiapina, instituição de amplo alcance social que desenvolve trabalho de Evangelização, Cursos de Treinamento e as Pastorais da Criança, da Educação e da Saúde, além de mantenedora da  atual Faculdade Católica do Cariri, criada recentemente por dom Fernando Panico. A Dom Vicente se deve ainda a criação dos primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no Sul do Ceará; a criação e construção do Ginásio Madre Ana Couto e do Colégio Pequeno Príncipe; a criação da  Escola de Líderes Rurais; da Organização Diocesana de Escolas Profissionais, dentre outras iniciativas.
Um grande bispo!
O maior benfeitor do Crato ao longo da quase tri secular existência desta cidade...

(Texto: Armando Lopes Rafael)

3 comentários:

Claude Bloc disse...

D. Vicente, muitas vezes incompreendido, foi um grande empreendedor. Merece aplausos pelo seu trabalho e episcopado...

Obrigada Armando pelo seu trabalho e colaboração no Cariricaturas.

Claude

Edilma disse...

Armando,

Gostei muito da materia com fotografias importantes.
A cada dia nos ensina mais a nossa historia.
Obrigada!

Armando Rafael disse...

Para minha surpresa, este artigo sobre Dom Vicente Matos foi transcrito no Blog do Rotary Clube do Crato, por iniciativa do professor Carlos Rafael. Este, muito apropriadamente, fez constar – após o artigo – a seguinte informação a título de rodapé:

“Louvável sua iniciativa de cultuar a memória de um dos maiores empreendedores que o Cariri já conheceu, notadamente no campo social, educativo e religioso. Gostaria, no entanto, de fazer um pequeno acréscimo a uma informação sua: na legenda da fotografia do busto de Dom Vicente, consta que a aposição daquele singelo monumento, localizado no canteiro central da Praça da Sé, foi obra de admiradores. Não resta dúvida! A ideia foi de Huberto Cabral e os custos foram bancados pela Prefeitura do Crato, na gestão de Moacir Siqueira, através da então Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente. Eu era o titular daquela pasta, daí toda essa memória. A solenidade de inauguração aconteceu no aniversário de falecimento do bispo, com celebração de missa e presença de alguns de seus irmãos e familiares”.

Com muita alegria, incorporo este esclarecimento ao meu artigo.

Armando Lopes Rafael