Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O CARIRICATURAS DE CARA NOVA - Por Edilma Rocha

.

A criação do blog "CARIRICATURAS" foi uma idéia que nasceu no coração de cratenses  com a finalidade de tornar o dia a dia dos internautas do Cariri, numa grande família com a troca de amizade e conhecimentos.

Inicialmente foram convidados, leigos, escritores, poetas e artistas para alimentar o prazer de escrever e manter os conterrâneos conectados com harmonia e paz.

Como acontece com tudo na vida, alguns colaboradores ficaram por um tempo e outros partiram para novas empreitadas, contribuindo na criação de novos blogs para o enriquecimento do Cariri no mundo virtual.  Muitos começaram pequenos aprendizes e aos poucos foram evoluindo, chegando até a surpreender os seguidores com palavras de incentivo e aplausos. Os verdadeiros escritores Cratenses se misturaram a essa nova família de iniciantes, que de alguma forma, estavam presentes com a simplicidade das palavras, frases, contos, fotografias, poemas e até textos que nasciam da mais pura vontade de contribuir...

Para harmonizar este título "CARIRICATURAS", à "cara" do Blog, foi adicionada uma imagem fotográfica do nosso estimado Pachelly Jamacarú, simbolizando os 'CARETAS". Os "Caretas" é uma das manifestações folclóricas das mais antigas e importantes da região do Cariri. Esse ritual vem sendo cultuado desde o final do século XIX. Homens usando máscaras e chocalhos, trajando roupas coloridas e esfarrapadas invadem as nossas ruas na época da Semana Santa como uma grande brincadeira, misturando o "Sagrado" e o "Profano". Alguns rapazes e também homens de mais idade mudam o sentido da colheita e da morte de "Judas Iscariotes", se produzindo como espantalhos que perambulam pela cidade no ritmo dos guisos e chocalhos. Saem, então, à procura de prendas para o Sítio de "Pai Véio" na noite da morte de "Judas".

Antigamente essa brincadeira só acontecia na zona rural, mas hoje os "Caretas"estão nas cidades como mostram as incríveis imagens de Pachelly, reproduzindo o movimento, ritual e a criatividade, num colorido espetacular. Essas imagens nos representam  a todos: nossas caras e criaturas do Cariri.

Os mais apaixonados pelo "CARIRICATURAS", não o deixaram morrer, mesmo diante das ausências, das polêmicas, das críticas e de um esquecimento qualquer... Continuaram firmemente alimentando, dia após dia, contornando as dificuldades que surgiam. O ato de escrever é um ato de amor e o amor verdadeiro não morre nunca.

Este ano, o "CARIRICATURAS" está de cara nova para começar mais uma caminhada. Está mais colorido, mais maduro e sempre perseverante. E espera continuar com a colaboração  dos nossos escritores mais presentes, como também daqueles que a saudade nos faz lembrar, para juntos fazermos acontecer a união verdadeira. Esperamos que nos sigam e juntem-se a nós...

Vamos continuar sendo este "CARIRICATURAS" que invade vidas por aí afora,  feito brincadeira popular, por todo o ano de 2012.

Edilma Rocha

6 comentários:

Armando Rafael disse...

A mudança gráfica do Cariricaturas prova que este blog está sempre a melhorar. A começar pelo visual, com reflexo no aprimoramento do conteúdo.
Parabéns!

Claude Bloc disse...

Obrigada Amando, sua presença sempre foi um presente para nós - Cariricaturas.

Abraço de Ano Novo.

Claude

Edilma disse...

Armando,

Voce é um dos responsaveis pela continuidade do Cariricaturas, sempre a nos presentear com a sua informação cultural.
Obrigada pelo espirito solidario constante.
Vamos continuar juntos a fazer valer a cultura do nosso Cariri
Que Deus nos ilumine e nos dê forças para continuar esta grande irmandade de amor e paz.
Um Feliz Ano Novo !
Abraço,

Edilma

Dihelson Mendonça disse...

Ficou Lindo, Edilma !!!

A Claude já me falava desta mudança há bastante tempo, mas esperava por você. Finalmente vocês juntas decidiram e para melhor. Mudou literalmente da água para o vinho. Estou ansioso para escrever neste novo espaço. Tá tudo cheirando a novo, e sepultou algumas coisas estranhas que ainda pertenciam ao tempo da ditadura, ou "dentadura"...rs rs

Bjus!

Dihelson Mendonça

Carlos Rafael Dias disse...

Parabéns, Edilma e Claude.

O blogue ficou ainda mais bonito.

Edilma disse...

Carlos Rafael,

Obrigada pela apreciação.
Esperamos continuar com a sua contribuição.
UM FELIZ ANO NOVO !
Abraço,

Edilma