Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Geoturismo, Turismo Sustentável & Geoparque Araripe (1ª Parte) – por Alexandre Sales (*)


Turismo

De modo geral, o turismo é defendido pelos economistas como uma atividade rentável e ressaltado por estudiosos como benéfico, pois movimenta toda a cadeia produtiva, somando 53 setores da economia ligados direto e indiretamente a essa atividade. Possibilita, ainda, a melhoria da infraestrutura urbana, geração de rendas, de impostos, empregos, divisas, reativação de certas atividades econômicas. Contribui para o enriquecimento cultural, conquistando ainda a conscientização da preservação ambiental, o respeito às culturas regionais, a modernização e ampliação da infraestrutura e a formação profissional.

Ecoturismo e Geoturismo

Os destinos turísticos, contemplados pela natureza, buscam em sua maioria desenvolver um produto que está em evidência no mercado atual. A exemplo do ecoturismo, da necessidade de sair da rotina e esquecer o estresse da turbulência dos grandes centros. Propiciam também  que as pessoas ampliem seus horizontes. Além do isolar-se num “mundo” mais tranquilo. Daí o turista encontrar na natureza uma forma de renovação; usufruir de ambientes saudáveis e tranquilos. Usufruir de paisagens para contemplação e meditação.

Se as cifras do turismo convencional já impressionavam, as do ecoturismo são ainda mais espetaculares. Hoje o ecoturismo representa 5%, (cinco por cento), do turismo mundial, podendo alcançar 10%, (dez por cento), ainda nesta década. ( Cfe. Organização Mundial do Turismo–OMT, em 1999). Segundo a OMT, enquanto o turismo convencional registra um crescimento de 7,5%, (sete e meio por cento), ao ano, o ecoturismo ultrapassa 20%, (vinte por cento). Por sua vez, o Ministério do Turismo do Brasil vem incentivando a certificação do ecoturismo. Aliás, a certificação de empreendimentos e pessoas inclusive está prevista no Plano Nacional de Turismo (2007-2010).
Uma pesquisa realizada pela Travel Industry Association of America (TIA) e pela National Geographic Traveler, em 2002, constatou que, nos Estados Unidos, cinquenta e cinco milhões de pessoas classificam-se como geoturistas. No mundo, o geoturismo movimenta milhões de dólares, e grande parte são realizados em regiões áridas e semiáridas, como na Patagônia Chilena e Argentina, no deserto do Atacama, na costa do Peru e Equador. Na América do Norte, a tendência de fluxo turístico é o Meio-Oeste Americano, como a Califórnia, Utah, Colorado, Novo México, Arizona, onde está o mais famoso destino geoturístico do mundo, o Grand Canyon. O turismo na África acontece no Quênia, Tanzânia, Zimbábue, África do Sul, Namíbia e nos desertos do Marrocos, Tunísia e Egito, sem falar na China e nos países da Europa, onde a moda turística são os Geoparks. (TIA, 2007).

Turismo Sustentável

No ano 1993, a OMT reconheceu que o turismo sustentável vem se afirmando como o  tipo de atividade que atende às necessidades dos turistas atuais, protegendo as regiões receptoras e fomentando as oportunidades para o futuro. Desse modo, a sustentabilidade do turismo passou a ser prioridade na agenda da OMT e dos gestores de destinos, fazendo com que os assuntos ligados à sustentabilidade começassem a ter ressonância na percepção do Público.

(continua)

(*) Alexandre Magno Feitosa Sales, é professor efetivo da Universidade Regional  do Cariri e colaborou na implantação do Geopark Araripe.

Nenhum comentário: