Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 21 de julho de 2009

Crato : Julho /2009 - Por: Stela Siebra de Brito


(Foto de Pachelly Jamacaru)

Das muitas vezes que voltei ao Crato desde que minha família mudou-se para Recife, em 1970, esta viagem agora em julho foi a mais preciosa, porque repleta de alegrias significantes. Havia um astral diferente, não só por causa da ExpoCrato, mas, sobretudo, porque dois eventos extras estavam para acontecer na cidade, trazendo de volta à terrinha pessoas que moram em outros estados. O primeiro era o lançamento de um livro com textos de várias mulheres cratenses, que relatavam suas memórias dos anos dourados e reminiscências da Praça Siqueira Campos. Quem viveu no Crato até os anos 70 sabe da importância da Praça Siqueira Campos para a juventude de então.
Na noite anterior ao lançamento do livro promoveram uma retreta na Praça e cantamos e dançamos músicas dos anos 60. Foi uma festa! O lançamento do livro no Crato Tênis Clube foi um re-encontro festivo e afetivo.
Na sexta feira, dia 18, aconteceu o reencontro dos componentes do Madrigal Intercolegial do Crato, que fizeram uma magnífica apresentação. Foi um belo momento com a música, com a arte, com a alegria estampada na cara das pessoas, com os afetos renovados, extravasando memórias de um tempo atrás, em que éramos muito jovens, sonhadores e descomprometidos, portadores de uma leveza e de uma beleza compatíveis com o tempo que vivíamos.
É bom relembrar aquela época, principalmente se atentarmos para o fato de que aquilo que foi significativo em nossas vidas foi preservado. Em se tratando de memória, fica o que foi significativo, o que sinaliza elementos de construção da nossa história, dos nossos afetos, das nossas realizações.
Como reflexão dessa alegria que vivi no Crato em Julho de 2009, registro o pensamento da filósofa Marilena Chauí: “Lembrar não é re-viver, mas re-fazer. É reflexão, compreensão do agora a partir do outrora; é sentimento, reaparição do feito e do ido, não sua mera repetição”.

Stela Siebra de Brito

3 comentários:

socorro moreira disse...

Poetisa linda !

Seja bem vinda como amiga e colaboradora.

Um grande abraço

socorro moreira disse...

Socorro Moreira disse...
Stela estrelada, grande poetisa, amiga nossa e do Crato,

Esses eventos teriam sido menos luminosos, sem a sua presença.


Uma grande abraço !

Stela é como uma menina;é como um pião; é como uma brincadeira alegre, no sério da vida: só traz alegria !



Stela,
... "em que estrela você se escondeu?"

Felizmente dentre as estrelas desta constelação que aportou no Crato, neste mês de julho, despontou você, seu brilho, sua energia pura em alegria e sorrisos...

Venha, veja, seja benvinda!

Abraço,

Claude



Stela disse...
Amadas Socorro e Claude, vocês também fazem parte da minha constelação especial e, brilhante, de amigos. Foi muito estar aí com vocês e darmos tantas risadas. Beijos

21 de Julho de 2009 09:39


Magali de Figueiredo Esmeraldo disse...
Stela,

Parabéns pelo seu texto e por todos os reencontros que teve no Crato.
Reencontrar velhos amigos e recordar bons momentos, faz bem ao coração.
Abraços para você e Socorro.

Magali

21 de Julho de 2009 14:25

Unknown disse...

Stela é assim como uma noite de luar de agosto, um olhar sobre o Recife do Alto da Sé ao cair da tarde. É uma mulher de mágia e profundo sentido de SER. É a seta do cupido cravado em meu coração e em "outro" coração. Fada madrinha...Reencontar para ver que mudados somos os mesmos de outrora. Corações e mentes fundidos no amor e na amizade que temos. O Reencontro foi de nossas almas.