Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fã dos Artistas de Cinema - Por: Edilma Rocha





A idade era treze anos , e não queria mais ser menina. A cabeça estava cheia das cenas de amor vividas pelos artistas do cinema que assistia no Casino, Moderno e Educadora. Ao sair de casa, a última parada era no cantinho escondido do portão para mudar o visual. Rapidamente retirava a fita do cabelo e substituía por uma fivela; as meias soquetes ficavam enfiadas dentro de um jarro de planta ; a bainha da saia era dobrada; finalmente um pouco de batom e um par de brincos compridos. Pronto! Agora sim, poderia juntar-se aos colegas que lhe aguardavam na praça Siqueira Campos .

Já era uma mocinha , e não tinham entendido ainda, que a vaidade sempre fora o seu forte e não poderia ser diferente.Os modelinhos de criança, já era!

Mas precisava fazer alguma coisa para fazer aqueles rostos maravilhosos do cinema chegar as suas mãos... E como?

Colecionava umas revistas chamadas Cinelândia, que contava a vida dos artistas da telinha e ainda era repleta de fotos para a sua coleção. Elizabeth Taylor era a sua maior paixão.Ainda hoje tem guardado todos os álbuns que fez. Um dia ,numa dessas revistas, encontrou um modelo de carta ,escrita em Inglês, que pedia ao astro uma fotografia autografada. No mesmo instante já estava na esquina de casa colocando no correio a cartinha para Los Angeles, e esperando ansiosamente a resposta.

Que dura espera ! Mas um dia ao chegar do colégio Santa Teresa, seu coração disparou ao encontrar um envelope enorme com uma foto autografada por Elizabeth Taylor. Quanta emoção e orgulho para uma mocinha de uma cidade do interior do Ceará. Um precioso tesouro nas suas mãos !

Imagino hoje que , qual não foi a surpresa para uma estrela de um pais tão distante encontrar entre as suas cartas, uma do Brasil que para identificar o local teria uma certa dificuldade, pois tão pequeno era o pontinho escrito - Crato.

E depois desta foram muitas que seguiram e que retornaram com fotos autografadas: Richard Burton, Alain Delon, Paul Newmon, Charlton Heston, Marisol e muitos outros. Nunca ficou sem resposta, chegavam de uma em uma e eram disputadas pelas amigas no colégio.

Uma época de sonhos , quando o dia de sábado e domingo era esperado com ansiedade. O vestido novo, a nova apresentação; os cines disputados, e a plateia lotada. A pipoca sempre presente, os chicletes a sofrer ,no mastigar ansioso pela cena seguinte e o lanterninha que vigiava os namorados audaciosos.

P.S.As fotos aqui publicadas são meus originais preciosos , hoje emoldurados , adornam o "home" da minha casa.


Edilma


2 comentários:

socorro moreira disse...

Nossos pais eram amigos , e tinham a arte em comum.
Aprendi a ler , nas revistas cinelândias de Moreirinha.
Mas , limjitei-me a preencher meu álbum de figurinhas.
Você foi mais além ... Que ótimo !
Parece que aquela cartinha chegou novamente . E , novamente ,você partilha essa alegria com os amigos.

Belo acervo fotográfico, além daquele que já conhecemos ou adivinhamos.
Edilma tem aptidões múltiplas : pintura, restauradora de artes,fotografia, memorialista, cronista, poetisa ,etc.
E como se não bastasse é sobretudo um ser humano da melhor qualidade.
Muito bom tê-la entre nós.


Abraços.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Edilma esta é uma lembrança da minha irmã: Amélia Leonarda. Outro dia comentando que tinha me encontrado com você nesta tela que também aparece aí, ela perguntou-me: você lembruo a ela de uma foto da Marisol (ou fotos) que ficava exposta na parede da casa dela? Ou as fotos eram tuas com o estilo da Marisol?