Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 1 de agosto de 2009

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO E AOS PODERES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CRATO – CEARÁ (ANNA CHRISTINA)

Texto de Anna Christina Farias de Carvalho – anna_crica@hotmail.com

“Qual é o princípio ético que deve nos conduzir?“ Esta foi uma das perguntas que Albert Schweitzer fez durante sua trajetória de vida e diante de um mundo que se descortinava com tanta intolerância e desigualdade. A resposta veio como uma iluminação, que só as pessoas que entenden a importância de uma vida poderiam pensar:

“A reverência pela vida! Tudo que é vivo deseja viver, e tem o direito de viver. Nenhum sofrimento pode ser imposto sobre as coisas vivas, para satisfazer o desejo dos homens.” Com estas palavras, Schweitzer se firma como um dos precussores da Bioética no planeta, defendendo e difundindo o princípio do respeito de obrigações éticas não só com o homem, mas a todos os seres vivos, pois segundo ele “ […] A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem […]”.

Bem, meus caros leitores, o porque desta Carta Aberta. Faço parte de uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão promover a proteção da biodiversidade, pelo desenvolvimento de uma relação harmônica entre a humanidade e o meio-ambiente, denominada de ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO À VIDA - APROV , constituída oficialmente em junho do corrente. Hoje, eu e minhas companheiras de luta pela vida, assisti mos a cenas dantescas, mescladas de indiferença e intolerância para com a vida de cães e gatos, sacrificados de forma indiscriminada e nem um pouco indolor, pelos funcionários do Centro de Controle de Zoonoses do Crato.

Vim para casa refletir: De quem é a culpa? De Dr. Heldon, Diretor do CCZ, que trabalha com recursos humanos e financeiros precários como a maioria dos órgãos de promoção à Saúde no País? Dos agentes que sacrificam os animais, dentro de condições insalubres e estressantes e não têm direito a um salário digno, nem insalubridade, para sustentar a si e sua família? Do Conselho de Medicina Veterinária que não fiscaliza sistemáticamente o cumprimento da Resolução N. 714 de 20 de junho de 2002 que dispõe sobre o procedimento correto da eutanásia do animal com zoonose? Dos poderes públicos que não destinam verbas específicas para os CCZ´s e se destinam onde e como estão sendo aplicadas? Até porque gato não vota, nem cachorro.É culpa da população que não está e nem é sensibilizada para a adoção responsável, em sua maioria desconhecendo os seus direitos e que os animais também tem direitos? (Lei de Crimes Ambientais, N. 9605, de 12 de fevereiro de 1998, especialmente em seu art. 32 que estipula como crime contra fauna: “ Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos) Então? A quem culpar?

Deixo a pergunta para a reflexão de cada cidadão e cidadã do Crato comprometidos com um mundo melhor para todos os seres vivos – humano, animal e vegetal.
Nestes tempos de tantas intolerâncias, indiferenças, banalização da violência e descaso com a vida, aquela frase de Jesus Cristo está sendo cada vez mais esquecidada: “ Ama a teu próximo como a ti mesmo”.
Por último, solicito que acessem nosso blog, lá encontrarão fotos, informações e formas de ajudar a nossa luta por um planeta harmonioso (www.souprotetor.blogspot.com).


Anna Christina Farias de Carvalho
Diretora Presidente da APROV
------------------------------------
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba..Pesquisadora do Núcleo de Ciência, Filosofia e Espiritualidade – NECEF e Núcleo de Estudos Regionais - NERE, da Universidade Regional do Cariri – URCA. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da URCA. Diretora Presidente da Associação de Proteção à Vida - APROV– Crato-CE.
Albert Schweitzer (1875- 1965), Prêmio Nobel da Paz em 1952. Teólogo, médico, músico, missionário e filósofo alemão.
APROV – Associação de Proteção à Vida - CNPJ – 10.899.539/0001-88 Fones: (88) 88453542 (88) 96048204 .
E-mail: aprov-diretoria@googlegroups.com. Site: www.souprotetor.blogspot.com

2 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Bernardo,

Prazer ler tuas colaborações, sempre pra cima, construtivas, agregadoras, solidárias. Gostaria de conversar contigo. Tem msn? Se tiver me adiciona (carlos.rafaeld@hotmail.com). Saúde e Paz!

Bernardo Melgaco disse...

SIM. TENHO. É esse:
bernardomelgaco@hotmail.com

Será um prazer conversar com você....

Um abraço,

Bernardo