Não sei como agradecer ao convite de Socorro para postar palavras minhas aqui neste blog, o qual desde o momento que descobri não consegui passar um dia sequer sem dar uma espiada nele.
Confidenciei hoje à Socorro, por e-mail, o quanto me satisfaz saber o que ocorre na região do Cariri, e principalmente no Crato, onde fiquei por cinco meses e tive o prazer de entranhar um pouco mais na cultura e na história dos Cearenses. É difícil resumir o que se sente por uma cultura tão rica e cheia de nuances como a deste povo tão humano e com uma força da luta diária estampada nos olhares, muitas vezes ao meio do sofrimento, uma garra e uma alegria ímpar. Por quase quatro anos morei em Fortaleza sem sequer antes ter pisado no Ceará. Fomos direto de mala e cuia, sabendo então que suas praias eram belíssimas e sua gente boníssima, sem engano nenhum só posso dizer como me ensinou este povo de alma aberta, de coração generoso e uma simplicidade que alcança as alturas. Hoje, em outra extremidade do país não tenho como me desvencilhar por completo do Ceará, mantenho contato com meus amigos de Fortaleza e do Crato regularmente e sempre é uma alegria quando damo-nos conta que a distância, nos dias de hoje, já não afasta mais ninguém, não aniquila amizades e nem amores verdadeiros, que ficam para sempre em nossos corações. E agora não consigo me ver levar um dia normal sem dar uma olhada no Cariricaturas e escutar a rádio do Crato com sua sutileza de um repertório nobre, embalando-nos docemente em nossa busca de conhecimento, pois aqui encontro uma lição de amor e paz a cada dia!!!
Estou enviando esta foto, a única vez que subi ao topo da chapada e tive o feliz encontro com uma árvore no meio do caminho, me dei o direito de trasnformá-la num portal, olho pra ela e vejo sempre o "Portal do Crato", como num passe de mágica, entrando por um mundo que o mundo inteiro deveria conhecer, obrigado povo do Cariri.
Rogério Silva
Um comentário:
Rogério,
Faço minhas as palavras de Socorro.
Seja BEM VINDO.
Abraço,
Claude
Postar um comentário