Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Comunicado Vila das Artes


CINECLUBE
Toda segunda tem exibição de filmes na Vila das Artes. Na próxima semana - devido ao feriado do dia 12 - a sessão cineclubista acontece na terça, dia 13.

Na próxima terça, dia 13, tem exibição na Vila das Arte do filme“O Quarto Poder”, de Konstantinos Costa Gavras (foto). Produzido em 1997, retrata a história de dois homens cujos destinos se cruzam por acaso. Um deles é um veterano repórter de TV penalizado por entrar em pânico durante uma matéria e obrigado a cobrir o cotidiano de uma pequena cidade. O outro é casado e pai de família, que descobre que foi despedido e entra em desespero. A sessão começa às 18h30 e após o Cine Costa Gavras, responsável pela exibição, promove um bate papo com o público presente. A entrada é gratuita.

CURSOS LIVRES
Roteiro para Séries de TV e Animação em Stop Motion são cursos com inscrições abertas. (Foto: Yamaji trabalhando em comercial. crédito: skerzocinema.com)

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa Olhar Brasil mantido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura, traz mais dois cursos para a Cidade. Roteiro para Séries de TV, que acontece de 26 a 30 de outubro das 13h30 às 18h30, com a professora Juliana Reis e Animação em Stop Motion, de 19 a 23 de outubro com o professor Fábio Yamaji. O curso é realizado em parceria com o Núcleo de Animação da Casa Amarela da UFC. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila e também, no caso do curso de Animação, podem ser feiras na Casa Amarela (Avenida da Universidade, 2995, Benfica). È necessário apresentar foto 3x4, currículo resumido e preencher uma ficha de inscrição. Inscrições té dia 14 para animação e até dia 20 para o curso de Roteiro . Informações na Vila pelo telefone 3252-1444.

CINE NAS RUAS
Coletivos exibem filmes e promovem reflexão sobre arte e cotidiano em espaços públicos da cidade.
Pipoca, reflexão e ar livre. È assim que muitas pessoas estão assistindo filmes em Fortaleza. Com um banquinho na praça e sob céu estrelado o cinema deixou de ser apenas entretenimento e diversão. É também reflexão. Esta é a proposta de diversos coletivos formados e incentivados pela Prefeitura de Fortaleza, através da Vila das Artes que promove o curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte. Confira a programação
Cinema Sete Mares /18h30/ Avenida Radialista José Lima Verde, Barra do Ceará – anexo ao restaurante Albertu´s
Dia 14 - Fábio Fabuloso (BRA – 2004 - 70 min), de Pedro César, Ricardo Bocão e Antônio Ricardo. Inspirado na literatura de cordel, o filme conta a trajetória do bicampeão brasileiro de surfe Fábio Gouveia, considerado pela maioria como o melhor surfista brasileiro.
Cine Filosofia/ 16h/ (Mostra Woody Allen) Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Avenida Luciano Carneiro, 345, Fátima.
Dia 9 - Annie Hall (EUA - 1977 - 94 min)
Dia 16 - Zelig (EUA - 1983 - 79 min)


Sexta Básica/ 18h30/ Na ong Ceará em Foco - Rua Alerta, 47, Farias Brito.
Todas as sextas de outubro (2, 9, 16, 23 e 30).
O “Sexta Básica” é um projeto de sessões cineclubistas que dialoga com diversas linguagens artísticas e congrega amantes da sétima arte. Projeto do Artivismo em Rede.
Cine Brincadeiras/18h/ Praça da Igreja Matriz, no Canindezinho, Rua das Pitangueiras esquina com Avenida Osório de Paiva.
Dia 9 - Canindé Cidade da Fé e Os Romeiros e suas Devoções, a vida de São Francisco encenada ao ar livre, ambos de Rosemberg Cariry.
Além dos filmes festas para as crianças do bairro.

ESTAÇÃO DANÇA
Vila das Artes sedia oficinas da Bienal Internacional de Dança do Ceará, de 12 a 16 de outubro. (Foto: Laurent Philippe. Espetáculo Etude)


Em outubro, a Bienal Internacional de Dança do Ceará aporta em vários espaços públicos da cidade e abre espaço às diversas formas de criação e investigação em dança com espetáculos, intervenções, performances e instalações coreográficas gratuitas em espaços públicos da Cidade. A Bienal vai discutir de 12 a 26 de outubro as estratégias estéticas, éticas, políticas e econômicas que surgem nessa possível nova ordem de organização do campo da dança. Além de Fortaleza, Juazeiro e Sobral, no Ceará, e Cabo Verde, na África, estarão com atividades. Algumas ações formativas acontecem na Vila das Artes de 12 a 16 de outubro.
Oficinas da Bienal na Vila
Dia: 12 a 16 de outubro - 9h às 12h – Dança contemporânea - Curso ministrado por Jorge Garcia (SP)
Dia 14 - 19h – Corpo a corpo - São Paulo Companhia de Dança - Palestra com Inês Bogéa (SP).
Dia 16 - 14h às 16h – Técnica de Martha Graham - Oficina ministrada por Daniela Stasi e São Paulo Companhia de Dança (SP)

ARTE E TECNOLOGIA
Armando Menicacci estará nesta sexta na Vila participando de uma oficina de arte e tecnologia.
Artistas, programadores, game designers, bailarinos, músicos, performes, atores, artistas visuais, cineastas e pessoas interessadas em arte e tecnologia estão convidadas para participar da oficina prática de arte e tecnologia com o pesquisador , coreógrafo e professor Armando Menicacci. A oficina acontece nesta sexta, dia 9, na Vila das Artes a partir das 14h. Durante a oficina os participantes poderão experimentar o uso do software Isadora na criação de obras de arte tecnológica. Doutor de Dança e Tecnologias digitais pela Universidade de Paris 8, Menicacci dirige o Médiadanse, laboratório de investigação, criação e pedagogia da dança e tecnologias digitais, sediado na França.

SELEÇÃO AUDIOVISUAL
Vila disponibiliza prova da primeira turma para consulta. Curso de Realização em Audiovisual recebeu 673 inscrições . (Foto: imagem do curta Espuma e Osso realizado durante o primeiro cruso)

O Curso de realização em Audiovisual da Vila das Artes recebeu até a meia noite do último domingo (27), 673 inscrições on line através do site da CCV (www.ccv.ufc.br) - Coordenadoria de Concursos, órgão da Universidade Federal do Ceará encarregado de administrar e aplicar provas de diversos concursos. Os candidatos a uma vaga no segundo curso oferecido pela Prefeitura de Fortaleza poderão acessar a prova do primeiro curso no site da CCV. No próximo dia 14 a CCV também divulga o local da prova da primeira fase, a ser realizada dia 18 de outubro. Para realizar a prova objetiva (primeira fase), o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o formulário eletrônico preenchido sem rasuras, assinado e contendo: 1 (uma) foto 3 x 4 recente e cópia frente e verso do documento de identificação (Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, a Carteira Profissional expedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, a cédula de identidade para estrangeiros emitida por autoridade brasileira ou a Carteira de Identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos). A prova da primeira fase é eliminatória e classificatória, com questões objetivas de múltipla escolha que avaliarão a capacidade de leitura e compreensão de textos em língua portuguesa e habilidades: percepção visual (noções de proporção, espaço e movimento), observação de sequência de imagens (todo e fragmento) e perspectiva (superfície e profundidade).

ENCONTRO DAS ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil

Nenhum comentário: