Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Meu nome é Dora (no espelho do tempo )- Por Socorro Moreira



Alguns me perguntam nas entrelinhas: por que você separou-se do marido, nos idos de 1975? Respondo sempre, com objetiva naturalidade: gente, porque eu queria namorar todas as pessoas amáveis, e mulher casada só pode ter olhos para o seu marido( ainda hoje, penso isso).
Namorar não significa fazer sexo... Se bem que, também significa!
Namorar é andar de mãos dadas, ficar horas penduradas no telefone, rindo e falando bobagens. Ir ao cinema, dançar de rosto colado, trocar poemas, bilhetes, fazer coisas, em parceria... Enfim!
Namorar é pensar que está namorando, e pronto! Mesmo que o namoro seja irreal, unilateral... Mesmo que seja indefinido: Romance ou amizade?
-Tanto faz!
Por essas pequenas emoções, de certa forma, existencialmente vitais, corri riscos, paguei vultosos preços... Tudo por um par de asas, que me levassem, aonde moram os meus desejos.
Descontando a minha insensatez juvenil, simplesmente, peguei o beco da vida!
Igual a todos os que não ousaram;
igual àqueles que nunca precisaram sair do caminho do meio;
igual àqueles enfileirados e disciplinados!
Fui triste, fui só, e fui estúpida ,e maravilhosamente feliz!
Recife, primeira estação. Lá, busquei o Cais de Santa Rita. Não como o buscam as doidivanas, mas, como o buscam as santas, e ligeiramente profanas. Santos sonhos, com gosto de todas as culpas!
Fiz dois anos de terapia pra soltar meu primeiro “pôrra”!
Depois foi ficando pô, até ficar, só no “p” da vida.
Dois anos de terapia pra ficar bem com aquilo que sou, e como vou ficando... Consegui!
Agora, como pecadora remida, uso créditos, solto meus pós de artifícios. Salpico afetos pelo reino da memória, e o subproduto, eu reciclo! Posto aqui, nesta rádio imaginária, que às vezes, se chama Blog!
Com margaridas e girassóis nos cabelos, talos de lírios na boca, eu revivo, em boas companhias, minhas incursões e excursões amorosas.
Eu tenho uma prima que conhece os meus “causos”... (Combinamos um dia, que ela os publicaria, depois da minha morte. Por via das dúvidas, resolvi antecipar o ato, e não a sorte!)
Os bem sucedidos, os engraçados, e os “sórdidos”, vou postá-los na seqüência. Será meu café presente, com aromas do passado.
Estou em 1975. Quem quiser fazer regressão no tempo... É bem-vindo!
Estou no auge da minha performance feminina.
Meu nome é Dora!


Socorro Moreira
Ofereço esse texto a minha prima amiga Maryfran, que acompanhou toda minha trajétória de vida. Agradeço-lhe pela compreensão e afeto, sempre em doação !

21 comentários:

Edilma disse...

Essa é a minha querida amiga Socorro Moreira.
Autêntica e verdadeira !
Escrever assim, só ela mesma.
Estou a postos esperando os contos da sua vida...
Essa é a mulher...

Dedê disse...

Que texto lindo Socorro. Parabéns pela escrita e pela coragem. Quando nós voamos, crescemos.

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Um beijo saudoso desse seu amigo distante!

socorro moreira disse...

Edilma, um grande abraço. Revolucionamos a casa dos nossos pais, com um banquete de liberdade. A rte liberta - teu caminho!!
A andarilha - o meu !

Dedê,
Se a gente não tiver coragem de dizer quem é, precisa nascer de novo, e ser do jeito que as pessoas querem.
Obrigada pela sensibilidade de netender que as pessoas, todas ... Somos diferentes, e nem porisso menos respeitáveis... O respeito está na autenticidade.


Adoro seu acervo fotográfico. Poste-os !

Luiz, meu amado !
Um abraço de tamanduá, na saudade.
Uma freira e um frade, numa oração que já dura anos... Desde o tempo do cais, e das pontes !

Anônimo disse...

Socorro, parabéns pelo excelente texto. Você escreve muito bem. Além do mais, sua foto está ótima.

Abraços


Magali

socorro moreira disse...

Magali, essa foto é de 2000. Foi tirada por Caio. Nem é de outros tempos, nem atual.
Mas tô querendo uma foto grisalha. Pensando ! risos.
Ai, mulher... cadê nossa franja ? risos.

jair rolim disse...

Oi Socorro
Suas histórias serão eletrizantes e assim sendo nos dê em conta gota diária para melhor vivencialas. Sou seu fã de carteirinha.
abraços
Jair Rolim

socorro moreira disse...

jair não sei inventar histórias. Não serei jamais uma escritora. Ainda bem que também não tenho apretensão. mas tenho histórias de vida pra contar : as minhas !

Se podem ajudar a arumar as emoções minhas e de alguns, que elas pousem na tela, e seja o que Deus quiser !


Gosto muito do seu carinho, nobre colega de Banco (ex)...Hoje, um amigo !

ludmila disse...

É bom saber de vc..alias dos anos 70...que a liberdade ...era simples e viver magico... quem não sonhou...amou ...sofreu e fez analise pra entender .e seguir seu novo voo...quase sempre solitario... acreditando no amor...esse sentimento simples e complexo..que só constroem os bem aventurados ..que se propoem a uma metamorfose diaria..pra se tornarem pessoas melhores..beijos Dora aguardo novidades

jair rolim disse...

Socorro nao sei se me expliquei bem, quando falei eletrizante, digo porque quando de nossa mudança de uma agencia para outra isso significava uma grande aventura, enfrentar novos horizontes, novos amigos e uma nova experiencia de trabalho embora a rotina fosse a mesma. Suas andaças como gerente lhe proporcionaram muitas surpresas e dessa maneira acho que você tem muitas histórias boas para nos contar. De culinaria ja li algumas.
Entao amiga vamos lá e nao se esquseças de vir de vez em quando com as histórias de nosso Crato quserido.
Um grande abraço.
Jair Rolim

Claude Bloc disse...

Socorro,

Este foi o mais belo e o mais verdadeiro depoimento que o Cariricaturas recebeu. Escrito de maneira exemplar, perfeito em suas imagens.

Acho que te conheço bem e sei que és transparente para mim. Aprendi a gostar dessa mulher de fibra que não tem medo de olhar a vida de frente.

Você, Socorro, é simplesmente MULHER!

Abraço,

Claude

socorro moreira disse...

Jair, em cada Agencia, em cada cidade, eu vivi um amor, e um processo transformador.
Sinto muita alegria, quando te vejo por aqui, atento aos sentimentos dos cratenses, porque és um dos nossos !

Abraços , querido !

socorro moreira disse...

Ludmila , com certeza és também das estradas.
A estrada nos faz rodadas de todas as emoções especiais. Alguns se iluminam nos mosteiros; outros, nas estradas !


Abraço grande !

socorro moreira disse...

Dona menina Claude,

Ninguém me conhece tanto, quanto você. Porque eu esculhambo e acarinho ... Existem verbos, que nos fazem dizer o que sentimos.
Contigo eu aprendo todo dia! Escrever é como contar um sonho ou um pesadelo... No mínimo a gente ri ou se emociona.

Abraços, e aquela sonora gargalhada , quando estamos em paz com o mundo.

Joaquim Pinheiro disse...

Socorro,
No dia que fizerem a seleção dos melhores textos do blog, este estará entre eles. Tem a beleza do que vem do fundo do coração e do meio da alma. Sim, e a foto está compatível. Parabéns!

Liduina Belchior disse...

Socorro,

Todos já falaram um pedaço do que eu ia dizer.
Mas o texto é maravcilhoso, a foto belíssima.E muitas de nós vivemos bem parecido tudo isso.E cá prá gente, trangredir é boooomm.....Já dizia Lya Luft: Amar é transgredir.

Bjos: Liduina (encantada com o que li).

socorro moreira disse...

Joaquim,

Fico feliz que tenha gostado. Você tem importãncia para mim , em tudo que diz, e que faz ... É um referencial forever de afeto e lucidez .
Um abraço grande.

Liduína,
pensa que eu já não dei trabalho aos psicólogos ?
Depois resolvi me entender por mim mesma , e achei meus amigos : vocês !

Maria Amélia Castro disse...

Socorro,Bom dia!

Fantastico seu texto, só hoje que li.Coragem amiga, só para as pessoas especiais como vc.Segundo o Aurelio, CORAGEM, significa:Força moral diante do perigo ou situações dificeis.Como é bom exercer essa função de dizer , escrever e falar a verdade.Aprecio muito
e faz muito bem para o ego.
PARABENS, pelo texto.
abraços
Maria amélia Castro

Vera Barbosa disse...

Gosto de lhe ver brincar com as palavras, usá-las sem aprisioná-las, fazê-las livres e vivas. Com você, elas têm temperatura! Adoro seu estilo, gosto de lhe perceber em seus textos. Deixo-lhe rosas e rimas e beijos...

socorro moreira disse...

Maria Amélia,
Acho que a gente só toca, quando a gente se toca !
Você captou bem a intenção do texto : clareza e naturalidade, nas nossas pequenas verdades.

Um abraço grande.


Verinha,


Você é minha etrna parceira na poesia.
è bom viver de rosas e rimas.


Adorei a visita, viu?


perfume bom, no ar !


Abraços.

Zélia Moreira disse...

Fui uma irmã mais nova(velha) dessa mulher.
Um dia com um discurso pra lá de bobo perguntei:"Torra vc não se cansa dessa vida...(de eternas procuras e até grandes encontros..) ela respondeu:"Eu não...quando tiver 80 anos arranjo alguém com a mesma idade.
Me calei!
Hoje derrubados todos os preconceitos fica mais fácil entender...