Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gratidão - por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Quando alguém nos presta um favor, a vontade que temos é retribuir àquela pessoa que nos ajudou. A gratidão é o sentimento mais bonito do ser humano. Quem ajuda o outro não deve esperar retribuição. O serviço deve ser gratuito, pois é mais agradável aos olhos de Deus. A alegria maior é a de quem pode doar-se. Todo ser humano se sente feliz em fazer o bem. Agora, saber agradecer depende do caráter, da maneira como recebeu os valores morais dentro da família.

Cultivar a gratidão deve ser uma constante na nossa vida. Agradecer a Deus todas as bênçãos e dons que recebemos Dele é nossa obrigação. Ao iniciarmos o dia, devemos ter sempre uma atitude de gratidão a Deus pelo dom da vida, pelas maravilhas que Ele faz por todos nós.

Nos salmos de agradecimento podemos refletir o que nos diz a Bíblia, Salmo 92,2 “É bom agradecer a Javé e tocar para o teu nome, ó Altíssimo; Salmo 103, 1-2 “Bendiga a Javé, ó minha alma e todo meu ser ao seu nome santo! Bendiga Javé, ó minha alma, e não esqueça nenhum dos seus benefícios.”
O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 11-19, narra que quando Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia, indo em direção a Jerusalém, chegando perto de um povoado, vieram dez leprosos ao encontro de Jesus, pararam à distância e gritaram; “Jesus, mestre, tem compaixão de nós”. Jesus mandou-os apresentar-se aos sacerdotes. Ficaram curados e só um voltou glorificando a Deus em voz alta e, atirando-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra lhe agradeceu. E era um samaritano, povo considerado impuro pelos judeus. Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar Glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “levanta-te e vai! A tua fé te salvou”. O samaritano foi capaz de reconhecer o dom e agradecer a Deus, pois Dele nos vêm todos os dons.

Qual a lição que podemos tirar dessa narrativa? A fé do samaritano é um ponto importante desse trecho do Evangelho segundo Lucas. É uma fé madura e que nascida da esperança vai crescendo na obediência à Palavra de Jesus. E o mais bonito é que essa fé se manifesta na gratidão. Jesus dá a ele não só a cura, mas a salvação. Quando o samaritano reconhece que em Jesus, o amor de Deus leva os homens a viver na alegria da gratidão, sua vida chega à plenitude. Portanto, a vida que Deus dá em Jesus Cristo é gratuita. É graça.

Essa reflexão poderia nos ajudar a viver a gratidão. Vamos praticar a gratidão, em primeiro lugar a Deus e depois aos nossos irmãos pelos muitos benefícios recebidos.

Podemos agradecer a Deus pelo emprego, pela família, pelos amigos, pelo ar que respiramos, pelos dons que recebemos Dele. Esses dons que Deus nos dá, devem ser colocados a serviço do nosso irmão.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

8 comentários:

jair rolim disse...

Magali só em consevarmos a vida, isto tudo já é uma dádiva de Deus e como gratidão eu sempre me lembro do salmo 120 e ai deparo-me com o item 7 "O Senhor te resguardará de todo o mal, Êle velará sôbre tua alma." Muito bonito sseus textos, uma verdadeira mensagem de fim de ano. Abraços no primo Carlos.
Jair Rolim

Anônimo disse...

Obrigada Jair, suas palavras me incentivam muito.

Abraços

Magali

Liduina Belchior disse...

Magali,

Uma das maiores virtudes do ser humano é a gratidão.A pessoa que é grata(na minha opinião)é humilde. E é
profundamente sábia.
Parabéns pelo lindo texto.Em época Natalina, vamos prarticar o exercicio da gratidão?...

Abraços: Liduina.

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Magali

Parabéns por este texto tão bonito e tão cristão. Eu preciso praticar mais essa virtude, pois quase não agradeço e sempre peço mais. Penso que quase todos são assim. Somente pedem. E é isto que o Evangelho nos fala. Muito atual a mensagem!

Beijos

Anônimo disse...

Obrigada, Liduína e Carlos, as palavras de vocês são importantes porque muito me incentivam, além de complementarem o texto.

Abraços


Magali

Maria Amélia Castro disse...

Magali!

Lindo o texto.
De vez em quanto precisamos não esquecer das coisas maravilhosas que a vida nos propociona.Por isso a importancia da gratidão de sermos gratas.
abraços
Maria Amélia

Anônimo disse...

Maria Amélia, obrigada por você ter lido o texto e gostado.


Abraços

socorro moreira disse...

Magali,
estou muito orgulhosa de você. Nas suas palavras, o brilho da sua alma !


Abraços.