Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Menino de Rua - por Rosa Guerrera


Ei ! você aí de cara suja, calça rasgada nos fundilhos , olhar vivo,parado numa esquina observando quem passa ...Você que chegou até o centro da cidade pendurado na traseira de um coletivo com aquela sensação de vazio no estomago e no coração ...Você que ignora quem seja seu pai , sua mãe , que nunca ouviu falar o significado da palavra “ família” ... não imagina nunca que neste momento eu escrevo para você.
Isso mesmo ! Penso em você , porque o seu futuro eu vejo nítido na imagem do seu presente sem infância.
Quantas vezes você já não dormiu num Juizado de Menores , heim garoto? E adiantou de alguma coisa ? Lembra também que por outras vezes prometeu mudar de vida após algumas surras? Promessas que caíram no esquecimento, e logo depois tudo voltou a sua rotina . E recomeçaram as perseguições, as correrias loucas pelas avenidas , os furtos aos desprevenidos, algumas detenções e mais uma vez a rua como dormitório e refeitório .
E nessa infância adulta , você um dia quem sabe não partirá rumo às drogas ... e o caos se fará presente de uma vez por todas.
Depois ... ( e esse depois sempre acontece) ... a polícia , o tráfico, as sirenes , os assaltos ,e quando você não termina seus dias num presídio, o seu corpo tomba sem vida numa viela qualquer.
E como é duro a gente saber disso. Duro e ao mesmo tempo cruel sabermos que você não é único , mas apenas um a mais entre centenas de garotos que se espalham nas grandes cidades , no abandono e no desamor dos homens.
Sim , meu menino de rua , meu carinha suja , meu ladrão precoce , você não tem culpa alguma da sarjeta que lhe jogaram.Você não pediu para nascer, e quando nasceu precisou como todos nós , de um lar , de carinho , de diálogo e de compreensão.
Mas que lar você teve ? Onde o seu pai ? Sua mãe ?
Assim a fome o conduziu ao mundo ingrato que lhe assiste hoje. E veio o primeiro furto, o segundo , o terceiro, tudo se tornando lentamente uma maldita rotina...
Hoje nos encontramos por acaso numa esquina , e os nossos olhares se cruzaram. E confesso: segurei mais forte a bolsa. E errei ! Confesso que falhei dentro do meu medo ou do meu egoísmo. Eu poderia ter olhado para você como apenas um menino de rua , mas só consegui vê-lo como um “trombadinha” , ou talvez até como um futuro assaltante. Peço-lhe desculpas agora ! E tento dizer um pouco tarde a frase que bem poderia ter sido dita no momento do nosso esbarro. De qualquer maneira , onde você estiver nesse instante , faça de contas que estamos de novo cara a cara , e num gesto meigo passarei a mãos nos seus cabelos sujos e sorrindo lhe perguntarei : “ OI GAROTO, COMO VAI VOCÊ “?


por rosa guerrera

Um comentário:

socorro moreira disse...

Rosa amiga,
Aprendo contigo a ser mais humana.


Grande abraço.