Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Paul Mauriat




Paul Mauriat (Marselha, 4 de março de 1925 — Perpinhã, 3 de novembro de 2006) foi um orquestrador francês, especializado em Easy Listening. Seu trabalho mais famoso é de 1968: "L'Amour est bleu" ("Love is Blue"), originalmente gravado por Andre Popp.

Paul Mauriat era filho de uma família de músicos, tendo seu pai como primeiro mestre. Aos quatro anos, iniciou seus estudos de piano. Aos dez, entra para o Conservatório de Paris, saindo quatro anos mais tarde decidido a seguir a carreira de concertista.

O encontro com o jazz, entretanto, muda os planos iniciais de Mauriat. O novo ritmo decididamente influencia o estilo que o tornaria famoso em todo o mundo.

Mauriat cresceu em Paris e aos dezessete anos, organiza sua própria orquestra, apresentando-se em cabarés e teatros na França e em outros países da Europa. Na década de 50, tornou-se o arranjador preferido de vários cantores franceses, entre os quais se destaca a figura de Charles Aznavour.

Ele se retirou da profissão em 1998, num último show em Osaka, Japão. Mas a orquestra ainda faz shows pelo mundo, e inclusive fez duas viagens para a China. Entre seus maiores sucessos , os mais conhecidos são "L'Amour est bleu", "El Bimbo" e "Penelope".

Em 2002 o escritor e perito na vida do maestro, Serge Elhaik lançou uma biografia autorizada escrita em francês, que se chama "Une vie en Bleu". Esta biografia contém valiosas informações sobre a discografia de Mauriat e muitas fotos dele e de sua orquestra.

Gilles Gambus, pianista do grupo, liderou a orquestra após a aposentadoria de Mauriat em 1999, obtendo sucesso nas tours que fez no Japão, China e na Rússia. Neste ano, o músico francês Jean-Jacques Justafre assumiu a regência da orquestra e tem planos pra atuar em shows no Japão e Coréia do Sul.

Nos últimos meses de 2006, retirou-se definitivamente do meio artístico e passou a residir em sua casa de verão na cidade de Perpinhã. No início do mês de novembro de 2006, foi internado no hospital da cidade e após dois dias, em 3 de Novembro, à uma hora da manhã, ele falece aos 81 anos.

Seu estilo único, de arranjos rebuscados e belos permanecerão eternos entre os milhões de fãs que deixou em todo o mundo.


wikipédia

Nenhum comentário: