Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

recursos hídricos em evidência - por Nívia Uchôa


Diário do Nordeste

quinta-feira 5/11/2009

A RELAÇÃO DO SER humano com os recursos hídricos foi destacada em variados aspectos pelas pesquisadoras do Projeto Água pra que te quero
Foto: NÍVEA UCHÔA
Em pleno século XXI, famílias ainda dependem de carros-pipas no semiárido brasileiro
5/11/2009


Pesquisadores concluem primeira etapa de projeto fotográfico em bacias hidrográficas localizadas no Interior do Estado

Quixadá.
O uso da água no cotidiano urbano e rural. A equipe da Poesia da Luz, instituição voltada à promoção de atividades audiovisuais com sede no Cariri, acaba de concluir a primeira etapa do Projeto Água pra que te quero!, um diagnóstico da utilização dos recursos hídricos nas bacias do Banabuiú, Alto Jaguaribe e Salgado. A documentação fotográfica e o mapeamento social na primeira delas, a do Banabuiú, constatam a precariedade do abastecimento de água encanada na zona rural e a falta de consciência sobre o desperdício do líquido. A maioria da população carece de orientação acerca do uso racional desse recurso natural.

Foram entrevistadas 105 famílias de Banabuiú, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa e Quixadá. A maior parte do levantamento foi feito em áreas rurais, com 94 delas. Além do desperdício e do desconhecimento de como evitá-lo, o despejo de lixo, o desmatamento da mata ciliar, as queimadas, a retirada de areia para a construção civil e até a lavagem de roupas, de transportes e de animais, foram constatados como complicadores do diagnóstico negativo. Foi detectada uma grande carência de informações e, ainda, falta de capacitação sobre o tema meio ambiente.

As pesquisadoras também identificaram algumas práticas positivas. As técnicas de cultivo em algumas comunidades foram consideradas viáveis e sustentáveis. Em Monsenhor Tabosa comunidades estão recebendo capacitação para o desenvolvimento de quintais produtivos, com o uso racional da água por meio de gotejamento e mandalas. Demonstram consciência do uso correto da água. Os entrevistados se mostraram sensíveis à questão. Mesmo sem saber exatamente o que pode ser feito, demonstraram interesse em colaborar com o uso racional do recurso natural, todavia confessaram a necessidade de orientação, segundo a pesquisa.

Os investimentos feitos pelos governos na construção de açudes, cisternas, cacimbas e poços são elogiados. Têm minimizado consideravelmente o sofrimento na zona rural com a falta de água, em especial, quem vive isolado dos centros urbanos. Todavia, nas localidades visitadas foi recorrente o desconhecimento dos Comitês de Bacias implantados nas regiões.

Importância da preservação da água


"É a etnografia de um tempo no século XXI. Pessoas ainda tomam água de carro-pipa"
Nívea Uchôa
38 ANOS
Fotógrafa
Idealizadora do projeto

Mais Informações:
Projeto Água pra que te quero!
ONG Poesia da Luz, (85) 9612 .9938
www.aguapraquetequero.blogspot.com
Cregional@diariodonordeste.com.br

DEMANDAS SOCIAIS

Educação Ambiental deve ser prioridade

Quixadá. A coordenadora do Projeto Água Pra Que Te Quero!, Cris Vale, diz que a pesquisa revelou a necessidade de um programa permanente, extensivo e inclusivo sobre Educação Ambiental, especialmente sobre a questão da água e do lixo a ser implantado no ambiente rural e urbano, devido ao grande desconhecimento do assunto pela população. "O tema sobre a falta de água ainda é visto como uma responsabilidade apenas dos governos, o que faz com que a população não se sinta responsável também por essa questão. A causa das enchentes é atribuída muito mais a vontade divina do que a ação do homem contra a natureza", ressaltou.

A idealizadora e fotógrafa do Projeto, Nívia Uchôa, o expõe como um olhar viajante sobre a problemática. "São os porquês que queremos saber. As pessoas dos lugares por onde andamos são infieis à água, sobretudo, pelo seu não cuidar", afirma.

A iniciativa tem o apoio institucional da Semace, com a participação de uma equipe da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental, apresentando palestras sobre o meio ambiente nas cidades visitadas.

Encerramento

A próxima etapa do estudo deverá estar concluída no dia 17. Os resultados serão apresentados em Orós, finalizando a documentação e pesquisa na Bacia do Alto Jaguaribe, a segunda do cronograma de atividades. Os trabalhos finais do Projeto estão previstos para 20 de dezembro, em Brejo Santo, região da Bacia do Salgado. Em seguida todo o material colhido será transformado em um "Caderno de Viagem", uma edição especial a ser distribuída nas bibliotecas do Ceará, em maio de 2010.

ALEX PIMENTEL
Colaborador

Nenhum comentário: