Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Carta para Papai Noel - por Socorro Moreira


( inspirada num texto de Emerson Monteiro)

Antigamente eu começava o mês de dezembro preparando o enxoval do menino Jesus. Minha mãe dizia: cada oração que você fizer é uma peça. E eu começava a rezar uma ave-maria por uma camisinha, bordando com jaculatórias; tricotava sapatinhos, toucas e luvas com um pai-nosso; coeiros com salve-rainha; fraldas com o Credo... Lembro que eu queria tudo bordado e dourado como as roupas dos anjinhos. E perguntava pra minha mãe: tem certeza que está aparecendo essas peças, no baú de Nossa Senhora? Ela olhava para mim, confirmava, eu ia acreditando, e na compulsão de fazer um rico e lindo enxoval , eu passava o mês de dezembro, rezando. Não tínhamos Papai Noel como um provedor de sonhos. Sabíamos que ele era um mito, e não vivíamos a sua fantasia.
Esse ano resolvi fazer as pazes com Papai Noel , e escrever-lhe a minha primeira cartinha :

Papai Noel,

Nunca te aperreei , em todos esses anos... Mais de meio século, sem ser exata. Pois agora chegou a minha vez de abrir o verbo pedir.

Não quero chocolates, nem bonecas , nem joias ...
Chocolate eu ganho dos meus amigos; tenho duas bonecas incríveis que se chamam Bianca e Sofia; tenho uma boneca velhinha, mas perfumada e amantíssima; tenho uns moleques que cresceram, e já não me pedem sorvete... Tenho os meus amigos, jóias especiais, que eu ganhei, e não perdi.
Quero que essa carta se transforme na luz de um desejo imenso, que percorra o firmamento e altere a alma humana tornando-a simples e pura, como era pura a feitura do enxoval do Menino Deus, nos meus tempos de criança.
Torne doce o nosso coração , como as balas e os chocolates, que você distribui no trenó da esperança.
E a Maria, querida mãe? Prometo um reforço, em oração, pra vestir a nossa alma de todas as calmas!
Por favor , não engavete a minha carta !
Espero a graça, no espalhar das graças , nesse Natal de 2009 .
Faça o depósito , na conta da família Cariricaturas , e no seio de todas as famílias terrenas.

Um abraço tímido,
Socorro Moreira

5 comentários:

rosa guerrera disse...

Ah minha amiga Socorrinho ! Que bom seria se "papai noel " pudesse ler sua cartinha...Mas eu lí , e todos os amigos do cariricaturas também leram .E juntos tenho certeza somaremos com uma prece o seu singelo pedido.É sempre bom alimentarmos a esperança para um mundo melhor! abraços com carinho , Rosa

Edilma disse...

Querida Socorro,
Me emocionei com a sua cartinha para o Papai Noel. Buá Snifff !!!!
Tenho a certeza de que as suas preces serão atendidas, e nós que fazemos do Cariricaturas uma familia unida pelo companherismo , manteremos vivo esse amor virtual por muito tempo.
Continuaremos vivendo bem melhor com os frutos que colhemos neste espaço de nossas vidas. Espaço este que está no corre-corre para o computador na esperança de encontrar fatos interesantes e pessoas distantes e tão próximos do nosso dia a dia. Confesso que não sei mais viver sem os meus Cariricaturas. Que já fazem parte de mim. Que enchem de alegria o meu dia e me ajudam a viver melhor.
Existe tempo para tudo. E chegou o momento de ser entregue ao Papai Noel a sua primeira cartinha. Hoje é que precisamos realmente dos presentes da vida. Fizemos aos trancos e barrancos a nossa parte e esperamos agora a paz e alegria contida no espirito do Natal.
Que na noite de 24, a Travessa da Penha receba todas as bençãos de Nossa Senhora e lá da Igreja Matriz que projeta suas sombras na sua rua, o Menino Jesus agradecerá o presente do lindo enxoval.
Obrigada amiga, pelas suas palavras.
Feliz Natal !
Beijo carinhoso
Edilma

Corujinha Baiana disse...

Tenho certeza ,Sauska,
de que a sua carta não será "engavetada"... E, se por um acaso, Papai Noel se esquecer, ou não tiver tempo,todos nós, do Cariricaturas nos encarregaremos de atender ao seu pedido.

Um beijo, amiga

socorro moreira disse...

Meu presente já chegou , no carinho de vocês, amigas !


Aposto nessa corrente de amor que só os corações amigos estabelecem.


Um beijo , em cada coração !

Ângela Lôbo disse...

Gostaria de fazer da sua carta um abaixo assinado, deixa? Assim ela terá o aval de todos nós e, certamente, o bom velhinho não terá outra alternativa e "nossos" desejos serão realizados.
Grande abraço!!!