Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 12 de dezembro de 2009

DO CARIRI PARA AS PASSARELAS - Por Edilma Rocha

A palavra CARIRI foi sempre para nós um sinônimo de luta e perseverança. E como não seria diferente para este artesão que desde os 10 anos de idade aprendeu com o pai o ofício que já fora do avô, Expedito Seleiro, como escreve, desenvolve a arte no couro na cidade vizinha de Nova Olinda.
Artesão da região do Cariri, filho de seleiro-sapateiro que executa sandálias, alforges e chapéus, inspirados nos modelos do seu pai para Lampião,Maria Bonita e seu bando. Tudo começou apenas com gibão, sela e chapéu bem resistentes para os vaqueiros se embrenharem nas matas de espinhos das caatingas do sertão. Depois a criatividade dos desenhos coloridos foram virando uma marca registrada nas peças pontilhadas em arabescos e flores. O modelo original usado por Virgulino Ferreira, continua sendo executado até hoje e faz o sucesso da sua produção. Mas Expedito Seleiro foi mais adiante levando a sua arte no couro para as passarelas da moda e até o cinema. A conhecida grife carioca Cantão usou na sua coleção de verão 2008 da estilista Yamê Reis, acessórios como botas e bolsas do mestre seleiro. Outra passada nas passarelas se fez pela grife Cavalera de descendentes espanhois no Brasil, moda verão de 2006, sandálias em couro de bode iguais as de Maria Bonita e as bolsas inspiradas no alforge do vaqueiro. Roupas, sapatos e acessórios já atuaram no filme O Auto da Compadecida em 2000, baseado na obra de Ariano Suassuna e dirigido pelo pernambucano Guel Arraes. Em Canta Maria, filme em 2006 de Francisco Ramalho Jr. produziu peças em couro para o figurino de Marco Ricca e José Wilker, este último interpretando Lampião. Valéria Stefani, produtora, conheceu o artesão nas filmagens de O Caminho das Nuvens, passando pelo Cariri e comprou sandálias para toda a equipe. Bia Salgado, figurinista de O Homem que Desafiou o Diabo, de 2007, é outra fã. O personagem de Marcos Palmeira usou três peças típicas no filme. No filme, O Romance, de Guel Arraes em 2008 , Leticia Sabatella veste roupas e adereços de Expedito Seleiro. Também levou o nome do Cariri para a passarela do samba em 2002 quando a Mangueira homenageou o Nordeste na Sapucaí.
Finalmente em 2008 o Expedito Seleiro ganhou o título de Mestre da Cultura conferido pelo Governo do nosso Estado do Ceará, justo reconhecimento.
O avô e o pai calçaram os pés calejados dos sertanejos, passando pelo bando de Lampião e Expedito calça os pés delicados das modelos cariocas em suas caras grifes brasileiras. E assim são essas as passagens do incansável trabalho do Caririense que conseguiu pisar na historia da moda e cinema Nacional, mostrando a importância e originalidade do nossos Guerreiros Cariris mantido nas suas verdadeiras e puras raízes.

Edilma Rocha

3 comentários:

socorro moreira disse...

Eita baixinha pra escrever, e escolher bem a temática dos seus textos !

Mil !


Abraços, e a minha admiração.

Edilma disse...

Socorro, querida,

Estes elogios vindos de você são previlegios.
Tudo que eleva o nome do nosso Cariri me agrada em especial.

Mil beijos !

Corujinha Baiana disse...

Edilma,
Com esse Blog tenho aprendido muita coisa sobre o Cariri, e esse seu texto só veio acrescentar.

Valeu, amiga
um abraço