Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Milton de Oliveira - por Norma Hauer


Foi a 25 de janeiro de 1916, que nasceu, aqui no Rio de Janeiro, o compositor MILTON DE OLIVEIRA, que, formando dupla com Haroldo Lobo, venceu vários carnavais, quando o "povão" brincava de verdade.

Como todo menino pobre começou a trabalhar bem cedo, um uma tipografia e, apenas com 16 anos, era revisor do jornal "A Nação".

Nesse mesmo ano compôs seu primeiro samba (não gravado) e em seguida teve sua primeira gravação:"És louca", na voz de Jaime Vogeler. Jaime Vogeler, bastante conhecido na época, não chegou marcar muito o repertório de nossa música.

Em 1937 compôs dois sambas , ambos com Max Bulhões", que "estouraram" pela voz de Patrício Teixeira: "Não Tenho Lágrimas" e "Sabiá Laranjeira".

O suicesso de "Não Tenho Lágrimas foi tão grande, que Nat "King" Ciole, quando aqui esteve o gravou em um "português" cheio de sotaque.

Mas foi sua parceria com Haroldo Lobo que o transformoui em um dos campeões do carnaval.

Haroldo fez parceria com Milton de Oliveira na maior parte de suas composições, como:"Juro"; "Índio Quer Apito";"A Mulher do Padeiro";"Clube dos Barrigudos"...

Ele gostava de fazer melodias sobre bichos, daí ter composto "O Passarinho do Relógio", quando surgiram os primeiros relógios com o Cuco; "Passo do Canguru";"Miau Miau" e "Tem Galinha no Bonde", todas gravadas por Aracy de Almeida.

O bonde, veículo popular em sua época, ainda serviu de tema para "O Bonde do Horário já Passou" e "A Mulher do Padeiro", que "viajava só no bonde de Alegria".

Sem fugir dos transportes, compôs,"Oito em Pé". Esta música surgiu porque na época passou a ser permitido que os ônibus levassem oito passageiros em pé.

Hoje pode parecer inconcebível, mas nos ônibus não era permitido que os passageiros viajassem "em pé" até que um decreto permitiu que viajassem oito em pé.

Daí Milton de Oliveira, ainda com Haroldo Lobo, compõs

"OITO EM PÉ"

Sobe Seu José,
Sobe seu José.
Sobe, sobe, sobe
Que ainda cabem oito em pé."
Em 1939 Carlos Galhardo obteve sucesso no carnaval com dois sambas da dupla Milton de Oliveira e Haroldo Lobo: "Sonho Lindo" e
NÃO PODE SER

"Ela quer que eu abandone a orgia,
Não pode ser.
Mas, se tal coisa acontecer
A nossa amizade vai morrer
Ou eu deixarei de viver."

No molde de um conhecido tango argentino, Milton e Haroldo compuseram "Porteiro, Suba e Veja", que teve uma resposta:"O Porteiro Subiu".
Ambos gravados por Patrício Teixeira.

Em 1942, além de "A Mulher do Padeiro" lançou "A Mulher do Leiteiro", ambos gravados por Araci de Almeida, a cantora que mais gravou músicas da dupla.

Muitos anos depois da morte de Haroldo Lobo, que não chegou a ver o sucesso (em 1942) do samba "P'ra Seu Governo"este foi gravado, em um LP, por Beth Carvalho em 1970.

Milton de Oliveira faleceu em 10 de dezembro de 1986, aos 70 anos.

Nenhum comentário: