Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 24 de janeiro de 2010

Vida de Aposentada : Sombra e Àgua Fresca ? - por Socorro Moreira


Nunca me aposento por tempo de serviço. Aposento-me das funções que o mental consegue exaurir. Foi assim como bancária, como professora de Matemática, como culinarista. Agora é a vez do coração, que teimoso, resiste! Anda sonolento, desapaixonado pelos desencontros, pela falta de estímulo. O coração é o único órgão que só se aposenta com a morte.
Vida de aposentado não é moleza não... A gente acorda mais cedo porque dorme demais; sente todas as preguiças dos longos feriados; desaproveita as férias, que já não existem... Costuma tirar um dia pra nada fazer: não lavar a panela do leite, não fazer almoço, não lavar as roupinhas íntimas. Aposentados, nem todos vivem com uma sacola do lado, pra trazer de uma em uma, coisinhas que entopem a dispensa e a geladeira... Eu prefiro comprar uma recreativa, papel e canetas, alugar uns filmes; passar umas horinhas numa loja de disco ou livraria; comer batata frita, numa lanchonete ou restaurante, desafiando as taxas , que adoram uma alta , só pra limitar a nossa vida. Nos intervalos do ócio, eu me esqueço de fazer poesia. Até aprendi a jogar Poker, na internet... Ainda bem que o serviço pode ser gratuito, do contrário, não sobraria grana pras bananas, e pras pomadinhas de arnica.
Mas eu sei que esta vida pode ser mudada... Que ela pode ser mais saudável, e que o meu coração pode se aposentar, na felicidade... Não penso em ter alguém ao meu lado, mas de poder ficar ao lado de alguém, e ser itinerante, como a própria vida.
Quero aposentar-me das incompreensões, das questões minúsculas, e de tudo que eu rejeito , e não participo. Quero outras coligações amorosas e políticas, como esse blogue, que eu tanto ativo!
Quero as amizades que o tempo e a boa vontade construiu. Quero as afinidades reunidas!
Quero também uma varanda, uma rede e um jardim, e a lua faceira, olhando pra mim !
Quero ganhar todas as estrelas com um só olhar, e viver num céu azul, sombreado de branco , com a chuva molhando e aspergindo cristais de vida, em mim !

14 comentários:

Stela disse...

Eita, amiga, que é isso aí do jeito que tu falas. O bom mesmo é se aposentar das chatices e incompreensões, da mesmice repetitiva de padrões que já não servem, porque nunca serviram mesmo. Acho que não podemos aposentar a cabeça para o que há de bom nas novidades, nem o coração para amar com plenitude, sem posses e domínios. Ter a mente e o coração curiosos, abertos e generosos é o que devemos tentar viver a cada dia. Hoje é domingo, o dia tá lindo, não podemos desperdiçar a vida. Devemos dizer siempre "Gracias a la vida". bjs.

Liduina Belchior disse...

BRAVO SOCORRO!!!

Penso igual a você: devemos nos aposentar apenas do que é inútil.
O coração?...Ah! o coração!
Este só quando parar de bater.
E as estrelas são todas nossas....
Até onde a vista alcançar.

Você própria (na minha opinião, já é uma estrela)

Bjos celestiais: Liduina.

João Marni disse...

Socorro querida,vc sabe expressar os seus sentimentos como ninguem.
verdadeira poetisa.
nao se aposente de nos,estamos sempre de corações abertos para lhe receber e fazer companhia.
bjs
fatima joao ,marni
ps.o jardim,a rede e a varanda estão a sua disposição

Edilma disse...

Socorro,

Você é nossa poetiza maior.
Começa uma crônica e a termina em versos.
Espero continuar sempre no seu dia a dia...
Aposentadoria ?
Deus me livre !
Não quero deixar de viver !

Beijos !

Unknown disse...

Socorro
Estou diariamente lendo o que escreves. Para mim, puro deleite. Fico a admirar quanta inspiração e facilidade com o trato com as palavras... Sinto-me pertencente e cumplice deste teu universo por vezes saudoso, por vezes apaixonado, por vezes embriagado com as delícias de ser. Acredito que realmente sua alma, sua emoção nunca se aposentarão pois quem ama a vida como vc não pode se ausentar dela. Bj Camila Arraes

socorro moreira disse...

Stelita você é o meu exemplo vivo de vida na alegria !
Sabe de quem recebi hoje uma visita ?
Da nossa querida amiga Walda. Claro que falemos em você, e no resto da turma inesquecível... Que ainda hoje espera o porvir de coração unido !

socorro moreira disse...

Liduína,


Meu coração vive cansado de tanto suspírar... Mas ele se alimenta de suspiros doces... Já que não posso comer aqueles suspirinhos que a minha avó e a minha mãe faziam.
Beijo !

socorro moreira disse...

João Marni e Fátima,


A casa de vocês não tem explicação : bela e acolhedora.
Mas e o coração?
Neles encontro rede, sombra, água fresca, e a vontade de morar a vida inteira !

Adoro vcs , amigos queridos !

socorro moreira disse...

Edilma , a gente pensa e sente tão parecido... !
A diferença são teus inúmeros talentos , que me faz orgulhosa de ti !
Estou esperando uma oficina de pintura pra pintar a minha vida de rosa ! ( risos)

socorro moreira disse...

Doce Camila,


Hoje escutei uma música com Ana Carolina, que dizia :" Você é uma mulher que está escondida nas canções". Não nos conhecemos , mas as nossas almas gostam de prosear, né?

Claude Bloc disse...

Socorro, hoje me aposentei do domingo. Me cansei demais nessa semana de trabalho.
Quadro, aula, calor, umidade maresia.

Passei o domingo dormitando...

Te liguei pra todo lado, desde ontem não te achei... Porém, contudo, todavia preciso falar urgente contigo...

Abração

Claude

rosa guerrera disse...

Socorrinho , lindo demais o teu texto ... Só não se aposente jamais da poesia ! Ela adorna a tua alma cada dia mais com cores maravilhosas . bjs, Rosa

socorro moreira disse...

Rosa,


Vida de aposentada é só poesia !
Que assim seja !


Um abraço, querida amiga !

Claude,

O Crato te aguarda !

Abraços.

jair rolim disse...

Eita Socorro, falando assim voce assusta a gente. Ainda quero ler muitos contos que permearam sua vida. Sua brilhante memória guarda muitas historias nao escrita do Crato. Afinal voce é aquela pessoa que a gente espera ta lá todo dia no nosso CARIRICATURAS.
Um forte abraço desse seu amigo menor
Jair Rolim