Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Carne recheada com farofa... para um domingo cheio de sol


Um belo dia resolvi aprender a fazer carne recheada com farofa ! Morava em SP, quando minha amiga Dinorah (de Belo Horizonte) me ensinou a fazer.
É engraçado como sentimos falta até das chatices das pessoas, não é??? Pois é. Sinto falta até da encheção de saco da irmã dela e das doidices que ela falava... hoje fico me lembrando e morro de rir sozinha!

Às vezes sinto muita falta desse tempo e das brincadeiras quando resolvíamos inventar um prato novo. Por isso, resolvi me aventurar hoje a fazer a tal carne recheada com farofa que há tempos não fazia.

Se me lembro bem, usava chã de dentro, pedia uma peça grande e abria fazendo um bifão. Mas não tinha chã em casa, só tinha maminha, e, como sempre, quando não tem tu, vai tu mesmo, desncongelei uma peça de maminha, de mais ou menos um quilo e meio, limpei beeemmmm, e abri como se fosse um bifão. Temperei com alho, sal, pimenta do reino e azeite, e dexei descansar da noite para o dia na geladeira, em um recipiente fechado.

Fiz uma farofinha básica com bacon, linguiça calabresa, cebola e alho refogados no azeite e na manteiga, 500 gramas de farinha de mandioca, azeitona verde sem caroço, sal e cheiro verde.

Retirei a carne da geladeira, separei uma agulha nova e linha clara, e comecei a costurar as laterais da carne, deixando só um buraquinho para colocar a farofa. Preenchi a carne com toda a farofa (um detalhe é que a carne não pode ficar muito cheia, de farofa, pois com o cozimento a carne dá aquela diminuída, e se estiver muito cheia pode estourar.). Depois de colocar a farofa, costurei o último pedaço.

Numa panela grande queimei uma colher de sopa de açúcar refinado e dourei a carne, sempre acrescentando um tantinho de água e virando a carne por todos os lados para dourar por igual. Depois de dourada, acrescentei um copo de água e uma cebola grande cortada em rodela, tampei a panela e depois cozinha por uns 20 minutos, verificando sempre a quantidade de líquido. Deixei ficar um tanto no fundo da panela, que a essa altura do campeonato, já estava bem grossinho.

Bom para servir com arroz branco quentinho (e couve à mineira e brócolis refogado).
Bom apetite!

Nenhum comentário: