Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Expressões do Caririês.


Andei algumas (muitas) vezes pelo Cariricult, nestes últimos dias e constatei lá pelos bastidores uma troca amistosa e interessante sobre a diversidade linguística. Isto a propósito e a partir do texto de Maurício Tavares - "Quede, quedê, cadê".
.
Depois de alguns comentários, foi sugerida a elaboração de uma lista de expressões caririenses que estão em desuso atualmente ou mesmo aquelas que se mantiveram e que são caracteristicamente do Crato e cinrcunvizinhanças.
.
O assunto ficou em minha mente e fui me lembrando de alguma coisa que vou listando por aqui. Que me corrijam os mais entendidos. Que acrescentem itens à lista os que se lembrarem. Que interpretem as expressões os que não se lembram ou que nunca ouviram alguns dos itens citados.
.
O objetivo é fazer um passeio pelo passado...
  • Deixa de ser fiota, menino!

  • Só o fute, mesmo!

  • Vai pegar bigu

  • Dar rabissaca

  • Pegar uma fresca

  • Pirró

  • Pixototinho ou pirrototim

  • Vestir sunga

  • Soltar a franga

  • Caba folé!

  • Tô com gastura

  • Tô com farnizim

  • Ele usa pi(n)cenez

  • Dar um cascudo ou croque

  • saia godê duplo

  • Tá com curuba?

  • cabelo rebaixado

  • rebolar no mato

  • sair de fininha

  • taca a foice

  • espichar os cabelos

  • arrochar o cinto

  • dar pichinoca

  • catolé

  • tibungar

  • caxingar

  • bunda-canastra ou cangapé

  • chamichuga

  • dispranaviada

  • levou o menino no tuntum

  • tava fuxicando

  • fez um cocó no cabelo

  • zurêia

  • qué arco, qué tarco, ou qué qui múi? - Cuma?

  • Hoje tô desprevenido

  • Sapato fanabô

  • Salto menina-moça

  • Muruanha

  • Se impiriquitar

  • Passar ruge

  • Vai brincar com a tua calunga

  • Dar uma chulipa

  • Ele veio cheio de pindureza no cinto

  • Vou lhe dar umas lapadas

  • Se preferir dou uns bofetes ou tabefes

  • No aceiro da casa

  • Home suvino

  • Vou passar uma meizinha

  • Já tô cheio/a até o tolé

  • Aperta aí o biloto!

  • Ô menina espilicute!

  • Fecha aí o rirri do teu vestido.

  • Comi tanto que deu na fraqueza.

  • Parece que a comida me ofendeu

  • Ele tá é fazendo goga, rapaz!

  • Ele se espragatou no chão

  • Vôte!

  • A água fria desceu pelo gogó!

  • Saiu fumaça até pelos buraco(s) da venta

  • Vou dar um cheiro no cangote!

  • Vou lhe dar um sabacu.

  • A muié tá de bode

  • Ela tá flertando com ele.


Obs.: Algumas palavras mantiveram a grafia da forma que eram usadas no linguajar popular.

Colaboração de A. Morais:

  • Chorar godê

Colaboração de Carlos Eduardo Esmeraldo

  • Armar a fianga= armar a rede

Colaboração de Magali

  • Califom( sutiã)
  • Pereba

Colaboração de Maurício Tavares:

  • "espilicute" por sua origem inusitada da expressão inglesa "she is pretty and cute!"

Colaboração de Glória Pinheiro

No meu tempo de criança, era:
Zabumba, hoje é banda cabaçal.


Colaboração de Liduina Belchior

Eu conheço a expressão" vou me abufelar"com você(Quer dizer: vou me agarrar)

e esta: Fulano "se abuletou" na cadeira e não saiu mais.

17 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

Claude acrescente esta:

"Chorar Godê".

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Armar a fianga= armar a rede

Anônimo disse...

Califom( sutiã)
Pereba

Cacá Araújo disse...

Pesquiso expressões populares. Tenho vários "dicionários" dessa natureza. Escrevi alguns textos teatrais em que utilizo fartamente a linguagem sertaneja, mais pura, sonora e sincera.
Parabéns pelo artigo.

Maurício Tavares disse...

Claude
Consegui me lembrar de quase todas as expressões que você listou (algumas estavam bem sumersas naminha memória). Entre elas as minhas prediletas são "Rabissaca" (passei a vida dando rabissacas) e "espilicute" por sua origem inusitada da expressão inglesa "she is pretty and cute!" Seria bom se conseguíssemos um número mais expressivo pra eternizá-las em um livrinho. Outra vertente possível seria uma pequena história de cada expressão. Ler os blogues do Crato (Carriricult e Cariricaturas) me mantém virtualmente ligado à minha origem.

Claude Bloc disse...

Agradeço a todos pela colaboração e pelo comentário.

Todas as expressões que eu listei faziam/fazem parte do meu vocabulário de (quando) criança, pois cresci numa fazenda e aos 8 anos fiquei definitivamente em Crato. Há muita coisa mais,porém, na hora do "pega prá capá" a gente acaba deixando muita coisa vazar por falta de uso.

Abraço a todos.

Claude

Claude Bloc disse...

Cacá,

Fico muito feliz quando posso trabalhar ou comentar esse aspecto linguístico, que é a expressão popular (sobretudo)de nossa reagião.
A mim realmente me encanta e empolga.

Caso haja interesse e tenha tempo de colaborar conosco,no Cariricaturas, mostrando seu trabalho e suas pesquisas, me informe, por favor e lhe mandarei um convite para que poste pessoalmente aqui.

Nosso espaço é bem democrático e seria muito bom apresentar algo nesse contexto, em "doses homeopáticas".

Claude Bloc disse...

Maurício,

Agradeço sua vinda aqui no Cariricaturas. É sempre boa a presença que nos acrescenta. Você fez isso!

Eu nem me lembrava mais da origem de "espilicute", mas de imediato lembrei de Monsenhor Montenegro explicando isso numa aula de inglês com aquele sotaque meio "macarrônico" que ele tinha.

Já pensei em fazer um manual com essas expressões e palavras (pois trabalho com Linguística e Socio-linguística), mas, melhor seria se fazer uma coletânea com várias pessoas colaborando. Dessa forma o trabalho seria muito mais rico e abrangente. Enfim, é uma boa idéia!

Morais de Rajalegre seria um ótimo colaborador... Zé Flavio também.

De qualquer forma, valeu o contato e a sugestão.

Abraço,

Claude

Liduina Belchior disse...

Claude,
Antes de mais nada: Bom domingo.
Eu conheço a expressão" vou me abufelar"Com você(Quer dizer: vou me agarrar) e esta: Fulano "se ambuletou" na cadeira e não saiu mais.

Bjos: Liduina.

Glória Pinheiro disse...

Claude,

Esta era usada no meio rural:

Brincar de calunga = brincar de boneca.

socorro moreira disse...

Pixote- jogador ruim de baralho
Peruando - espiar quem tá jogando
Deu pitaco , na minha vida.
Esculhambação
Binga
Pimba
" se liga me ligasse, eu tbém ligava liga; como liga não me liga, eu tbém não ligo liga".
Desplanaviado
juízo curto
subir nas paredes
fulo de raiva
pela bola sete
mulézinha
inchirida
mama na égua
tosse de cachorro
bufa
rolete de cana
lavar os terém ( lavar os trens da cozinha)
engomar as çalças
pega rapaz
pressão e colchete
cinturão queimado
galocha
biscate
bisca
pé-de-anjo
essa menina tem chita, e é das miudinhas
lamparina
umbuzada
baixa da égua
pisa na fulô
cabaço
tina
miolo de pote
bucho cheio, mão lavada e pé na estrada
uns quinhentos anos
mulher de vida fácil
dondoca
emperiquitada
dor de viado
quem não pode com o pote , não pega na rodilha.
gente fina
gente que o Brasil precisa
pai d'água
fela da gaita
chifre em cabeça de cavalo
latrina
coragem de mamar em onça
seboso
carniceiro
bila
comer manga com febre
injuriado
fumar numa quenga
espivitado
boca de siri
com jeito vai...
pedir o pinico
abrir as pernas
Se derreter toda
arreia , macacada
olhar de banda
escruvutiar
ficar com a pulga atrás da orelha
remela
ir para a berlinda
segurar a vela
ficar no caritó
levar um fora
mijar fora do pinico
doce de coco- enjoativo
cama de campanha
cortinado
detefon
puxar a brasa
passar uma rasteira
encabulado
perna de pau
cumieira da casa
lel´=e da cuca
fera
fazer a cama
alegre como pinto em bosta
ver passarinho verde
bolo Fôfo
liseira
você tá é frito
cintura de pilão
baladeira
trunfa
requebrado
corpete
anágua
combinação
salto Luiz XV
radiola
toca-fita
comer feito padre
lamber os beiços
espinela caída
banho de cuia
chateau
dor-de-cotovelo
volvo - nó nas tripas
caganeira
tísico
pote dágua
quartinha
sianinha
assobiar e chupar cana
tiquim
batata da perna
quengo
zoada da mutuca
faz que olha
ficar intrigada de sangue a ogo
voz de taquara rachada
levar bomba
encarquilhada
pagar mico
falar que só papagaio
pular uma fogueira
pular fora
cair de boca
sumir do mapa
tamanco
gigolete
pulga atrás da orelha
cão chupando manga
triscar
triscado
tomar umas e outras
telegrama urgente
carta aérea
bitola do trem
olhar de peixe morto
birinaite
abiscoitado
tabaréu
coquete
até de baixo d'água
galante
bandoleira
cavar a propria cova
comer o pão que o diabo amassou
frieira
couro de pisar fumo
não bebe, come com farinha
pé d'água
cilion
abacaxi
é uma uva
aperriada
é sopa !mamão com açúcar
couro cru
fazer nas coxas
torar
empelotar
mangar
tirar sarro
escangotararenga
paparicar
puxar a sardinha
chuviscar
pileque
palmatória
papael passado
desquite
tem pai que é cego
tamborete de samba
amarrar a égua
.........
Cansei ! rs

Glória Pinheiro disse...

Help, vou já buscar meu livro de cearencês. (risos)

Glória Pinheiro disse...

No meu tempo de criança, era:
Zabumba, hoje é banda cabaçal.

Glória Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edilma disse...

Ninguem pode com Socorro Moreira
Eita memória !
Acabou com todos nós.
Ufa !kkkkk
Tinha alguma coisa, agora é nada...

Magote de moça
Ganharam os bredos
Catrevagem
Ocustumado
Impreterido
Rodore
Morto a fome
Futrica
Futuca
Esgalamido
Nó nas tripa
Esgulepado
Murrinha
Liso
Jumelória
Breu
Esculhanbado
Quenga
Perobo
Abestalhado
Corpête
Combinação
Pisinês
Caiu no gôto
Espinhela caída
Difruso
Reimoso

Sua alma, sua palma, seu coração, sua pindoba...

Dizia minha sogra... kkkkk

socorro moreira disse...

carga torta
arrebitada
canela fina
bicha véia
cafona
besta
abirobado
fela da gaita
cambada de gente
curriola
ficar no prego
uma tuia
o im da picada
qamancebado
estabanada
desmantelada
osso duro de roer
unha de fome
só quer ser às pregas
chave de cadeia
currulepe
só o pitel
rabo de gato
ficar se abrindo
pé quente
pé frio
tome um chá de cadeado, e se feche pro meu lado
tem boi na linha
chovendo canivete
rabo de saia
pirulitando
boiando
a ver navios
pobre de fazer dó
tirar onda
quem quiser , que te compre
casa de Noca
enrolão
pucha saco
pindaíba
lavar a burra
passar a perna
apaixonado os 4 pneus e um de reserva
limpar a barra
rei na barriga
solta na buraqueira
precondia
espírito de porco
balança mas não cai
intriga da oposição
cabelo na venta
mulher de bigode, nem o diabo pode
sambada
pedra no sapato
bichado
serelepe
rabo de burro
soltando brasa
capitão - comendo com as mãos
pimbar
malouvida
cabelo estirado à força
loura à força

dá nó em pingo d'água
sovaco
passar a régua
dar mole
tirar a barriga da miséria
pular de galho em galho
à ferro e fogo
pitoco
arrastar asas
cega de guia
vá pela sombra...
tirar o cavalo da chuva
tirar o selo
bruguelo
cantiga de grilo
fugir da raia
cagar no pau
cutucar a onça com a vara curta
passar um telegrama
queijuda
cara lavada
não entende bulufas

Glória Pinheiro disse...

Socorro, tenho uma leve impressão que você ultrapassou as fronteiras do Cariri e até do Ceará.
Ex.: puxa saco. Nesta última relação, desconhecia alguns termos.
Uma de São Paulo: Come mortadela e arrota caviar. Acho de péssimo gosto alguém se referir ao outro com essa expressão que desconfio ser da Zona Norte de São Paulo. Mais precisamente, aonde vivem as Mulheres de Santana.