Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

É possível amar os inimigos? Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, (5, 43-48) Jesus disse: “Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo! Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre os maus e bons, e a chuva cair sobre os justos e injustos. Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o pai de vocês que está no céu”.

É muito difícil colocarmos em prática essas palavras de Jesus “amai os vossos inimigos.” É fácil amar quem nos ama e nos faz o bem. Existe até quem ache impossível amar as pessoas que tentam nos prejudicar.

Nos dias de hoje, os mandamentos de Jesus são um desafio para todos nós. O Evangelho nos traz a esperança de um relacionamento humano bem diferente daquele que está impregnado na sociedade, isto é: odiar os inimigos e amar apenas os amigos. Amar o inimigo é se relacionar com ele, que é também amado por Deus. Porém na nossa imperfeição isso se apresenta como um problema quase insolúvel. Como poderemos solucionar esse problema? Através do amor as diferenças no relacionamento serão superadas. Nesse trecho do Evangelho, Jesus nos convida a uma mudança de comportamento que nos tornem testemunhas da justiça de Deus.

Amar os inimigos nos mostra que o amor é a capacidade de conviver com os conflitos de relacionamento. Como Deus é perfeito, ama a todos nós, até nossos inimigos. Deveríamos fazer isso, mas não somos perfeitos como o Pai. Entretanto, somos chamados por Ele para ser santo. É difícil para nós pecadores alcançarmos a santidade. Mas se não podemos ser perfeito como Deus, devemos melhorar e crescer como ser humano. Quem sabe não chegaremos a conclusão que os nossos inimigos estão entre os nossos maiores amigos? Será que essas pessoas pensam como nós? Dizem o que gostaríamos de dizer e que não temos coragem?

Quando não simpatizamos uma pessoa é porque enxergamos nela defeitos que são nossos. Se Deus ampara a todos nós com o seu amor, vejamos isso como um sinal de que temos que resolver entre nós as diferenças através do diálogo. Essa talvez seja a melhor maneira de aprendermos que o amor é a melhor forma de justiça. E o mundo teria muito mais justiça e paz se o amor estivesse no coração de todos.

Como amar o nosso inimigo? Não cultivando o ódio, rancor e nem desejos de vingança. Perdoando e pagando o mal com o bem. Também se alegrando com as coisas boas que aconteçam na vida daquele que consideramos inimigo. E se na nossa vida se apresentar uma situação em que essa pessoa precise de ajuda, devemos auxiliá-la no que for preciso. E, além disso, se surgir uma oportunidade de reconciliação, não colocar nenhum obstáculo para que isso ocorra. Se agirmos assim estaremos seguindo o mandamento de Jesus: “amar os inimigos.”

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

4 comentários:

Claude Bloc disse...

Magali,

Ri muito comigo mesma porque postei um comentário num texto de Fátima que pelo Figueiredo achei ser você...

Como você falou que estava escrevendo,de imediato fui comentar tal texto pensando ser seu... Mas, o cansaço e o sono não me permitiram atinar para a autora...

Mas quanto ao seu texto, nos traz belas lições de vida: " Amar os inimigos nos mostra que o amor é a capacidade de conviver com os conflitos de relacionamento."

Belo texto, Magali, e muito próprio.

Abraço

Claude

Anônimo disse...

Obrigada Claude,

Você sempre me incentivando e isso é muito importante!
Ri muito da sua distração. Mas não li no texto.

Abraços

Magali

Corujinha Baiana disse...

Magali,

Parabéns pela bela mensagem repleta de amor ao próximo!

Um abraço,
Corujinha

Anônimo disse...

Obrigada Corujinha Baiana, embora não lhe conheça sinto que você é uma pessoa especial, e é muito gentil.


Abraços


Magali