
O local é fácil de identificar: é a Praça da Sé, depois de 1953, pois ela recebeu a configuração que possui hoje após o centenário da cidade. Lembro-me vagamente como a Praça da Sé era antes: apenas um quadro coberto por uma densa camada de capim de burro onde a rapaziada jogava futebol à tardinha e durante as manhãs por lá pastavam ovelhas, cavalos e algumas vacas.
Que evento seria esse? Vou arriscar dando vários chutes. Acredito que o ano deveria ser 1955 ou 1956. Vemos uma procissão do Santíssimo Sacramento, provavelmente em direção ao palanque centro de uma festa celebrativa. Seria o cinqüentenário de ordenação do Bispo Dom Francisco de Assis Pires?
E que pessoas conhecidas que vemos em primeiro plano? Identifiquei apenas o Padre Antonio Feitosa, o famoso Monsenhor Feitosa, uma das maiores culturas do clero cearense. Por trás um seminarista. Não será outro, senão Huberto Cabral? No cantinho da direita, à frente da mocinha de véu, destaca-se a imagem de um senhor austero de paletó e gravata, usando óculos. Foi por causa dele que alguém me enviou essa foto. Este á a pessoa que me é muito cara. Vocês advinham quem é?
Por Carlos Eduardo Esmeraldo
4 comentários:
Eita Carlos Eduardo...
Tá dificil... Pensei ter identificado D. Vicente de Araújo Matos perto do seminarista,mas na década de 50 ele era jovem e não tão redondinho. Essa pessoa que você fala que lhe é cara, creio sei seu pai (tem os traços de sua família. Huberto Cabral, será? Achei a referida pessoa meio forte pra ser ele.
Afff! Tá mesmo complicado
Abraço a você a Magali.
P.S. estou pelas redondezas de Fortaleza. Vocês estão por aqui?
Caso estejam, peça a Magali pra me ligar, posso lhes fazer uma visita 6ª feira, se for conveniente pra vocês, claro.
Claude
Prezada Claude
Huberto Cabral é o seminarista, o bispo não é Dom Vicente, pois ele não estava no Crato naquela época. O bispo não é do Crato. O outro padre é Mons. Feitosa. O homem à esquerda de óculos de paletó e gravata no cantinho esquerdo à frente da morena com o véu sobre a cabeça é realmente o meu pai.
Na próxima sexta-feira Magali estará internada no Hospital São Mateus para uma pequena intervenção cirúrgica na perna.
Poderá ser noutra data?
Carlos,
Pode ser qualquer 6ª, quando Magali se restabelecer.
Desejo a ela pleno sucesso na cirurgia.
Que Deus os abençoe.
Claude
Oi Claude,
Marcaremos um dia quando eu estiver recuperada e espero que seja o mais rápido possível.
Passaremos esses feriados aqui mesmo em Fortaleza, de maneira agradável com a presença de Tales, Socorrinha e Gabriel. Vamos aproveitar para paparicar o neto e a neta. Tem coisa melhor?
Abraços
Magali
Postar um comentário