Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um texto dee Maria Amélia Pinheiro de Castro

Um pouco sobre a importância da Conservação e Restauro

Pelo que tenho acompanhado parece que as autoridades do Crato estão preocupadas em Conservar e Restaurar os objetos e documentos da nossa história, cuidando para que, no futuro, haja reconstituição plena das nuances que dizem respeito à cultura do Crato, do Cariri e Ceará.
A nossa História precisa do passado, pois sem ele é impossível construir-se um futuro. Quem vive sem querer saber de onde veio e o que faziam seus antepassados? Essa curiosidade faz parte da natureza humana, é requisito para o desenvolvimento de uma sociedade.
O papel, originário do papiro chinês, é o suporte principal da documentação, não se esquecendo da importância dos hds, pendrives, cds e outras formas de armazenamento cibernético de dados. Mas, o papel, este tem uma importância maior, ele hipnotiza o leitor, ele permite o contato físico, ele guarda não só dados efêmeros, mas informações completas e detalhadas sobre a cultura de um povo e de acontecimentos que afligiram uma sociedade em determinado período. A matéria escrita, acumulada durante todos estes séculos que chamamos de civilização. .
Mas, não se trata, aqui de fazer apologia do papel contra as formas virtuais de armazenamento de dados/informações. Elas se complementam.
É preciso que se eduque nosso povo no sentido de conservar os nossos objetos de museus, os documentos e livros, pois o que é conservado, não é restaurado.
O restauro é mais caro e requer conhecimentos específicos para o exercício da função. A conservação começa, e se torna mais barata quando se tem o cuidado de acondicionar, higienizar e guardar os documentos (papéis com informações) em um lugar seco e com pouca umidade. Cuidados, aparentemente insignificantes, como o de retirar livros de estantes muito cheias, quando a simples providência de se manter um pequeno espaço entre os livros é o suficiente para um correto manuseio, umedecer o dedo com saliva para virar a pagina, não manusear o livro com as mão sujas. As autoridades do Crato ao adotarem medidas de preservação dos nossos acervos dão um importante passo nos sentido da preservação da verdade .Assim se presume que essas obras tenham maior permanência no tempo.E nossa obrigação inadiável e imprescindível é a de conservar, da melhor maneira possível, o que chegou até nossos dias.
Vejam o antes e o depois de um livro restaurado.
Maria Amélia

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Maria Amélia, gostei muito do seu texto.

Abraços

Magali

joaquim Pinheiro disse...

Valeu, mana. Muito bom chamar a atenção para questões importantes e nem sempre levadas a sério. Abraços