Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 18 de abril de 2010

No Metrô do Cariri - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Em 1977, em Reunião do Rotary Clube do Crato, um grupo de rotarianos defendia a retirada da Estação Ferroviária do centro da cidade, para instalá-la no Muriti. Esse grupo alegava que a ferrovia fechava sete ruas do centro da cidade. Opus-me a essa idéia porque em todas as grandes cidades brasileiras, as estações ferroviárias situavam-se no centro e os trilhos poderiam servir futuramente à implantação de um metrô de superfície ligando o Crato ao Juazeiro do Norte. No dia seguinte, um colega engenheiro da Coelce ouvia no noticiário do radialista Antônio Vicelmo, um resumo do que fora discutido na reunião do Rotary Clube do Crato do dia anterior. Então ele espalhou entre os demais colegas de trabalho que eu havia apresentado um projeto para instalação de um metrô no Crato. Por isso, fui vítima de muitas chacotas dos demais colegas da Coelce de Fortaleza.
Hoje faço esse registro. Eu andei no metrô do Cariri! Uma realidade que estaria ainda distante, ou possivelmente inviável se aquela idéia dos rotarianos cratenses tivesse sido posta em prática.
Espero que aquele meu colega da Coelce, a quem convidarei para ler este texto, tome conhecimento da realidade em que se tornou aquele meu palpite.
E que retorne o trem de passageiros de Fortaleza ao Crato.
Estação do São José, onde eu e Magali descemos procedentes do Crato!
(Aqui os trens em sentidos opostos se encontram na metade do percurso)

Fotos: Magali
Por Carlos Eduardo Esmeraldo.

3 comentários:

Marcos Barreto de Melo disse...

o Carlos Esmeraldo,

Estive recentemente em Crato, mais precisamente no nosso reduto(sítio São José) e , ao lado de um grupo de convidados baianos, pude constatar com orgulho esta nova realidade. Os baianos também ficaram encantados com a existência do nosso metrô de superficie. Parabéns a todos que acreditaram neste projeto.
Grande abraço,

Marcos B. de Melo

Aloísio disse...

Carlos Esmeraldo,
Fiz parte do grupo de baianos citado por Marcos no comentário anterior. Realmente, esta obra deve ser orgulho pra vocês aí do Crato, poi aqui em Savador já se gastou rios de dinheiro e nada de metrô funcionar.
Abraços

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Amigos Marcos e Aloísio

Este nosso metrô, pequneo, mas é um exemplo de como a estrutura existente pode ser aproveitada.
Abraços