Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem são estas pessoas?
- Claude Bloc -
Passei terça-feira por uma banca de qualificação do meu Projeto de Pesquisa para o Mestrado em Ciências da Educação. Pois é, foram dois “ferozes algozes” (até rima) que decidiram meu destino e o de outros/as colegas de Mestrado nesse dia.

Fomos chamados/as de surpresa na sexta-feira passada e tivemos que nos organizar, em pleno período de aula, para irmos a Teresina e ainda por cima deixarmos atividades para suprir nossos alunos e não os deixarmos em vacância na nossa ausência.

A correria e o estresse foram inegavelmente grandes. Não é brincadeira criar algo substancial para preencher uma aula em que o professor não esteja presente e fazer jus a essa ausência de forma absolutamente entendível e aplicável, sem “encheção de linguiça”. Aluno não é bobo e não se obriga a fazer o que não lhe serve. E a professora aqui é comprometida com seu trabalho...
.
Enfim, tudo pronto. Zarpamos de ônibus: duas colegas e eu. Na segunda à noite, demos aula até 21:30 e saímos de Sobral às 23:30. Uma viagem confortável de 6 horas de duração.
.
Amanhecemos em uma Teresina amena (chegamos às 5:30). Tomamos café na rodoviária pra fazer hora, pois o FORUM-APROCEFEP – nome do nosso curso de mestrado – só abre às 7:15h e as aulas começam a acontecer às 8:00h. Tomamos um bom banho para recompor as energias e despertar do sono entrecortado da viagem. Tomamos mais um café para nos mantermos de olhos e mente acesos e fomos à “forca”.

A Professora Doutora Áurea Adão (professora portuguesa da Universidade Lusófona – Lisboa-Pt - inclemente e incisiva) e o Professor Doutor Emmanuel Sabino (diretor do nosso curso – também português e inclemente) estavam a postos para nossa agonia. Havia 6 cearenses na sala. Alguns ficaram, por motivos diversos, para se qualificarem em agosto.

Áurea foi chamada. Brilhou! Acho que subestimam muito os nordestinos lá pela Europa. A ordem era alfabética. Não havia mais “A” nem “B” na lista de alunos e foi o “C” de Claude a ser chamado em segundo lugar. Eu nem sabia que ia ser qualificada naquele momento, pois ainda devo fazer um (meio) módulo de 30 horas de Metodologia em maio (fui a Crato em Janeiro e posterguei o curso).

Pois é, mas a surpresa me fez bem. O fato de achar que aquilo seria apenas um treino me deixou tranqüila e o café me deixou lúcida o suficiente para responder com clareza a sabatina a propósito de meu projeto de pesquisa. Fui qualificada! Uau! Apenas devo fazer o módulo que está em débito, para receber a titulação... Ufaaaaa! (ei! e a dissertação?)
.
Claude Bloc

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Claude! Sucesso!


Abraços

João Marni disse...

parabens MESTRA!.torcemos por mais um sucesso.
vc merece.saudades e bjs joao marni fatima

Maria Amélia Castro disse...

Claude!
Parabens.Só quem sabe é quem passa.
Muito sucesso.
Abraços
Maria Amélia

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Claude,

Já dei resposta a aquela pergunta e por e-mail. Você leu?

Mas agora aos fatos muito bem narrados, gostoso de ler, senti-me no percurso e com café da manhã na rodoviária.

E segundo ao que vem este texto? Não é o fato da tua comemoração e tampouco a notícia para os amigos orgulhosos. O que vem é esta dimensão humana, tão própria do húmus da terra, quando um mestre tem em si a incerteza das condicionantes que qualificam a sabedoria nos tempos atuais. Um mestre atento como um aluno sendo examinado.

socorro moreira disse...

Parabéns, menina !
Ufa !!! risos
Teu alívio e alegria são meus também !

Claude Bloc disse...

Obrigada Magali, João Marni e Fátima, Maria Amélia, Zé do Vale e Socorro. A vibração de vocês me alegra e me incentiva a continuar esta árdua batalha.
E podem crer que é mesmo árdua.
Mas temos mesmo é que vibrar quando conseguimos galgar uma etapa com sucesso.

Agora vai ser o "parto doloroso": a dissertação! Mas já aprendi muito desde um ano e meio de módulos de diversas disciplinas.Uma dessas coisas foi a linguagem "pedagoguesa" necessária aos diversos trabalhos que fiz no decorrer desse tempo. Creio que de agora em diante será mais fácil passar por esse atropelo e ainda sair ilesa.

Abraço a todos/as vocês e mais uma vez obrigada pela vibração e sobretudo pelo calor da amizade que senti nas suas palavras.

Claude Bloc disse...

Zé do Vale,

Recebi sim seu e-mail. Mas como viu estive atropelada por mil atividades e sem tempo para te falar com calma.
Em Sobral recebo minhas mensagens pelo Outlook e quando baixo os e-mails por lá, lá eles ficam... Portanto, me aguarde que tenho muito o que lhe falar sobre o livro. Sugestões suas etc. Esta semana (que vem) terei tempo para entrar em contato com você.

Abraços e obrigada pela sua sempre constante gentileza e atenção.

Claude

Glória Pinheiro disse...

E a dissertação, Claude Berthe?! Esta tu vais tirar de letra(s)!!
Fico feliz com esta primeira conquista, das muitas que virão.

Forte abraço

Glória

jflavio disse...

Parabéns a Claude que nos ensina a todos lições do recomeçar.
Abraço, menina!

Emerson Monteiro disse...

Notícia boa!