Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Festa da Padroeira - por Geraldo Lemos


  1. 22 de agosto de 2008. Primeiro dia da festa da padroeira, N.S.da Penha.
Volto aos anos 60 e me vejo, em uma praça cheia de barracas, carrosséis e, completamente, lotada de fiéis.
Escuto a "Banda Furiosa" executando hinos e a voz eloqüente e sonora de Mons.
Rubens entoando o "TANTUM ERGO" e a ladainha de N. Senhora.
De repente, terminam os altos litúrgicos, e a praça se anima. Auto-falantes entram no ar, carrosséis giram. Tudo tem vida, é um clima de alegria e religiosidade. Barracas com bingos e alguém gritando: quem da mais? Era gostoso. Na calçada da igreja, havia uma banca com diversos quitutes e a "pesca" que nos atraía. Cada peixe valia um brinde. Não havia exploração. Os garotos se divertiam e, até mesmo, pescavam fiado para os pais pagarem depois. Todos eram conhecidos. Todos eram irmãos, filhos da padroeira. O Crato era uma família só, sem distinção de cor ou poder aquisitivo. Éramos Cratenses.
Esperávamos, durante o ano todo, a vinda do carrossel Maia, com os cavalinhos, roda gigante, aviões e as canoas, onda m, rinha e o carrossel com safona, pandeiro, triângulo e zabumba de Vicente Clemente.
Sob os olhos vigilantes das freiras, desfilavam as internas do Colégio Santa Teresa e Patronato Pe. Ibiapina, com suas fardas que faziam os adolescentes ficarem pasmos. Só havia flerte e, olhe lá, se a freira não o visse. Era gostoso. Eu flertei muito e, pegar na mão, nem pensar. Era pecado, só depois de um mês de namoro.
As amplificadoras, com um locutor melódico, anunciavam o que se passava nos corações dos apaixonados: "De um alguém para outro alguém, com muito amor e carinho De um alguém para outro alguém que está de saia azul, blusa branca e gigolete" na cabeça. De um alguém para outro alguém que está entre o céu e a terra (roda gigante) e mais declarações inocentes e amorosas.
Os leilões rendiam muito. Todos queriam cooperar com o sustento da paróquia. E as rainhas, atração dos jovens? Eram lindas. Partidos branco, azul e vermelho. Como eu queria comprar um lacinho!
Comíamos quebra queixo, tapioca com coco ralada, rolete de cana, algodão doce e tomávamos garapa e raspadinho de gelo com sabor de abacaxi, morango, cajá e outros sabores. Nada fazia mal a saúde e era barato, nem mesmo a tapioca com fígado de Canena.
A festa começava no comércio. Casa Abraão, com o cego Santino gritando: é queima, é queima e a lojas Azteca, sob o comando de Modesto e Aldemir, vendendo roupas e sapatos, respectivamente, para a tão sonhada indumentária da festa. Alfaiates e costureiras não dormiam. No dia primeiro de Setembro, seus trabalhos seriam exibidos na procissão da padroeira.
Havia salva, ao meio dia e às 05:00h da manhã. Quem a comandava era Zé de mão, com seu tabuleiro de fogos que mais parecia uma tábua de pirulitos. Se estivesse "com umas na cabeça", segurava o fogo e dizia: "A festa é aqui em baixo, não suba". A banda tocava até Frevo. Como era bom corrermos na disputa das varetas dos fogos!
Quem, naquela época, não recebeu um cartão do "grupo escolar", com quadrinhos, para marca-los, a cada 1 tostão, com um X? tínhamos um lápis e uma borracha, no bolso. De cada dez, ficávamos com um e apagávamos o X com a borracha.
Pois bem. Já divaguei muito. Meu coração já está oprimido. No entanto, escuto, ainda a banda Municipal, o som das amplificadoras dos carrosséis, o pipocar dos fogos, o repicar do sino da matriz e o pulsar dos corações dos que viveram, naqueles anos.

Geraldo Lemos

Nenhum comentário: