Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BISAFLOR CONTA HISTÓRIAS

A história que Bisaflor conta agora reforça o dom essencial da tradição oral: a transmissão da força da palavra, que se faz presente através dos tempos. Essa história foi contada no livro “O dom da história: uma fábula sobre o que é essencial”, de Clarissa Pinkola Estés. No final da história, a autora considera que “o dom essencial da história tem dois aspectos: que no mínimo reste uma criatura que saiba contar a história e que, com esse relato, as forças maiores do amor, da misericórdia, da generosidade e da perseverança sejam continuamente invocadas a se fazerem presentes no mundo”.

O DOM DA HISTÓRIA

O amado Bal Shem Tov estava à morte e mandou chamar seus discípulos.
- Sempre fui o intermediário de vocês, e agora, quando eu me for, vocês terão de fazer os rituais sozinhos. Vocês conhecem o lugar na floresta onde eu invoco a Deus? Pois bem, fiquem parados naquele local e ajam do mesmo modo. Vocês sabem acender a fogueira e sabem dizer a oração. Façam tudo isso, e Deus virá.
Depois que o Bal Shem Tov morreu, a primeira geração obedeceu exatamente às suas instruções, e Deus sempre veio. Na segunda geração, porém, as pessoas já haviam esquecido de como se acendia a fogueira do jeito que o mestre ensinara. Mesmo assim, elas ficavam paradas no local especial da floresta, diziam a oração, e Deus vinha.
Na terceira geração, as pessoas já não se lembravam de como acender a fogueira nem do local da floresta. Mas diziam a oração assim mesmo, e Deus ainda vinha.
Na quarta geração, ninguém se lembrava de como se acendia a fogueira, ninguém sabia mais em que local exatamente da floresta deveriam ficar e, finalmente, não conseguiam se recordar nem da oração.
No entanto, havia uma pessoa que ainda se lembrava da história sobre tudo aquilo e a relatou em voz alta.
E Deus ainda veio.
**************************************************

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda mensagem, Stela!


Abraços

Magali

Stela disse...

Magali,
eu sempre penso em você quando Bisaflor vai contar uma história, porque sei que você vai ler e apreciar. A criança que você foi(e é)a mãe, a avó... todas gostam.
E fico feliz e grata por tudo isso. Xêros