Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Padre Frederico Nierhoff e o Crato


Dedicado a Socorro Moreira, sabendo que entre as gratas recordações que ela conserva no coração, está a imagem
e o trabalho de Padre Frederico..


Texto: Armando Rafael
Fotos: Heládio Teles Duarte


Nascido em Gelsenkirchen, Alemanha, no dia 26 de janeiro de 1916, Padre Frederico Nierhoff foi figura proeminente na cidade de Crato. Quando assumiu a Paróquia de São Vicente Ferrer – em 1948 – como segundo vigário, a igreja-matriz tinha proporções pequenas e acanhadas. Nos 20 anos em que administrou aquela paróquia (1948-1968), Padre Frederico comprou imóveis vizinhos ao templo e ampliou a igreja. Remodelou e ampliou, também, a casa paroquial dotando-a de ampla área anexa, uma espécie de área de lazer, destinada às crianças que se preparavam para a primeira comunhão. Construiu, na zona urbana de Crato, no bairro São Miguel, a Capela de São Miguel Arcanjo, hoje igreja-matriz da paróquia do mesmo nome.

Padre Frederico construiu – na zona rural de Crato – alguns conjuntos habitacionais. Um deles deu origem a atual Vila de Romualdo, cuja população, ali residente, considera o Padre Frederico como fundador do vilarejo. Lá, o sacerdote alemão ergueu uma bonita capela que ainda hoje conserva a beleza dos primeiros anos de seu funcionamento, na década 60 do século passado (foto ao lado). Deve-se, ainda, ao Padre Frederico a construção de um conjunto habitacional para pequenos agricultores e a capela do Sítio Malhada. Este conjunto recebeu o nome da mãe daquele sacerdote, Adolfina Nierhoff. Ainda hoje a comunidade do Sítio Malhada serve de modelo de assentamento rural com geração de emprego e renda.

Nos anos 40 e 50 do século passado, o Cariri cearense era conhecido no Brasil como um dos maiores focos de tracoma, infecção que afeta os olhos e, se não for tratada, pode causar cicatrizes nas pálpebras e cegueira. Padre Frederico selecionou voluntários da zona rural de sua paróquia, para ajudar a "Campanha Federal Contra o Tracoma", iniciativa do Departamento Nacional de Saúde Pública. No início da década 60, essa moléstia tinha sido erradicada da zona rural do município de Crato.
Desgostoso com a redução da Paróquia de São Vicente Ferrer a um território de poucos quarteirões, no centro de Crato, Padre Frederico desligou-se, em 1969, da diocese de Crato e foi ser vigário de Custódia (Pernambuco). Dali saiu para ser pároco e vigário-geral da diocese de Floresta (PE), onde, no dia 31 de outubro de 1975, sofreu um enfarte, enquanto dirigia um carro. Este, desgovernado, capotou ocasionando a morte do Padre Frederico. Sua repentina e inesperada morte foi muito lamentada em Crato, onde o Padre Frederico trabalhou com dedicação e carinho, junto aos mais necessitados e onde possuía muitos amigos.
Texto:Armando Lopes Rafael
Fotos: Heládio Teles Duarte

4 comentários:

socorro moreira disse...

maravilha !
Esse cara foi O CARA!
Convívio de muitos anos tornaram a sua figura para mim de uma paternalidade sem tamanho .
Simp0lesmente humano e santo !
Ainda se fazem padres como antigamente?
Certamente !

Heladio disse...

Prezada Socorrinha

Tive a feliz oportunidade, de visitar o Pe. frederico, em Recife ( bairro da piedade), véspera do mesmo submeter-se a uma cirurgia renal.Estava presente Dona Nildes Arraes.Nunca ví em toda minha vida, uma figura humana tão simples e ao mesmo tempo sábia na nossa cultura regional.
Heladio

Daniel Boris (Jacques) disse...

Pe.Frederico um Grande alemão, amigo de um grande francês,Meu pai, Hubert
Boris. Me recordo muito bem do Pé. Frederico, com aquele sutaque pesado,mas, um ser humano maravilhoso.
Parabéns a vocês, Armando Rafael e ao Meu Dr.Heládio, pela grande lembrança.

Abraços,
Jacques Boris.

Claude Bloc disse...

Armando, seu texto está irretocável.

Como bem disse Jacques, Padre Frederico era amigo de nossa casa. Amigo com todas as letras. Chegava lá sempre com aquela sua risada sonora e seu vozeirão e espalhava alegria por entre nós.

Fico feliz em ler você aqui.

Abraço,

Claude