Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bernardo que junta Mel e Aço - José do Vale Pinheiro Feitosa

Ontem um vazio se fez notar no meu andar por aqui. Um vazio suave, discreto, mas de uma intensidade como os momentos cruciais da vida. Trata-se da ausência do Bernardo Melgaço nestas páginas. Como se vê é uma presença, o Bernardo está tão presente que sinto a ausência de seu texto. De seu caminhar espiritual como aprofundamento da regra geral. Da igualdade que se camufla abaixo do poder da grana, mas sem a qual a grana não seria nada, apenas matéria do universo.

O que nos iguala com a espiritualidade do Melgaço, que se estende além dos aspectos doutrinários e ocupa a cúpula da humanidade como o pleno para o qual fomos feito. Um pleno cheio de faltas, coalhado de novas necessidades, abundante em fastio do que existe. Este pleno que o Bernardo costuma trançar e mostrar em contradições.

O Bernardo também tem outra falta. A capacidade de mostrar, não se apagar, mesmo que no vendaval do contraditório ou da incompreensão. É preciso apontar a pluralidade, quando a regra é que todos têm a potência e o campo necessário para se manifestar. Mesmo no ruge ruge da feira eu prefiro mil vezes as barracas de tantas coisas distintas, do que aquelas tardes burguesas em gaiolas de ouro.

Um abraço Bernardo Melgaço. E que alguém faça chegar a ele esta vontade que parece ser apenas minha, mas sinto plural ao expressá-la

3 comentários:

Claude Bloc disse...

Zé do Vale,

Parece até que houve uma leitura do meu pensamento e do meu sentimento de falta pela ausência da palavra de Bernardo Melgaço.

Eu estava pensando igualmente em escrever um texto fazendo este apelo hoje tão bem expresso por você e que certamente representa o pensamento de muita gente que frequenta este blog.

O problema comigo é que estou corrigindo provas e trabalhos e além disso, fazendo meu trabalho do dia-a-dia... Isto postergou minha intenção, mas foi ótimo você hoje ter escrito a respeito.

Faço minhas as suas palavras:

BERNARDO, SENTIMOS SUA FALTA!

Abraço aos dois,

Claude

socorro moreira disse...

A saudade dO BERNARDO É PLURAL !
oBRIGADA POR TER EXPRESSADO O NOSSO SENTIMENTO, TÃO INTEGRALMENTE !

aBRAÇOS

jflavio disse...

Para um incréu como eu o texto do Melgaço, por incrível que possa parecer, nunca me pareceu chato, nem dado ao ilusionismo. Acredito que por conta da sua profunda crença naquilo que escreve. Percebe-se em Bernardo uma grande verdade naquilo que posta: não é da boca prá fora. Talvez, por isso mesmo, ele sempre me parece uma pessoa interessante e acessível, como se carregasse consigo uma certeza que tenho procurado intensamente e nunca tenho encontrado.Tomara que volte logo a postar por aqui : virtual e real.