Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Santo Anjo da Guarda



Comemoração litúrgica: 02 de outubro.


"A Igreja comemora, no dia 02 de Outubro, a festa dos Santos Anjos da Guarda. São eles espíritos celestes a quem Deus confiou a guarda e proteção dos homens. A cada ser humano, desde a hora de seu nascimento, foi confiado um Anjo da Guarda, que o acompanhará até o dia de sua morte, protegendo e assistindo não só contra os perigos temporais, mas especialmente contra os perigos espirituais. Embora o homem moderno procure desmistificar sua existência ou a sua permanência ao lado do homem como fiel companheiro, há provas evidentes e indiscutíveis nas Sagradas Escrituras sobre o seu ofício divino."
Foto de Edilma Saraiva . A música de Dihelson Mendonça, na missa de sétimo dia de Dr. Eldon Gutemberg Cariri.


Esta imagem  é exatamente igual  àquela  postada no meu quarto de criança pela minha mãe.  
Foi a primeira oração que aprendi , quando  mal sabia falar.
Não saia de casa para o Colégio ou outro lugar qualquer,  sem antes beijá-lo.
E assim a devoção foi construída pela  mestra -mãe, e perdura até os dias atuais.
Hoje, depois de  alguns anos ou tempos, entrei na Igreja de São Vicente para assistir  a Santa Missa. Na oportunidade  tomei conhecimento que amanhã, dia 2 de Outubro ,seria consagrado ao Anjo da Guarda. Como católica apóstolica , praticamente indiferente aos rituais da Igreja, confesso-me sensívelmente devota de alguns santos, das  almas, e do Anjo da Guarda.  Digo sempre à minha mãe : não precisa rezar pela minha conversão. Sou piedosa !
Mas não me sinto confortável , nas missas cantadas. As músicas  religiosas me desconcentam. Sou do tempo das missas em latim...Da voz do Pe. Frederico entoando cânticos. Amava !
Alguém pode me indicar uma Igreja e horário de missa sem violão ?
Preciso do silêncio na oração. Provavelmente porque sou indócil, impaciente, indisciplinada...
 Minha conversão  está diretamente ligada à tolerância. 
Deus, fazei com que eu aceite a música Gospel ! 
Aliás, não faça isso comigo... por Deus !

Socorro Moreira

3 comentários:

Claude Bloc disse...

Socorro,

Assino embaixo!

Abraço,

Claude

Stela disse...

Socorro:
ainda hoje rezo a oração do Anjo da Guarda, aliás eu dou muito trabalho a ele, chamo-o a toda hora pra me proteger. E ele vem.

sim, se queres uma missa linda, sem violão, só cantos gregorianos, vem pra Olinda e iremos à missa no Mosteiro de São Bento.
Como bem cantou Alceu, "Olinda tem a paz dos mosteiros da India".

Paz e Bem

Nilo Sergio Monteiro disse...

Minha querida Socorro. Entendi perfeitamente essa tua inquietude pelo silêncio na Oração. Fui orientado para o silêncio da comunicação íntima com Deus. Os 2 anos no Seminário São José, casa mater me presenteou com o Latim, os cânticos e as orações na língua mãe. Sou católico apostólico romano por tradição e por conhecimento da teologia e da iluminação do pensamento crítico. Tenho meus Santos e meu anjo preferidos. Eles estão presentes sempre! Não gosto dessa cantoria desafinada, desarmônica de letras pobres. Como diz Stela, gosto da Missa em Latim e do canto Gregoriano no Mosteiro de São Bento. Esse é o canto que leva a alma e a oração a até Deus.
Por isso rezo em Latim. E,em julho p.p. entrei na Capela do Santíssimo na Matriz e na parede à esquerda está pintada em letras góticas o belíssimo canto do Te Deum que cantávamos, aspirantes a padres nas missas solenes. Tenho saudades das Missas do Pe. Nierhoff. Fui acólito dele. Um beijo