Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aquecimento Global - A tela de George Macário de Brito- por Socorro Moreira

Revisitei nesta noite o Salão de Outubro. O livro de visitas se avoluma em assinaturas, expressivamente. Edilma sempre lá num plantão receptivo, explicando o valor de cada trabalho, na sua possível concepção.
Encontrei-me diante da tela "Aquecimento Global", e parei reflexiva. Naquele momento percebi que não estava sozinha. George Macário e esposa Veruska estavam juntos , e presenciavam com simpatia, meu deslumbre.
A tela representa um grande olho. A pupila é o sol. A cidade crescendo , a água sumindo, o verde ficando escuro, e as lágrimas caindo em gotas , como um choro, um soluço,  por uma corrente de chuva.
Que podemos fazer para mudar esse prognóstico aterrador?

A tela de George Macário salta aos nossos olhos, Queima a nossa consciência, num avivamento da nossa lucidez.
Esse grande artista cretense, produziu seus primeiros rabiscos aos 4 anos de idade. Já  criou  mais de 500 imagens, espalhadas pelo Brasil, e por alguns países do mundo, como Espanha, Grécia, França, Canadá... Será que que esse fato é do conhecimento de todos os cretenses?
Assim como ele, muitos artistas  florescem no cenário cultural e artístico da nossa região.A palavra de ordem é oportunizar, sistematicamente, todas as formas de expressão artística , tornando personal a nossa cultura.
No próximo  ano, tenho certeza que esse evento será, se possível, mais participativo, e mais solidário ao trabalho de Edilma Rocha Saraiva ..

Parabéns, George !

Nenhum comentário: