Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rosita Gonzales - por Norma Hauer


ROSITA GONZALES
Um pouco atrasada, mas ela merece.

Ela nasceu em 3 de novembro de 1929. Foi uma cantora importante no tempo áureo da Rádio Nacional, onde ingressou vencedora de um concurso estipulado por Renato Murce, com o título "À procura de uma cantora de boleros", realizado em 1946.
Seu nome verdadeiro era Jussara de Melo Viana, mas ficou conhecida como ROSITA GONZALES.
Adotou esse nome artístico, fazendo com que muitos a julgassem mexicana, tal seu jeito especial de cantar boleros. Era brasileira e também enriqueceu seu repertório com músicas de sua terra.
Foi uma lutadora que, antes de vencer no rádio, venceu uma poliomielite que a deixou com dificuldade de andar, mas não com dificuldade de VENCER.
Iniciou a carreira artística profissional em 1946 quando foi contratada pela Rádio Nacional. No início dos anos 50 ingressou na Rádio Mayrink Veiga.
. Assinou seu primeiro contrato com o selo Elite Special e lançou o primeiro disco em 1952 (ainda em 78 rotações) com os boleros brasileiros "Noite após noite",de Vitor Berbara e Haroldo Eiras e "O 'm' da minha mão", de Mário Gennari Filho.
Apesar de der vencedora de um concurso em que se procurava uma cantora de boleros, só veio a gravá-los anos depois, já em LPs.

O primeiro foi em 1960 ( Lo que te gusta a ti” ) na Philips . No ano seguinte lançou “Boleros Inolvidáveis”, com aqueles famosos de Maria Teresa e Agostini Lara. (“Solamentew Uma Vez”; “Noche de Ronda”...)
Depois de a televisão ocupar o espaço do rádio, ficou algum tempo afastada e, nos anos 80, passou a fazer parte do "show" "As cantoras do Rádio", com Ademilde Fonseca, Carmélia Alves, Nora Nei, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima. Apresentavam-se em teatros aqui no Rio, em São Paulo e outras cidades.

A primeira a afastar-se do grupo foi Nora Nei que o fez por motivo de saúde; as outras continuaram até que em 28 de fevereiro de 1997 Rosita Gonzales veio a falecer, aos 67 anos.

O grupo continuou sem as duas.

Mais tarde (em 2003) juntou-se a ele o jovem cantor Márcio Gomes e, no centenário de nascimento de Lamartine Babo, eles se apresentaram no Teatro João Caetano, homenageando o compositor.
A não ser algumas referências às Cantoras do Rádio, nada há na Internet a respeito de Rosita Gonzales, uma lutadora, que em criança foi vítima da poliomielite e soube vencer uma batalha contra os preconceitos.

Era uma pessoa extremamente simpática a que tive o prazer de conhecer pessoalmente, longe dos auditórios e dos teatros.

A Rosita Gonzales, meu preito de saudades.
Norma

Nenhum comentário: