Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 7 de novembro de 2010

CARTA ABERTA AOS CARIRICATURENSES

Caros CARIRICATURENSES

Estive ausente do blog por uns dias por motivos pessoais que não concernem ao blog. Primeiro por estar envolvida no VI Salão de Outubro, depois por estar em dívida com a Serra Verde. Queria estar lá e senti-la. Mas meus motivos aqui não vêm ao caso. A bem da verdade eu vim aqui para um momento de esclarecimento.

Li a proposta de relançamento do Cariricaturas em Verso e Prosa e considero uma idéia de muito bom gosto, visto que aconteceram algumas falhas e elas com toda certeza merecem ser sanadas, se existe essa possibilidade.

Acontece que alguns pontos para mim parecem aqui obscuros e me competem pelo fato de que eu estive envolvida até a raiz dos cabelos.
Em primeira mão, preciso dizer que o livro em si foi a realização e a concretização de um sonho. Não só meu. Faz muito tempo que eu carregava na mente a idéia de congraçar as pessoas do Crato que gostam de expressar-se através da escrita para escreverem comigo uma antologia retratando vivências, sentimentos e idéias.

O sonho foi tomando forma quando foi lançado aqui no blog o projeto do “Cariricaturas em Verso e Prosa”. Uma euforia quase infantil me tomou completamente e me envolvi de corpo e alma. Muitas pessoas nossas formaram nesse nosso recanto virtual uma teia gostosa de laços afetivos e a vibração positiva e producente se fez sentir de todas as partes.Uma união total.

Dediquei-me noites a fio na revisão dos textos, sem, no entanto, mexer em qualquer palavra a não ser para um eventual erro de digitação, ortografia, concordância, regência, acentuação ou pontuação. Como professora de Português, Linguística e Redação (além de Literatura etc..) sei me conduzir nesse contexto sem burlar o pensamento de quem escreve respeitando a idéia, o ponto de vista, o estilo e a criatividade.

Portanto, quero afirmar que HOUVE SIM revisão do livro. TUDO O QUE EU VI E RECEBI FOI REVISADO. Apenas houve o fato de eu não ter recebido os tabalhos na sua totalidade. Como os textos não foram remetidos pelos autores diretamente para o meu e-mail, eximo-me desse peso e dessa medida. E nesses textos NÃO RECEBIDOS não pude REALMENTE fazer os ajustes necessários, se é que havia.

Estou aqui me retratando porque é meu nome e minha responsabilidade profissional que vieram à baila e isso não posso permitir que seja maculado. Podia ter tomado esta atitude antes, logo após o lançamento do livro, mas preferi não acender essa fogueira, pois sou da paz e meu espírito de guerra foi amaciado pelo meu pai e minha mãe, que me deixaram seu exemplo e sua dor, diante dos malefícios desse prélio.

Outro detalhe: percebi, quando o livro foi publicado, que alguns textos que eu havia “corrigido”, a exemplo do texto de Edilma sobre a Serra Verde (erros de digitação), apareceram no livro sem o devido “retoque”. Portanto, para mim fica difícil avaliar o que houve durante o processo fora do meu alcance.

Quanto a outros transtornos havidos, como por exemplo, a falta de release de alguns autores, quero informar que a própria Magali me afirmou não os ter enviado. Creio que Carlos também não.

Mais um detalhe: não fui eu que escolhi a quantidade de textos meus a serem publicados. Soube que reclamaram pelo montante, mas essa parte não competiu a mim. Enviei alguns textos e informei que fossem dispostos conforme as páginas que me cabiam. Informei igualmente os de minha preferência e foi só. Não impus nada, nem nada mais...

Uma observação pertinente para o relançamenteo. A questão de serem determinados 4 textos por autor é incongruente visto que um poema cabe numa página e um texto em prosa pode não caber. Se envio 4 Haicai(s), os 4 vão caber numa só página... Então sobrariam páginas sem função.

Enfim, percebi que fui isolada e congelada e retirada do novo projeto sem qualquer participação. Quando trabalhamos em parceria o mínimo que se pode fazer, por uma gentileza, é proporcionar um consenso e uma participação através da COMUNICAÇÂO.

A escolha de Stela Siebra para revisão dos trabalhos escritos sempre foi aplaudida por mim. Deveria ter sido dela a primeira revisão, quem sabe em conjunto comigo. Infelizmente a urgência da publicação em data marcada apressou as ponderações nesse sentido. Mas fica claro que fiz meu melhor, apenas aconteceram fatos que fugiram de minhas mãos e me fizeram parecer irresponsável e negligente e ISSO NÃO SOU.

Não fiz revisão,por exemplo dos textos de Socorro Moreira, pois estes não chegaram às minhas mãos, nem tampouco os textos de José do Vale, nem o de José Flávio, dentre outros. Alguns, como citei anteriormente, apareceram no livro diferentes daqueles que eu havia revisado.

Portanto fica aqui meu desabafo e meu desencanto. Como dizem autores e comentaristas, o equilíbrio e a verdade deste BLOG precisam ser restaurados. É isto que estou tentando fazer em nome de minha dignidade, responsabilidade e proficiência profissional e pessoal.

Abraços a todos e minhas desculpas por “sair da toca” nestes termos.

Claude Bloc

4 comentários:

socorro moreira disse...

As pessoas estão sentindo falta dos Teus poemas. O Cariricaturas te abraça.
ESTA NOVA EDIÇÃO JÁ DEVERIA TER SAÍDO , CORRIGINDO AS FALHAS VERIFICADAS NO LIVRO .
ASSUMI A RESPONSABILIDADE.
eU E A EDILMA CHAMAMOS DE CARTILHA REPARADORA, QUE PRIVILEGIARIA OS AUTORES QUE NÃO RECEBERAM EM TEXTOS, AS PARTES QUE LHES CABIAM.
É APENAS UMA JUSTA RETRTATAÇÃO E CORREÇÃO.

Valquíria Calado disse...

Deixo um abraço e votos que a semana seja de muitas benção.


Bom domingo, abraço.

Provérbio 16- 1,2,3.


Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos

Daniel Boris (Jacques) disse...

A palavra que me cabe, em defender essa mulher, não por ser minha irmã e nem por ser professora, mas sim por ser essa nossa amiga, irmã,companheira...digo, que nem toda verdade é para ser dita, que nem toda verdade é verdade, que a mentira é necessaria às nossas vidas, não que concordamos com a mentira, mas é necessaria. Digo isso por que vejo um pombo voando das mãos e ele só voa por querermos, do contrário morreria no aberto de nossas próprias mãos, dizendo isso e voltando ao princípio, baseiem-se nas verdades e nas mentiras, julguem quem for capaz, mas a historinha do dito e não dito não usamos, sabemos pedir desculpas quando estamos errados e estar de cabeça levantada quando estamos certos.

Obs: Esta é meu último comentário sobre esse assunto, sem querer ferir ninguem.
Abraços a todos os cariricaturenses e minhas desculpas pelo desabafo em defesa da mulher e ser humano Claude e não por se minha irmã.
Um beijo a todos.

jair rolim disse...

Claude esse seu texto é totalmente desnecessario. Você nao deve e nem cabe dar essas explicaçoes/ justificativas. No blog todinho nao paira uma nesga de dúvida sobre sua competencia, sensibilidade poetica, responsabidade, COMPETENCIA, fidelidade e tudo que venha a seu favor. Você, por si, ja diz tudo. Nos lhe amamos, voce, por deveras é comprometida com o CARIRICTURAS, setimos sua ausencia. Não faça mais isso e seus leitores lhe agradecerao.
Um grande abraço.
Jair Rolim