Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Para refletir – Por Carlos Rafael

Peço permissão a todos os colaboradores e leitores deste blogue para convidar a uma reflexão sobre os recentes problemas envolvendo alguns dos seus colaboradores e leitores.

Lembro, e nisso Claude Bloc e Socorro Moreira hão de ratificar, que a maior motivação para a criação do Cariricaturas foi o de possibilitar um espaço alternativo, novo e diferente, aos blogueiros que se sentiam incomodados com os ataques recorrentes e gratuitos que estavam acontecendo, em outros espaços da blogosfera local, contra certos colaboradores, no qual me incluo, e acredito que Socorro e Claude também.

Observou-se depois, nos outros blogues, um acirramento nas posições político-eleitorais que, creio, salvo um ou outro destempero verbal, não descambou para o lado pessoal ou para críticas abjetas, vis e, portanto, desprezíveis. Infelizmente, essa contenda "que-não-leva-ninguém-a-lugar-nenhum" aportou com força e intensidade por aqui e, por conta disso, agravada por falta de uma mediação da administração do blogue, este tipo de crítica aparece agora de forma sistemática e cada vez mais virulenta, e o que é pior, vindas de indivíduos de identidades duvidosas.

Porém, o que mais me intriga neste contexto, é a decisão de expulsar um membro do blogue sem motivação plausível e permitir, ao mesmo tempo, a publicação desses comentários eivados de maldade e intolerância, manchando a reputação do blogue que até pouco era administrado sem problemas ou crises.

Fica, pois, a sugestão de que dentre aqueles que teem o status de administradores do blogue (quero renunciar esta “prerrogativa” a partir de agora), seja delegado a um a função de moderador dos conflitos existentes, evitando o ataque mesquinho e covarde proferido por pessoas que em nada contribuem com o blogue e dele apenas se utilizam para fins escusos.

Acho, também, que o blogue deve uma explicação convincente sobre a expulsão de um dos seus membros.

Por fim, deixo claro que o meu intuito neste momento não é de prolongar a crise que se estabeleceu, mas de alertar que, sendo a primeira, ela deve ser enfrentada sem subterfúgios, para que assim não ocorra o esvaziamento do blogue e sua transformação em um suporte para interesses mesquinhos, como se está prenunciando.

8 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Carlos Rafael,

Antes de atender ao estímulo à reflexão sobre o assunto, aproveito, para elogiar o seu papel no Cariri Agora. Você passou as eleições fazendo postagens da mídia, trazendo assuntos favoráreis ou desfavoráveis aos dois candidatos. Este equilíbrio, por exemplo, não vi em outras pessoas em todos os blogs. Sempre tendiam para o lado com que tinham afinidade. Excluo desta identidade as postagens de opinião pessoal em comentários ou no corpo principal, pois aí o equilíbrio é a força da argumentação.

Inicialmente esclareço que não vou pedir para desconsiderarem minha identificação como administrador do blog. Não tenho o papel técnico de mediar postagens e nem comentários, mas sou bastante ativo em postagens e comentários para que não me sinta assim. Vou participar de qualquer mediação no campo das idéias e da argumentação, além, é claro, de tentar não esticar a corda do achincalhe sobre o outro com bom senso. Claro se meu bom senso funcionar o tempo todo. Mas se não, estou aberto à revisões.

Você, certamente não acompanhou o andamento do episódio com Dihelson Mendonça. Como costumo ler os blogs, tive a oportunidade não só de acompanhar, como,inclusive, ser ativo no andamento. Uma coisa é preciso que não se faça: interpretar a "expulsão" do Dihelson como uma censura ao um texto dele a um discurso da Dilma. Inclusive não é possível esquecer a "agressividade" do texto em relação ao Presidente Lula e isso é relevante, não pode ser deixado de lado, há uma minoria que não avalia bem o presidente,mas ele é presidente, merece respeito e é bem avaliado pela maioria da população. Quando se faz um texto naquele teor todos sabemos que provocamos reações e esperamos a resposta. Algo tenso, mas é preciso um estado de espírito igual a este que você coloca nesta postagen: reflexivo para não sair batendo em quem de algum modo você chamou para a briga.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Continuando o comentário anterior:

Depois, está lá, sem mediação alguma, exposto para todo leitor: uma pessoa chamada Dr. José, com e-mail identificado e convocando o Dihelson para o debate em caráter pessoal e não público, fez dois comentários respondendo ao Dihelson em tom muito menos agressivo (pode parecer uma medida subjetiva, mas não é, basta ver a semântica dos dois: do texto e do comentário), mas provocativo. O Dihelson responde ao aspecto provocativo, desqualifica o nível intelectual do contendor, naquilo que certamente ele tem de maior valor de vida que é a competência técnica no qual se identifica: como médico.

Em seguida o Dihelson faz uma nota, também em teor agressivo, contra os administradores do blog por terem permitido a manifestação do Dr. José. Este não acrescenta mais nenhuma provocação, apenas pede respeito e responde apenas ao que dizem outros comentarista e o próprio Dihelson. Leiam toda questão que está lá.

A Socorro Moreira, também administradora do blog, responde à nota do Dihelson, sem citá-lo, mas dizendo que os incomodados se retirem. O tom da Socorro efetivamente não foi preremptório e nem expulsivo, é tanto que o Dihelsono identifica um tom ambíguo e se acha expulso.

Você não deve ter assistido a estes movimentos iniciais, mas eu o assisti e ainda pelo meio da noite, fiz um texto chamado Um Abraço em Dihelson Mendonça, com a finalidade dele não se sentir expulso e também para que se aceitem como marginais os eventuais defeitos que tenhamos. Imediatamente fiz um e-mail para Socorro Moreira, comunicando a postagem, pois ela poderia ficar exposta com aquele tipo de postagem.

No dia seguinte o Dihelson assumiu a notícia da expulsão com uma interpretação efetivamente duvidosa: ele fora expulso por que publicara uma matéria contra o discurso da Dilma. Aliás, salvo engano, a razão da solidariedade do Morais andou por aí. Mas isso é demais além do que aconteceu, parece apenas criar um fato político onde não existiu. É uma manobra para dizer que estão censurando o outro lado da política, quando o que houve foi um debate.

O efeito que este tipo de interpretação tem nas pessoas é devastador e especialmente neste momentos de alegrias e mágoas. O efeito desagregador da troca de idéias e na manifestação artística é terrível. Assim como se você fotografasse com uma grande angular pequenos defeitos nas pessoas, chamasse aquilo de arte e expusse para gozação de terceiros.

Na minha opinião o Cariricult, o Cariri Agora e o Cariricaturas devem manter a liberdade de expressão e opinião, deve expressar as manifestações artísticas, discutir a cultura, as políticas públicas, as idéias sobre religião, estética, ética, moral, as visões de mundo. Esta é a razão de existir como manifestação coletiva. Se não somos capaz de ir adiante na prática o tempo dirá com a decandência. Mas não é isso o que ocorre neste momento, estamos bem vivos, crescendo em leitores e com postagens plurais. É uma boa notícia para a região.

Dihelson Mendonça disse...

É TUDO MENTIRA !

Os argumentos do Zé do Vale acima expostos só demonstram o grau de deturpação da verdade a que ele quer que as pessoas se submetam, se instalando como o porta-voz da falsidade.

Esclarecendo a Verdade:

01 - O meu texto sobre a Dilma não havia nada demais. Nada que em outros lugares e mesmo aqui neste Blog não houvessem dito de forma muito mais contundente. Falar mal sobre o presidente Lula, apenas dizendo que Dilma representa o Fim da Era lula não é motivo algum para alguém ser expulso de um Blog.

Porque não dizem a verdade ?

02 - Diante do texto, EU fui atacado a nível pessoal, pelo Sr. José, sem que eu houvesse feito qualquer provocação a ele, por isso mesmo escrevi, que diante dos desaforos, ele iria receber tratamento igual.

03 - Escrevi em tom RESPEITOSO à direção do Blog, nada de Agressividade como MENTE aí o Zé do Vale, escrevi solicitando providências, que em nenhum momento foram atendidas. Pelo contrário, pela amizade que nutria com a administradora, ou PENSAVA que ela fosse amiga, esperei mais. E recebi como prêmio a EXPULSÃO. A partir daquela data, meu nome não figurou mais no quadro dos colaboradores, porque nas configurações do Blog, UM ADMINISTRADOR ELIMINOU O MEU NOME DA LISTA DOS QUE PODERIAM POSTAR.

Sendo assim, é Inverdade do Zé do Vale que eu "me senti expulso", eu Fui expulso MESMO, com todas as letras.

04 - É balela que o Cariricaturas tenha qualquer liberdade de Opinião. Aqui só manda o Zé do vale e a Socorro Moreira, que é idolatrado por meia dúzia de fanáticos, que o seguem como a um Guru. Só permanece aqui o que segue a política do Blog.

No primeiro texto aqui contrário ao pensamento dos "cabeças" Zé do Vale e Socorro Moreira, um membro foi expulso dos quadros.

...

socorro moreira disse...

Carlos,

José do Vale disse tudo .
Você conhece o perfil dos seus amigos.
Eu sou sua amiga ! E nem preciso tornar isso público.


Um grande abraço.

Dihelson Mendonça disse...

Socorro, sua maldade não tem limites, apagou até o resto meu comentário, mas justiça existe no mundo!

Você pode apagar daqui do Cariricaturas, para distorcer o que eu falei, mas nao impedirá do resto do mundo saber da Verdade!

Dihelson Mendonça

Carlos Rafael Dias disse...

Sobre a polêmica que resultou na expulsão de Dihelson (que José do Vale diz ter sido ter sido uma “auto-expulsão), confesso que só me inteirei do seu teor a partir da postagem sobre o discurso de Dilma, que considerei normal, visto o termômetro que mediu o calor do debate eleitoral na blogosfera local.

Mas sobre o episódio da expulsão em si, fiz o meu juízo a partir do que Dihelson publicou em um comentário: "... me expulsaram do Cariricaturas sem eu saber nem o motivo”.

Por outro lado, pairou o silêncio dos administradores do Blogue, deixando margem para que se entendesse o episódio sob a informação prestada por Dihelson.

No entanto, acho que independente de tudo isso, o blogue saiu arranhado do episódio, a despeito de, como afirma José do Vale, ele venha crescendo em qualidade e quantidade.

Por isso, reitero a necessidade de se proceder uma filtragem nos comentários, não descambando para o cerceamento da liberdade de expressão, mas procurando evitar o uso do blogue para fins escusos ou para a execração pública de pessoas por conta de se estar ou não em concordância com o pensamento hoje hegemônico.

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro,

Não tenho dúvida sobre os laços de amizade que existem entre nós e do perfil dos meus amigos. O que eu questiono apenas são procedimentos de administração do blogue que julgo serem mais acertados.

Grande abraço.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Tudo em paz na alma das pessoas. Nem o Carlos provocou qualquer celeuma ao pedir a reflexão. Apenas demonstra que um chamado à reflexão tem muitos tipos de resposta, a depender de quem reflete. Quanto ao Dihelson Mendonça eu já respondi nos comentários ao que ele postou no Cariri Agora. Por mim é ocasião da água, embora existam pessoas que parecem carregar gasolina o tempo todo.