Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A verdade é mais simples do que pensa. .Ela é única ! - por Socorro Moreira

Em todas as etapas da minha vida convivi com as diferenças humanas. Na infância sentia-me  à margem , nas brincadeiras, porque preferia me deliciar com um livro de história. Na adolescência  fui muito policiada pela minha mãe, e compensava-me , estudando, e vivendo os meus sonhos românticos. Tinha diário, passava férias, nas cidades do interior, e tinha um namoradinho. Era feliz !
Na vida profissional, vivi todos os climas de competição , naturais, no meio daqueles que  precisavamm estar sentados , na cadeira do poder. Desisti de ter.,Optei em ser..
Escolhi com o coração meus envolvimentos afetivos, mas até chegar na maturidade, embora de uma forma um tanto lerda, fui fazendo reescolhas , nas convivências mais estreitas. A resultante é uma vida quase eremita. Mas o preço que se apaga, merece conviver  com o que existe de mais encantador e pacífico : a arte. A arte sem fronteiras, sem preconceitos, e de pensamento livre.
Não espero num grupo que se alastra, a unanimidade, e afinidade irrestrita. Mas a tendência  é que os afins, nas boas intenções  acabem se entendendo, e não se degladiando.
Os ares do Blog Cariricaturas precisam permanecer despoluídos. E nem precisa papel mediador.Os posicionamentos implícitos ou explícitos, se revelam, e definem os impasses.
Um Blog tão singelo, não pode ter o poder de incomodar os grandes comunicadores virtuais. Estamos aqui, num processo de trocas felizes. Longe dessa proposta, nosso trabalho de voluntários do intercâmbio cultural, perderia o sentido.
Não apaguei comentários, embora  como administradora pudesse tê-lo feito.
Removi o nome do Dihelson , como autor, pelo direcionamento de colocações e comentários, contrários à harmonia  do nosso Blog. 
Assim como não tenho perfil  para ser colaboradora do Blog do Crato, a recíproca ( com relação ao Dihelson) é deveras verdadeira.
Admiro o Dihelson com músico, e intelig\ência humana. Não serei jamais inimiga dele ou de alguém. 
Prefiro cultivar a amizade das pessoas que me fazem bem, ou daquelas que precisam dos meus cuidados. Também preciso da amizade e carinho de muitos. Mas antes, tenho que merecê-los !
Desejo crescimento evolutivo a todos os blogues da nossa região.  Afora as dissidências temos um ponto em comum: o amor ao Cariri, e a vontade de contribuir  para a  valorização da cultura regional e universal.

Abraço fraterno nos amigos autores e colaboradores.

4 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro,

Era justamente isso que precisava ser feito, uma explicação clara e convincente sobre o ocorrido.

Você, sem sombra de dúvida, é uma das principais responsáveis pela existência deste blogue. Portanto, considero ele como sendo uma extensão de seu próprio espaço (assim como o Blog do Crato, em relação ao Dihelson). Não deve, assim, recair nenhuma censura à sua atitude de excluir pessoas que você considera inoportuna neste espaço.

O problema, no meu entender, foi não ficar muito claro isso, levando, acho, a Zé do Vale pensar que foi o Dihelson que saiu e ter usado o episódio para se fazer de vítima. Mesmo sem ter a deliberada intenção, essa foi uma grande injustiça ao Dihelson, convenhamos.

Agora, você há de convir que abdicar da função de administrador do blogue, ou fazê-lo apenas parcialmente, naquilo que é mais espinhoso, ou seja, intervir nas postagens ou excluir colaboradores), - pode trazer transtornos como esse que aqui ocorreu.

Você exerceu essa função em parte ao defenestrar Dihelson, mas não o fez quando ele passou a ser atacado covardemente por comentários postados por pessoas de identidade duvidosas.

Não podemos ter dois pesos e duas medidas. Foi isso que procurei fazer no Cariri Agora quando decidi retirar a postagem de Dihelson com explicação sobre a expulsão dele deste blogue. Ele estava se defendendo de uma informação incorreta prestada pelo Zé do Vale (a de que ele teria se auto-expulsado), mas o fez de maneira ofensiva.

Devemos cortar o mal pela raiz antes que ele se propague.

Abraços,

Carlos Rafael

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Carlos,

Quando se diz informação incorreta a afirmativa está clara que a informação não corresponde aos fatos ocorridos. No meu caso o peso da questão não se resume a apenas isso, uma vez que deixei muito claro, durante o meu relato a você do que entendi ter havido, que me baseava tão somente na sequência dos eventos que haviam nas postagens e nos comentários. Só para relembrar vou a um trecho da narrativa: "A Socorro Moreira, também administradora do blog, responde à nota do Dihelson, sem citá-lo, mas dizendo que os incomodados se retirem. O tom da Socorro efetivamente não foi preremptório e nem expulsivo, é tanto que o Dihelsono identifica um tom ambíguo e se acha expulso."

Agora você tem toda a razão, os fatos estão esclarecidos. Apenas gostaria de que tomássemos a lição de que eventos em acontecimento sempre serão passíveis de interpretações, uma vez que todos os elementos ainda não estejam postos. Isso não nos inibe de analisá-los desde que se usem critérios e evidências que sustentem esta análise.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Ainda considero um problema a exclusão de postagens, comentários e colaboradores por isso acho melhor que não os ocorra. Em todos os grandes blogs que leio, existe a prática da moderação nos comentários e nas postagens. Os nossos a postagem é feita com plena liberdade do autor que assume os riscos. Os comentários são mediados mais em uns que em outros. Normalmente esta não é uma grande questão pois são blogs coletivos, feitos por pessoas conhecidas a maioria com história de amizade.

A rigor eu não concordo com a expulsão do Dihelson deste blog e nem com a retirada do texto que ele me chamou de mentiroso no Cariri Agora com muita facilidade. Acho que é preciso aprender a não se melidrar nem com as idéias e nem com os estilos pessoais. Só conseguiremos aprender os excessos e baixar o tom quando as idéias estiverem muito claras.

O meu sentimento com estes dois vetos não é de tristeza e nem decepção. Ao contrário, é de estímulo para que possamos continuar ampliando a nossa visão de mundo, sem limitar pessoas, assuntos e abordagem, afinal se vêm ao texto é que existem nas pessoas. Se existem erros, falsidade, interpretações frágeis que não se sustentam na realidade, até isso é importante para que aprendamos a dinâmica das coisas do mundo.

Se por um lado você e Socorro têm toda a razão para reconhecerem os problemas de agressividade e desrespeito, igualmente há na ocasião de aplicar uma sanção como nos dois casos. Você aborda muito bem esta questão quando fala nos dois pesos e duas medidas. Não estou duvidando de que não possa haver um consenso sobre que pesos e medidas, apenas identificando que é muito difícil formular o consenso em situações coletivas. Num blog pessoal isso é compreensível, o critério é o dono do blog,mas no coletivo a questão é mais variada e sujeita a vários pesos e medidas. Isso sem contar quando existem divergências de qualquer natureza, quando se formam consensos parciais e este se contradizem.

Enfim, acho que para nossa educação coletiva é preciso que aprendamos as fragilidades, eventuais falsidades, diversas versões, afinidades de idéias, é preciso isso. É possível que aprendamos uma linguagem mais sistemática de nos respeitarmos mutuamente sem perder as idéias. Que deixemos mais o perfil das caneladas e outras mais, sem, no entanto, deixarmos de expor o que pensamos.

Gabi disse...

Parabéns a todos para ter exposto claramente e com sinceridade o próprio pensamento, falta ainda muito para chegar a um acordo mas, o primeiro passo está dado.
Isso me conforta.
Gabí