Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

JOSENIR LACERDA: DAMA DOS VERSOS ENCANTADOS DO SERTÃO: por Ulisses Germano

Josenir Lacerda


                         A poetisa cratense Josenir Lacerda estará no próximo domingo (19/12/2010) no Rio de Janeiro para ocupar  na Acabemia Brasileira de Literatura de Cordel - ABCL, a Cadeira de n° 37 do poeta reporter paraibano José Soares. Josenir também ocupa com muito orgulho a cadeira n° 03 da Academia dos Cordelistas do Crato fundada pelo Mestre Elói Teles. O grande poeta baiano Bule Bule viajará especialmente para o Rio para estar presente na posse Josenir Lacerda. Todos nós que formamos está riquíssima Nação Cariri nos sentimos felizes e orgulhosos com a sua vitória. Parabéns minha amiga dama dos versos encantados do sertão!!!



 CONTEXTUALIZANDO

Da Academia Brasileira do Cordel

                                  Contando com acervo de já 13 mil títulos, o cordelista Gonçalo Ferreira da Silva capitaneou sua fundação, no Rio, através de etapas que, com apoio da Federação das Academias de Letras no Brasil, culminou com a aquisição de sede própria, reunindo na antiga capital do Brasil a entidade máxima do gênero.
                                 Constituída por quarenta Cadeiras, assim como a Academia francesa que a todas as Academias serve de modelo, cada uma delas sob um Patronato, como a Brasileira, possui ainda a categoria de Sócios Beneméritos.
                                Apesar de ser Brasileira, apenas vinte e cinco por cento de suas quarenta cadeiras estão reservadas a não-moradores da capital carioca. Situa-se à Rua Leopoldo Fróes, Nº 37, bairro de Santa Teresa.


GRANDES CORDELISTAS:

Lendro Gomes de Barros, João Martins de Ataide, José Pacheco, Rodolfo Coelho Cavalcante, Antonio Américo de Medeiros, Minelvino Francisco Silva, José Costa Leite, Guaipuan Vieira, Gonçalo Ferreira, Joaquim Batista de Sena, Alberto Porfírio, João Rodrigues Amaro (Jotamaro), José Caetano, Siqueira de Amorim, João Firmino Do Amaral, Francisco Sales Arêda, Expedito Sebastião da Silva, Afonso Nunes Vieira, Mestre Azulão, Olegário Fernandes da Silva, J. Borges, Manoel Monteiro da Silva, João Firmino Cabral ,Gerardo Teodósio dos Santos, Celestino Alves, Apolônio Alves dos Santos, Manoel D’Almeida Filho, José Gentil Girão(Seu Ventura) e Cuíca de Santo Amaro.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

socorro moreira disse...

Você está pincelando o Cariricaturas com um tom que nos faltava.
Justa homenagem à Josenir Lacerda e Bule-Bule.
Agradecemos !

Forte abraço, Ulisses .

CARIRI CANGAÇO disse...

Querido amigo Ulisses, que felicidade poder compartilhar todo o orgulho de nosso povo do Crato por esta conquista da Grande Josenir, sei o tamanho de seu talento e de sua caminhada para chegar até aqui.

Josenir, um grande abraço, de quem aprendeu a te admirar, respeitar e ser fã de teu trabalho.

Manoel Severo