Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 29 de janeiro de 2011

CRATO, QUEM CHORA POR TI?


(Foto by Emerson Monteiro)



CRATO, QUEM CHORA POR TI?

Fui desperto do meu sono bem cedo na manhã de sexta feira (dia 28) por uma ligação telefônica de uma amiga do Crato que me deu a noticia da tragédia. Dizia com voz nervosa: Nilo, o Crato veio abaixo. Meu primeiro pensamento foi uma antiga fantasia/brincadeira sobre a “Pedra da Batateira”. Continuando relatou-me em poucas palavras o “desastre”. Corri para o note book e acessei os blogs e páginas de amigos. Fiquei paralisado a princípio pelas fortes imagens e indaguei se havia perdas humanas. Até o presente não! Menos mal. Faço um corte e retorno na dobra do tempo à Rua da Pedra Lavrada. A casa de minha vó Doninha, que ainda está no mesmo lugar, fica numa esquina e o fim da pequena rua descamba no Rio Grangeiro. O “espetáculo” proporcionado pela cheia do rio carregando tudo excitava a fantasia de meninos e e emninas daquela época e nos propiciava momentos de deleite. O rio corria solto, livre de amarras e obedecendo a sua sinuosidade. Arrastando tudo que encontrava no seu leito. Do fim da calçada, sentados, olhávamos a outra margem distante do lado do Seminário. Ríamos a beça....com tudo que o rio carregava...mas ia embora...

Nos invernos mais bravios chegava a água chegava até a casa de D. Almina.

Corto e retorno a “modernidade”. Sou fã de arquitetura e urbanismo, meu professor de Francês durante cinco anos na Alliance Française é arquiteto e Professor Doutror do Curso de Arquitetura e Urbanismo UFPE. Leio muito sobre o assunto e troco muitas idéias com ele e outros colegas. Isso não faz de mim um “expert”, mas me abre a mente para o exercício da crítica e reconhecer determinadas aberrações e inconseqüências, desleixos e falta de visão de planejamento urbano. Refiro-me aqui a minha cidade natal.

Ninguém é responsável por chuvas, e catástrofes da natureza. Nem o Prefeito, nem os Secretários, nem os Garis,e muito menos nós Cratenses, o povo! Uso, até sem licença do autor, mas como forma de ilustrar o que vou discorrer a seguir, um artigo recente de Pompeu de Toledo. Diz ele: “...( ) Duas hipóteses benignas, existentes desde que a mente humana tomou forma, conduzem a um enigma, sempre que ocorrem desastres naturais como o que assolou a Região Serrana do Rio de Janeiro. A primeira hipótese é de que Deus, Ser superior que é, dotado dos mesmos atributos de delicadeza, generosidade e correção que, somados, resultam naquilo que os homens entendem por “bondade”. Se Deus existe, e se é bom, como explicar castigo infligido a nova Friburgo, Teresópolis,, Petrópolis, São Paulo, Haiti e o CRATO? (Crato é introdução minha no texto).

O Filósofo VOLTAIRE no séc. XVIII, impressionado com a destruição de Lisboa, escreveu refutando a tese de VINGANÇA DIVINA: “Lisboa, que não existe mais, teria mais vícios/Que Londres, Paris, mergulhados nas delícias? / Lisboa está em ruínas, enquanto se dança em Paris”.

Parte do Crato está o caos enquanto se dança aqui em Petrolina, Fortaleza e Recife. Não são avisos do Céu, embora existam avisos. Li o artigo do Emerson Monteiro e de outros companheiros que só me fazem recordar que esses “avisos” da natureza já vinham sendo dados há anos, repetidos a intervalos. “Li o artigo de um arquiteto do Crato discorrendo sobre a “urbanização” do Canal do Rio Grangeiro”, obra pensada para “ordenar”, “domar” e construir vias de tráfego nas margens tomadas ao pequeno, mas indômito rio Cratense que diz: “Quero o meu leito de volta e levo tudo que encontrar a frente”! Quero minha sinuosidade natural e meu espaço para correr livremente, eu não sou uma reta! Eu sou um RIO!

Cratenses, meus amigos. Quando li e vi as fotos nos blogs e vejo essa gente que se desloca de Fortaleza e vem “sobrevoar” o desastre me dá ânsias de vômito!

Caras falsamente compungidas, dedos apontados, bonés ridículos sobre a cabeça: “INDEFESA CIVIL” numa pantominia grotescaa. Depois vão se “reunir” para as medidas de EMERGÊNCIA. BALELA! Reunir pra traçar ações de emergência? A Defesa Civil já devia estar equipada, com voluntários em numero suficiente, treinados e capacitados. O Corpo de Bombeiros já sabe o que fazer, a Polícia também! Botar seus homens na rua para garantir a integridade patrimonial e evitando saques da malandragem local ou a atraída das cidades encostadas ao Crato. Ao Senhor representante do Governo do Estado, ao Senhor Prefeito e demais autoridades em “visita” ao Crato. Não queremos espetáculos, e fotos dos senhores com cara de quem está preocupado com alguma coisa que não seja as vossas reeleições. Nós queremos ações ESTRUTURANTES e ESTRUTORADORAS PERMANENTES, planos concretos de recuperação, verbas definidas e REQUALIFICAÃO DO CANAL E DAS ENCOSTAS dos morros, do trânsito urbano, reordenação e planejamento estratégico da indefectível invasão das motocicletas e moto taxis(fenômeno urbano recente mas que se deixado sem controle (como já está) produzirá mais e mais acidentes com mortes ou incapacitações onerando sobremaneira o sistema de saúde, sem falar nas perdas de vidas). Ou vai prevalecer a velha prática de só aparecer em época de eleições e catástrofes? Excelente exemplo nos deixou o Governo Federal passado com sua fanfarronice e mentiras, além de equívocos e blagues diplomáticos que hoje, pouco a pouco, cérebros com mais de dois neurônios começam a entender a triste peça mambembe encenada por Lula e seus acumpliciados.

Só para refrescar a memória, somos hoje o 73° País na última medição do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) atrás de Países como diz TOLEDO, “pobretões” da Europa e Latino América tipo: Romênia, Sérvia, Bulgária, muito atrás do Chile, Argentina, Uruguai, México, Costa Rica e até do Peru. Cito TOLEDO: “( )...sorte nossa que na apuração do IDH , além do PIB per capita, escolaridade e da expectativa de vida...não entra o índice das casas que desabam dos morros...e nem das cheias previsíveis e do completo abandono e descaso da administração da cidade do Crato. Senhor Prefeito e Secretários! Os senhores não fazem chover nem são responsáveis diretos pela catástrofe e o caos de nossa cidade. Mas são responsáveis por tudo o que não fizeram ou deixaram de fazer. Uma pergunta que não quer calar: Existe uma Câmara de Vereadores no Crato?


Nilo Sérgio Duarte Monteiro

Cratense da gema. Nascido na Praça da Sé.

e ESTOU DE FRENTE PRA SERRA. Parti um dia, mas nunca saí do meu Crato amado.

5 comentários:

Claude Bloc disse...

Agradecemos pela postagem, Nilo.
Você precisava ver os estragos de perto para sentir a calamidade que foi.Simplesmente terrível.

Abraços,

Claude

Nilo Sergio Monteiro disse...

CLAUDE, leia o comentário do meu querido Dihelson. Interessante é notar que a cada tragédia como essa a atitude desses governantes é a mesma. Parece um figurino de uma peça bufa.
Medidas emergenciais, paliativas, certamente que necessárias frente ao caos urbano e à vida. Dai vem as frases de efeito, as FOTOS de um primor tecnico excelente. Não podia deixar de ser para o genial Dihelson ou do fotografo oficial do Prefeitura. Vem os deputados, o enviado do Governador, meia dúzia de lorotas e FIM! Quando VÃO LEVAR A SÉRIO os PROJETOS ESTRUTURAIS? QUANDO VÃO FISCALIZAR ? QUANDO VEM A VERBA E SE ELA VAI SER APLICADA COM TRANSPARÊNCIA NA requalificação do canal do grangeiro???? e AS OUTRAS OBRAS PELA CIDADE ABANDONADA? Não me venha falar em DONATIVOS! QUERO SABER É DA PREVENÇÃO! A Prefeitura tem dinheiro suficiente para comprar as cestas básicas, linhas de financiamento da Caixa Economica, os "cofres do Estado". Arrecade do ESTADO !

Nilo Sérgio

Edilma disse...

Nilo,

Que coisa boa lhe encontrar por aqui mesmo acompanhado de tantas noticias tristes.
Não passe tanto tempo distante, nos dê a sua compamhia.
Faz isso não menino da praça da Sé...
Obrigada pela postagem.

jair rolim disse...

Belissimo e emocionante texto esse seu Nilo. Faça-se sempre presente.
Jair Rolim

Dihelson Mendonça disse...

Nilo, eu lhe respondi la no Blog do Crato. Não queria transformar nosso querido Cariricaturas em mais uma frente de batalhas de conteúdo eleitoreiro e duvidoso, já que tenho especial respeito por este site, que se presta a outras finalidades, quando sabemos que podem vir várias pessoas para atacar e criar culpados por tragédias naturais, como é a tendência do próprio Ser humano.

Que o digam o Haiti, o Chile, o Rio de Janeiro, em Nova Orleans, na Ásia, com as Tsunamis.

Existe até um programa no Discovery Channel, "Planeta feroz".

A Culpa é nossa mesmo enquanto seres humanos, que fazemos nossas edificações em áreas de risco. Gente que constrói à sombra de um Vulcão, e a 5 metros de um Rio e ainda reclama!

Culpa nossa que não preservamos o meio-ambiente. Só nos lembramos disso nessas horas. Culpa porque enchem a Chapada do Araripe de LIXO, porque jogam o lixo da cidade no leito do Rio.

Culpa nossa também enquanto Cratenses que há 20 anos nao temos representantes no Governo FEDERAL, de onde saem as grandes verbas. Precisamos de 100 milhões. Quem pode conseguir ? Governo Federal.

Agora, a solução imediata não é ficar chorando pelo leite derramado, e sim cada cidadão fazer sua parte em tentar ajudar no que for possível. Sejamos parte da Solução, não do problema. Nessas horas costumam aparecer milhares de Engenheiros de Obras prontas.

Eu espero você lá para discutir isso.

Dihelson Mendonça