AMOR-PERFEITO - Viola tricolor - Uma expressão perfeita da natureza. É apaixonante ver um jardim repleto de amor-perfeito, com suas cores extasiantes e cheias de vida. Mas as lindas flores do amor-perfeito têm seu tempo de exuberância e beleza. Depois, fenecem, permanecendo a essência. Assim é a paixão. No início toma conta de todos os nossos sentidos, depois se arrefece. Se for um amor verdadeiro, permanece.
Herbácea perene, híbrida, da família das violáceas, atinge 25cm de altura, originada da Europa e Ásia Central. As flores com cores vivas são particularmente atraentes. Apresentam sempre três cores em combinações variadas de branco ,roxo, amarelo, róseo, marrom, vermelho e preto. Por isso é também conhecida como a flor da "Divina Trindade".
Cultivada em canteiros a meia sombra, protegida de sol forte, com terra fertilizada, rica em húmus, mantida permanentemente húmida. Normalmente é usada em jardins como forração ou bordaduras. Florescem no inverno e na primavera. Aprecia regiões mais frias e multiplica-se por sementes. Planta anual, precisa ser replantada. Tem propriedades diuréticas e suas flores, comestíveis, podem ser usadas em saladas ou sobremesas. A flor que nos ensina que nada é para sempre. Os bons momentos vêm e vão, mas as vezes são únicos.Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário