Reforma no Palácio Guanabara resgata azulejos do século 19
O jornal “Folha de S.Paulo”, edição desta 4ª feira,dia 16, publicou:
O jornal “Folha de S.Paulo”, edição desta 4ª feira,dia 16, publicou:
“Debaixo de camadas de cimento, técnicos que trabalham na restauração do Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, descobriram algumas preciosidades. Azulejos do século 19 e pisos da época da escravatura, período em que a princesa Isabel viveu na mansão em estilo neoclássico estão sendo recuperados. As peças poderão ser vistas por visitantes quando o imóvel for reaberto, após o restauro, em julho. O Palácio está em obras desde setembro de 2009. O orçamento para que seja feita a reforma é de R$ 16 milhões”.
História do Palácio
Desde 1889, quando deixou de ser o Paço Isabel e passou a ser chamado de Palácio Guanabara, pelos golpistas republicanos, o imóvel passou por quatro reformas. A atual é a quinta reforma. O palacete instalado em Laranjeiras, na zona sul da cidade, foi um presente de casamento do imperador Pedro II para a princesa. Após o golpe militar que implantou a República, os novos governantes do Brasil se apossaram do Palácio sem indenizar a Princesa Isabel. Ainda hoje os descendentes da princesa lutam na justiça para receberem a indenização pelo imóvel, uma vez que o mesmo foi construído com dinheiro pessoal do Imperador Pedro II.
(Fotos de Luiza Reis-11.fev.2011/Governo do Rio de Janeiro / Postado por Armando Lopes Rafael)Desde 1889, quando deixou de ser o Paço Isabel e passou a ser chamado de Palácio Guanabara, pelos golpistas republicanos, o imóvel passou por quatro reformas. A atual é a quinta reforma. O palacete instalado em Laranjeiras, na zona sul da cidade, foi um presente de casamento do imperador Pedro II para a princesa. Após o golpe militar que implantou a República, os novos governantes do Brasil se apossaram do Palácio sem indenizar a Princesa Isabel. Ainda hoje os descendentes da princesa lutam na justiça para receberem a indenização pelo imóvel, uma vez que o mesmo foi construído com dinheiro pessoal do Imperador Pedro II.
3 comentários:
Armando Rafael,
Grande exemplo para ser seguido na preservação dos marcos da nossa história.
Adorei a matéria.
Obrigada por sua atenção.
Abraço !
Agradecemos sua presença aqui, Armando.
Sua colaboração é de extrema relevância.
Seus temas sempre escolhidos com sabedoria.
Obrigada.
Abraço,
Claude
Acesse matéria que fala de importante vitória da cidadania, em defesa da preservação do patrimônio histórico e da cultura, SENTENÇA PROCEDENTE EM AÇÃO POPULAR. ACessar em: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/04/acao-popular-julgada-procedente-materia.html
Postar um comentário