Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MEUS AGRADECIMENTOS A Armando Rafael

Muito me honrou a dedicatória da reportagem sobre a restauração do Palácio da Guanabara  postada por Armando Rafael, sobre um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Estado do Rio de Janeiro.
Construído  entre 1909 e 1913, assinam o projeto, os arquitetos Joseph Gire e Armando Silva Telles , em estilo clássico francês  de Luís XV e Luís XVI. Em 1913 passa a ser a residência da família Guinle, como parte integrante do Parque Eduard Guinle, com este nome até hoje. Está localizado  na rua Pinheiro Machado, antiga rua das Laranjeiras.
Quando aluna da Sociedade Brasileira de Belas Artes, visitei junto ao meu grupo de futuros restauradores o belíssimo palácio para apreciar as obras do pintor holandês "Frans Post", primeiro artista estrangeiro a retratar as paisagens brasileiras. Veio para o Brasil  com Maurício de Nassau e em meados de 1914 pintou as obras que compõem o acervo de arte plástica do referido palácio. No seu interior encontramos uma réplica do piano de "Marie Antonieta" e os famosos mosaicos dos italianos "Mazza" (posuimos no Crato um trabalho de Francesco Mazza) em mármore e cerâmica com aplicações em ouro 24 quilates, finos móveis de "Sorento, Itália" e esculturas.
Em 1940 passa a administração pública : o presidente Juscelino Kubitschek depois da construção de Brasília entrega o prédio par  ser a residência  do Governador e recepções diplomáticas. Lá se hospedaram pessoas ilustres como Charlles de Gaule, Henrry Truman e o papa João Paulo II.
A última restauração foi no ano de 2001 e depois do incêndio do ano passado, 2010, estava prevista este grande trabalho aqui divulgado.
Mais uma vez, meus agradecimentos pela dedicatória e os parabéns pela matéria que  vem somar aos interessados, o conhecimento de restauração como eu.

Edilma Rocha

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Valioso agradecimento, Edilma. Sobretudo porque marca o retorno de Armando no Cariricaturas.

Abraço,

Claude