ANGÉLICA - Angélica Archangelica - Um verdadeiro anjo em forma de planta. Usada desde a Idade Média para tratamento de muitos males, protege e conforta o coração e o espírito. Seu nome deriva do fato de, no Norte da Europa, desabrochar na época das festividades de São Miguel Arcanjo.
Arbusto aromático, atinge de 1 à 2 metros de altura. Originada do Norte da Europa e União Soviética. A Angélica foi considerada pelos antigos como presente do Arcanjo Miguel, o grande defensor da humanidade, para livrar os homens das infecções e protegê-los de todos os males.
Cultivada em solo profundo e húmido à sombra. Se estiver ao sol, o solo deve ser coberto com composto vegetal. Semear no início do Outono. As mudas devem ser transportadas na primavera. As folhas podem ser cozidas junto com frutas para reduzir a quantidade de açúcar necessário. É usada também como ingredientes de licores. As flores são usadas em arranjos florais e as folhas para aromatizar o ambiente. Tem propriedades diuréticas e estimulante do aparelho digestivo. As folhas são usadas como tônico para as constipações e a flatulência. As sementes são usadas contra a má digestão e a raiz contra acidez estomacal. O óleo essencial de Angélica é estimulante, aumenta a confiança. Pode ser usado em compressas, aromatização de ambiente, banhos, infusão, inalação e massagem. Combina bem com óleos essenciais de Bergamota, erva-cidreira, limão, junípero e sálvia-esclaréia.
Edilma Rocha
Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro
4 comentários:
Edilma,
Obrigado Edilma, você trazendo mais recordações da minha infância,
pois na casa da minha avó tinha um grande jardim com muitas angélicas.
Abraços
Aloísio
Eita que fotonas!
Flores exóticas, Edilma !
E admiro as flores, mas não sei o nome delas. Mas o que importa é que nome elas dizem para nós.
Abraços,
DM
Aloísio,
Veja só como uma simples flor lhe transportou ao mundo da infancia...
É esse o fascíneo que elas nos oferecem.
Meu novo amigo, gosto de voce!
Abraço !
Dihelson,
As fotonas são do google, não possuo imagem de todas as flores, infelizmente.
Dediquei a voce a postagem das "Calêndulas" ou popularmente "Maravilhas" em homenagem as suas maravilhosas fotos delas.
Até, amigo !
Postar um comentário