Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


CAMOMILA - Chamaemelun nobile - Suavidade é a principal característica desta alegre plantinha. Tanto que tem sido usada desde a Antiguidade para acalmar bebes. Muito eficiente também contra insónia, ansiedade e stress. Calma e paciência são duas coisas de que sempre nos esquecemos deixando-nos dominar pelas exigências do dia-a-dia. A existência da Camomila talvez nos sirva para lembrar que a vida é leve e suave.


Planta vivaz e anual, alcança de 30 à 50 cm de altura. Cultivada em solo leve e bem arejado em regiões de clima moderado. Precisa receber luz solar por, pelo menos, 5 horas diárias. Semear entre os meses de Abril e Maio. As sementes não devem ser enterradas muito fundo, pois necessitam de luminosidade para brotar. Originada da Europa, o aroma intenso da Camomila despertou o interesse dos antigos pesquisadores que acabaram descobrindo várias das propriedades que a tornaram tão famosa. Os antigos Egípcios tratavam uma doença semelhante à "Malária" com o chá de suas flores. Na Espanha, um tipo de vinho aromatizado com flores de Camomila é usado como digestivo. Dizem que a Camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar as mãos com chá de Camomila antes de jogos importantes.


A Camomila é um dos remédios mais populares, desde os nossos antepassados, por suas inúmeras propriedades terapêuticas: sedativa, anti-inflamatória, anti-alérgica, anti-séptica, digestiva, alivia cólicas menstruais e tensões da menopausa. Acalma pessoas nervosas e bebes incomodados por gases no estômago e intestinos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado das cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. As flores secas de Camomila em travesseiros deixam um aroma delicado que acalma e diminui a ansiedade. Um punhado de flores secas na água da banheira relaxa e favorece um sono tranquilo. O óleo essencial de Camomila-romana é sedativo e relaxante. Pode ser usado em inalação, infusão, massagens e máscara facial. Combina bem com óleo essenciais de Alfazema, Bergamota, Rosa, Néroli e Patchuli.

Edilma Rocha

Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!!
Senti o cheirinho daqui.

Edilma Rocha disse...

Nossa!!!
O cheiro está grande e o tamanho das fotos tambem. Vou corrigir da próxima vez.
Dihelson já tinha comentado e ele entende tudo de blog.
Bom te-la conosco Magnolia !

Abraço !

Claude Bloc disse...

Edilma,

As coisas singelas nos tocam mais de perto.

Abraço,

Claude