Acho que essa pergunta passeia por entre pensamentos dos leitores do Cariricaturas.
Quando criança, vivi cercada por canteiros floridos com Hortências, Rosas, Amores-perfeitos, Margaridas, Miosótis e Gladíolos, cultivados pelo meu avô. Era era um amante das flores, de todas elas... Mandava buscar em São Paulo as sementes e bulbos para plantar, cultivar e estudar seus comportamentos no clima do Crato. Depois disso, eram transferidas para as praças embelezando seus jardins. Daí esse meu amor pelas flores.
Uma casa sem jardim não é uma casa completa. Plantar mesmo em vasos, regar e vê-las crescerem e florirem é uma magia que tem o dom de nos transportar para os nossos sonhos mais secretos. Encontro nas flores a beleza das formas e cores que a Natureza oferece de presente na minha vida. Os diversos tons enchem os meus olhos e as formas variadas me inspiram a reproduzir nas telas com as tintas e pincéis em meu poder.
Se todos pudessem olhar com mais frequência as flores que nos rodeiam, possivelmente passariam a integrar a verdadeira Natureza. Mesmo o mais sério e ocupado dos homens, tem o anseio de pelo menos uma vez na vida, largar tudo e correr feito criança por aí...
Quem de nós não sentiu a vontade e o prazer de sentar num gramado, contemplar o cair das águas das cachoeiras, deixar lavar o corpo nos riachos e oferecer a alguém do seu lado, aquela flor que está ao alcance de suas mãos ? Nesses momentos somos donos do mundo e não precisamos possuir nada. Procuramos algo adormecido dentro de nós mesmos. Algo que certamente ficou nos sonhos da infância.
As flores são um presente da Natureza como um caminho de volta para junto de Deus. E para isso acontecer, temos que parar, calar e contemplar a beleza das flores no silencio e ouvir a nossa voz interior.
É tão prazeroso caminhar por entre as flores e descobrir os seus segredos, suas magias e suas curas. Cada uma tem uma forma, uma cor, um tamanho. Quando se abrem ao sol, oferecem uma viagem ao desconhecido mundo dos mais puros segredos envolvendo sabedoria e mistério. Como coisinhas tão pequenas como as sementes, podem se transformar em tantas formas e cores e produzirem novas sementes e assim sucessivamente até o fim dos tempos ? Precisamos lembrar que todas as vezes que arrancamos uma planta e no seu lugar colocamos uma construção, uma rua, estamos destruindo nossa qualidade de vida.
Certa vez, me deparei num jardim maravilhoso de um palácio. Eram tantas flores que seria impossível conta-las e sentir todos os seus perfumes. Mas estavam ali fileiras de cadeirinhas coloridas a nos esperar para apenas sentar, sentir o perfume e contemplar as flores. E ao chegar, respirei profundamente, fechei os olhos e me senti totalmente envolvida pelo lugar que me conduziu ao verdadeiro encontro com o mundo das flores.
Senti-me plena e feliz !
Edilma Rocha
2 comentários:
Edilma,o Cariricaturas agora é um dos seus jardins...
Pode plantar e colher a qualquer hora.
Terá sempre uma acolhida com si]orrisos e braços abertos...
Abraço,
Claude
Claude,
Esperei por uma flor que não apareceu...
Seguiu um longo caminho
de volta pra casa...
Mas antes de partir
deixou um sorriso
de braços abertos...
Nova casa, novo lar
flores na varanda...
Novo sonho
sem pressa pra acordar...
É hora de plantar
para colher amanhã
Rosas, lírios e jasmins
Colocar o que tem de melhor
no coração
No seu novo jardim...
Uma semente guardada
na saudade do passado
para germinar e florecer
o mais puro sentimento
do seu coração...
Postar um comentário