Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dom Newton, o quarto bispo de Crato – por Armando Lopes Rafael


Nascido na cidade de Acopiara, Ceará, em 01 de novembro de 1923, Dom Newton Holanda Gurgel recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 1949. Foi reitor do Seminário São José de Crato e a nomeação como bispo-auxiliar de Crato veio encontrá-lo como pároco na cidade de Campos Sales. Recebeu a ordenação episcopal na cidade de Roma, em 27 de maio de 1979, das mãos do Papa João Paulo II, que será beatificado no próximo dia 1º de maio.
Dom Newton foi bispo-auxiliar até 17 de novembro de 1993, data da sua nomeação como quarto bispo diocesano de Crato. Antes, devido à renúncia de Dom Vicente, foi administrador diocesano de 01 de junho de 1992 até 16 de novembro de 1993.
Homem simples, dotado de inteligência prática, deve-se a Dom Newton a reabertura, em 1994, do Seminário São José de Crato. A partir daí, a diocese que sofria a carência de vocações religiosas passou a ser um celeiro de sacerdotes, a ponto de hoje a Diocese de Crato ter enviado um jovem sacerdote como missionário na Amazônia.
Nos dias atuais o Seminário São José de Crato forma sacerdotes para cinco dioceses: Crato e Iguatu, no Ceará, Cajazeiras (Paraíba), Salgueiro e Petrolina, ambas localizadas em Pernambuco.
Dom Newton ordenou vinte e oito sacerdotes e criou, durante o seu episcopado de oito anos e meio, quatros paróquias (Nossa Senhora Aparecida e São João Bosco, em Juazeiro do Norte; Nossa Senhora da Saúde, em Penaforte e Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Seminário em Crato). Em 02 de maio de 2001 teve aceitado seu pedido de renúncia em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade). Permaneceu como administrador diocesano até 29 de junho de 2001.
A partir daí, na condição de bispo-emérito, Dom Newton se recolheu a sua residência particular no bairro São Miguel em Crato, onde atende pessoas para confissões e orientações, com espírito acolhedor e sempre bem humorado. Invariavelmente, todo dia, às 17:00h, celebra a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que fez construir anexa à sua casa.
Dotado de lucidez e vitalidade impressionantes é um homem piedoso que prossegue na sua missão evangelizadora iniciada no já distante ano de 1949.
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

2 comentários:

Zé NIlton disse...

Caro Armando,
Compreendi quando você disse de D. Newton "dotado de inteligência prática"(!). Contudo, inda me lembro de uma conferêcia sua na Urca, ocasião em que pude aquilatar sua versatilidade nos cânones filosóficos, sociológicos além dos teológicos. Lembro-me de sua sacação para mim altamente nunca visto quanto à filosofia de Hegel. Aquilo que não entendia muito bem desta dupla face hegeliana de "direita e de esquerda" na intrigada concepção do alemão, mestre de Marx, o homem destrinchou de forma compreensiva, lúcida e didática. Nunca me esqueço desse alcance teórico (!) de D. Newton

Claude Bloc disse...

Armando,

Encantada com seus textos aqui no Cariricaturas. Todos nos trazem informações das mais importantes.

Abraço,

Claude