Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 25 de março de 2011

Monsenhor João Bosco Esmeraldo chega aos setenta anos – por Huberto Cabral


Com uma solene concelebração eucarística de ação de graças, às 18h30min, no Santuário Eucarístico Diocesano, Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo comemorou na ultima quarta-feira, dia 23 de março, setenta anos de seu nascimento.
A sagrada liturgia foi presidida pelo aniversariante e concelebrada pelos monsenhores Vitaliano Mattioli e Manoel Feitosa E pelos padres: Edmilson Neves, José Norbayro Londoño Buitrago, Juan Diego, Carlos Ballen, e Gallo Saches. Foi uma bonita manifestação de afeto dos fiéis, sobretudo dos leigos que trabalham no Santuário Eucarístico Diocesano, dos ex-paroquianos de Mons. Bosco que vieram da Paróquia São José Operário, em Ponta da Serra, e das irmãs do Instituto Fraternidade “O Caminho”, que atuam no Santuário Eucarístico Diocesano.

Quem é quem
Filho do casal Osvaldo Esmeraldo de Norões e Rosali Cartaxo Esmeraldo, Mons. João Bosco Cartaxo, nasceu em Crato aos 23 de março de 1941. Ingressou no Seminário São José do Crato em 1951 e iniciou seus estudos filosóficos no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza em 1959. Em 1961, viajou pra Roma, onde cursou teologia na Universidade Gregoriana de Roma, como aluno do Colégio Pio-brasileiro. Foi ordenado sacerdote em 25 de setembro de 1965 por Dom Vicente Araújo Matos, Bispo Diocesano de Crato, na capela do Colégio Pio-brasileiro em Roma.
Depois de fazer diversos cursos especializados na Europa, exerceu várias funções na Diocese de Crato, dentre as quais destacamos: Prefeito de Disciplina do Seminário São José e vigário da paróquia de São José do Seminário (hoje Paróquia do Sagrado Coração de Jesus); vigário da paróquia Nossa Senhora da Penha e Cura da Catedral de Crato; Pároco da Paróquia São José Operário de Ponta da Serra. Foi membro dos seguintes órgãos diocesanos: conselheiro do Conselho Consultivo, membro da Comissão de Catequese e Vocação, Conselheiro da Fundação Padre Ibiapina e da Caritas Caritas Diocesana.
Recebeu o título de Monsenhor concedido pelo Papa João Paulo II por indicação de dom Newton Holanda Gurgel em 1995 e exerceu o cargo de Vigário Geral da Diocese por vários anos. Hoje, Monsenhor Bosco, é reitor do Santuário Eucarístico Diocesano, em Crato e diretor-presidente do Conselho Administrativo da Rádio Educadora do Cariri”.
Ao Mons. Bosco, formulamos votos de longa vida e ministério abençoado por Deus. Somos todos gratos pelo seu exemplo de doação e firmeza na fé!

(Matéria originalmente postada no site da Diocese de Crato)

3 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Deus guarde o Mons. Bosco.

Zé NIlton disse...

Bosco setentão ?
Nem de longe isto se parece verdade.
Pe. Bosco tem feições de menino. Conheci-o assim, menino, bondoso, simples, bonachão.
E continua assim...
Eu é que estou ficando velho.

Claude Bloc disse...

Parabéns Mons. João Bosco. Que Deus o abençoe.