Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 5 de março de 2011

E já é carnaval! - Por José de Arimatéa dos Santos

Pelo Brasil a fora a grande folia do carnaval já começou. Na verdade o carnaval começou já na passagem de ano e não parou. Agora é oficial e Salvador, Recife/Olinda e o Rio de Janeiro a festa já está quente. Agora tudo é alegria nos quatro cantos desse imenso país e no mundo inteiro, pois o carnaval é uma festa universal e povos do mundo inteiro comemoram à sua maneira. Mas aqui no nosso país verde amarelo é que a folia se reveste mais de alegria e colorido, sem falar na grande miscelânea que é essa festa tão brasileira. E mesmo quem não participa tão efusivamente do carnaval sente o clima mais alegre e festivo. Dessa forma os dias de carnaval deixam as cidades do Brasil inteiro no ritmo de samba, axé e frevo, sem falar nas cidades que o carnaval é também forró, rock e música instrumental. Tem também o maracatu e folias que remontam ao período colonial. Todas as manifestações acabam se juntando e deixando toda uma nação em êxtase em que tudo para e o povo possa se deliciar com a dança, desfile das escolas de samba, blocos e cordões. Sem sombra de dúvidas é a festa mais democrática que existe na face desse planeta. Podemos acompanhar o carnaval pelo rádio e sua músicas carnavalescas e marchinhas sempre tão modernas e inovadoras. Pela televisão vemos o brilho das grandes escolas de samba de São Paulo e principalmente do Rio de Janeiro com seus passistas que são um brilho à parte e o luxo de todo o desfile. Mais luxo ainda, acredito, é para quem tem o privilégio de assistir tudo isso ao vivo e presente lá na avenida, no sambódromo. Tem também o carnaval de Salvador e seus trios elétricos que puxam multidões pelas ruas da capital baiana.
Por ser caririense e o cariri cearense tem uma queda bem especial pela capital pernambucana, dedico um parágrafo especial ao carnaval pernambucano. Ou ainda por preservar de certa maneira aquele carnaval bem brasileiro do povo na rua e praticamente ser uma festa do povo. E nesse quesito, palavra bem usada por essa época, Olinda e Recife e seus grandes bonecos, além do maracatu e demais folias fazem do carnaval de Pernambuco na minha opinião o melhor do país. Acredito que seja devido a brasilidade tão característica e presente nos festejos mominos. E Recife e Olinda se transformam em cidades em que os festejos carnavalescos sejam tão especiais.
E como já estamos verdadeiramente no carnaval é lei a alegria e o divertimento. Mas com muita responsabilidade nos quesitos saúde, trânsito e respeito para com o nosso semelhante. Porque uma coisa é certa e no calendário de todo ano aparece lá no mês de fevereiro e às vezes março que tem carnaval. Então, é muito importante se divertir e se cuidar. Que a paz seja a tônica no carnaval e demais dias do ano. Assim, a brasilidade do carnaval deixa sempre o saldo positivo de alegria e respeito para o restante do ano.

Nenhum comentário: