Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Senado Federal homenageia Juazeiro do Norte



(transcrito do “Diário do Nordeste”)

Os 100 anos de emancipação do município e sua cultura foram destacados durante a sessão


Brasília. Com a presença do prefeito Manoel Santana, o plenário do Senado Federal realizou na tarde de ontem, em Brasília, uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos de emancipação de Juazeiro do Norte. Prestigiada pela bancada, a sessão contou com discursos dos três senadores cearenses Inácio Arruda (PCdoB), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).


Segundo o ex-coordenador da bancada cearense, Inácio Arruda, "a grande contribuição do Cariri para o mundo e para o Brasil não se dá pela cultura letrada e o vigor da economia da região, mas pelos tesouros valiosos da cultura popular local, que possibilitam o renascimento artístico que vem a ser a síntese e o ensaio da brasilidade aberto ao universal".

O senador destacou o anúncio da criação da Universidade Federal do Cariri, que terá como sede Juazeiro do Norte, com campi em Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó. Em seu discurso, Inácio Arruda disse que homenagear Juazeiro também significa prestar uma homenagem ao Padre Cícero Romão Batista (o primeiro prefeito da cidade) e ainda aos reisados; aos tocadores de pífanos; aos mestres rabequeiros; às romarias e a força do simbolismo. O senador José Pimentel também ressaltou a criação da Universidade Federal do Cariri.


Beatificação

Já o senador Eunício Oliveira lembrou que os cearenses torcem pela beatificação do Padre Cícero. Ele acrescentou que Juazeiro é hoje um dos maiores centros de peregrinação e religiosidade popular da América Latina. O senador Geovani Borges (PMDB-AP) enalteceu a região de Juazeiro do Norte, prestando uma homenagem à colônia nordestina no Amapá.

Nenhum comentário: