(transcrito do “Diário do Nordeste”)
Os 100 anos de emancipação do município e sua cultura foram destacados durante a sessão
Brasília. Com a presença do prefeito Manoel Santana, o plenário do Senado Federal realizou na tarde de ontem, em Brasília, uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos de emancipação de Juazeiro do Norte. Prestigiada pela bancada, a sessão contou com discursos dos três senadores cearenses Inácio Arruda (PCdoB), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).
Segundo o ex-coordenador da bancada cearense, Inácio Arruda, "a grande contribuição do Cariri para o mundo e para o Brasil não se dá pela cultura letrada e o vigor da economia da região, mas pelos tesouros valiosos da cultura popular local, que possibilitam o renascimento artístico que vem a ser a síntese e o ensaio da brasilidade aberto ao universal".
O senador destacou o anúncio da criação da Universidade Federal do Cariri, que terá como sede Juazeiro do Norte, com campi em Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó. Em seu discurso, Inácio Arruda disse que homenagear Juazeiro também significa prestar uma homenagem ao Padre Cícero Romão Batista (o primeiro prefeito da cidade) e ainda aos reisados; aos tocadores de pífanos; aos mestres rabequeiros; às romarias e a força do simbolismo. O senador José Pimentel também ressaltou a criação da Universidade Federal do Cariri.
Beatificação
Já o senador Eunício Oliveira lembrou que os cearenses torcem pela beatificação do Padre Cícero. Ele acrescentou que Juazeiro é hoje um dos maiores centros de peregrinação e religiosidade popular da América Latina. O senador Geovani Borges (PMDB-AP) enalteceu a região de Juazeiro do Norte, prestando uma homenagem à colônia nordestina no Amapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário