Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Repentes - Socorro , Claude , César,Magali, Carlos, e José do Vale




Trilha cidade do Crato
Onde a Chapada impera
A ponta é da nossa Stela
Do Vale ao sopé da serra
A caixa é da dona Zélia.


Se Joaquim e Magali
Apostam na brincadeira
Gostaria que fizessem
Alguma trova também

Naquele anel da ciranda
Onde a roda se concentra

Cada um sabe seu posto
Alem do seu próprio topo.
Ressalto os bem dispostos,
Inclusive os que não pensam...
Rabiscos pra todo gosto
Indulgência não convém
Como a máscara do rosto
Aquela que muitos têm
Tempo de fazer repentes
Um átimo de tempo tem
Riso, e muita inspiração
Alguma lição também
Seja logo,seja aqui ...Seja no ano que vem
.
Os tempos passam depressa
Os dias passam voando
A vida passa correndo
Que nem rio, serra abaixo
A saudade se dispersa
Quando chegamos ao Crato
E chega como um boato
Se espalhando pelo Vale
Dos nossos sonhos amados.



.
Da ponta dos meus dedos e
lembranças,
fluem letras a granel,
hoje mais do que nunca
ainda com grandes dores
tentam formar conceitos
em uma folha de papel.
(Ou seria um Email? )

O amor de Deus seduz
É verdade e esperança
É caminho, vida e luz.
Para o mundo trás a paz
Para nós muita bonança
Quem amar será capaz


Nem emprego, nem dinheiro
Constroi a felicidade.
Basta uma mulher fagueira
Não importa sua idade
Ninguém pode ser feliz
Se lhe falta uma
amizade.

Ser cratense é ser feliz
tomar água da Nascente
Ser protegido da Penha
Não importa se o tronco
É Moreira ou Esmeraldo.


Desconsidere as patentes,
irreverência das novidades,
desobedeça aos castigos,
desacatos da soberba,
não morra nas homenagens,
o retrovisor do respeito.

Na ladeira das Guaribas
caminho da Batateira
tem uma casa bonita
florida com trepadeira
lá se escondem muitos sonhos
e lembranças verdadeiras
Tem também filosofia
Nas prosas com o “Totonho”
seus causos, a gente sabe...
Derramam lições de vida
que nos freiam na ladeira
CHAPADA DO ARARIPE ( próximo mote)

19 comentários:

Anônimo disse...

Pequi é fruto gostoso
Da Chapada do Araripe
Quem come dele é formoso
E nunca pega uma gripe


Alegria (Mote)

Anônimo disse...

Obs. Socorro, repeti o comentário porque pensei
que não tinha enviado.

socorro moreira disse...

No painel da alegria
meus amigos se agregam
o amor tem dessas magias
Junta os afins que se apegam.

BURITI

socorro moreira disse...

P.S.
Magali, você me surpreendeu.
Parece que é do Crato ?! (risos)

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Feliz estou, vendo só?
Comi arroz com pequi.
Para ninguém me ter dó
Sirvo doce de buriti.

MOTE: Nascente

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O cratense que se preza
Toma banho na nascente
A água é limpa e desprega
Toda a sujeira da gente.

MOTE: Saudade

socorro moreira disse...

A saudade que eu sinto
é de mim e de você
dessa gente que não vejo
e que é meu bem querer

choveu tanto nessa noite
que gripou o Cariri
vejo brumas lá na serra
eu só não vejo é pequi.

LUAR

Claude Bloc disse...

O luar na Serra Verde
É o mesmo que eu vi
Quando chego lá no Crato
no Vale do Cariri

Lá de cima da chapada
O luar então se encanta
Se espalha na madrugada
Até quando o sol se levanta

socorro moreira disse...

e qual é o próximo mote ? Oxente !
Que fazes tu, que esquecestes as regras da brincadeira ?
(risos)

Claude Bloc disse...

MOTE - Água doce

socorro moreira disse...

água doce em rocha escura
é biovida pra mim
no encanto da roseira
existe também capim.


MANDACARU (próximo mote)

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Não há outro abraço como o teu,
perfurante com a flor dos teus olhos,
tantos braços, dores, tanto ardor,
Não há outro abraço como o teu,
doce como juá, sumarento feito caju,
disfarçando teus abraços de mandacaru.

O próximo mote: PEDRO CABEÇÃO

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Neste mundão de meu Deus
Todos nós somos irmãos
Não se despreza ninguém
Nem o Pedro Cabeção

MOTE;Coração

Cesar Augusto disse...

Coração vermelho forte,
como retalhos de panos
tem pontes, pontos e pregas
e garantia de anos.


MOTE: Sorte

Anita a vida é bela disse...

Por sorte nasci de
Pai nordestino que
Cedo me ensinou
Cantigas da sua Terra
E hoje estou aqui
Pra relembrar a rima
Que o pai pra mim cantava
Desde que eu era menina!

rainha

Anita a vida é bela disse...

Esta Anita sou eu: Anita D. Cambuim

socorro moreira disse...

Anita, querida !
Amei a sua participação. Mas, escute ! Dia seguinte postamos os comentários do dia anterior. Já estamos no dia 28 , repentes que serão postados no aberto, no dia 29. Sacou? risos.
Vou colar , nos comntários do dia 28.